Notícias

Fique por dentro de todas as notícias e informes

17/02/2021

Capacitação de equipes para o Projeto Geração 2030

Aconteceu, de 09 a 12 de fevereiro, a formação para o Projeto Geração 2030 com as equipes gestoras locais e educadores das obras sociais salesianas de Guarapuava (PR), na Obra Social Instituto Dom Bosco, nos dias 09 e 10/02; e em Joinville (SC), na Obra Social Centro Educacional Dom Bosco, nos dias 11 e 12/02. A formação tem por objetivo capacitar as equipes para executar o projeto Geração 2030, apresentando na íntegra todo o conceito do Projeto, revisando os eixos de atuação de cada obra dentro da nova estrutura organizacional e alinhando com a proposta metodológica.

 

A formação será desenvolvida nas demais obras sociais da Inspetoria São Pio X durante os meses de fevereiro e março. Neste mesmo tempo, haverá formações específicas para instrumentalização das equipes, na intenção de que possam multiplicar o uso da metodologia RPI (Refletir, Produzir e Intervir) com equipe técnica da RSB-Social.

 

 

 

 

 

 Sobre o Projeto Geração 2030 

 

O projeto Geração 2030 é uma iniciativa conjunta da equipe da Rede Salesiana Brasil de Ação Social (RSB-Social), com o apoio do Instituto Dom Bosco (IDB) de São Paulo, através dos jovens por eles assistidos que participaram das oficinas para a elaboração do projeto, sendo a metodologia e ações apresentadas pelo projeto alinhadas com as oficinas realizadas com os adolescentes e jovens da Inspetoria São Pio X durante o processo do PróRedeSul.

 

Seu objetivo é promover o desenvolvimento integral de adolescentes e jovens. Para isso, o projeto pretende construir um ambiente favorável à formação e difusão de uma cultura de vida plena e saudável (biológica, psicológica, social e espiritual) em uma perspectiva geracional, alcançando inicialmente indivíduos com idade entre 12 e 18 anos, juntamente com suas famílias e comunidades. Aposta em uma estratégia baseada na educação social e na pastoral juvenil salesiana que articule adolescentes, jovens e suas famílias, juntamente com parceiros da iniciativa privada, da Igreja Católica, do poder público e de organizações não governamentais para, em um modelo colaborativo em rede, formar até o ano de 2030 uma geração de pessoas com sólida identidade de vida cristã, cidadania, direitos humanos, responsabilidade e protagonismo para o desenvolvimento social, com justiça social.

 

O projeto é uma iniciativa aplicada da Agenda de Compromissos Fundamentais da Ação Social Salesiana em Rede do Brasil, em especial dos compromissos com a construção de competências das novas gerações para a vida, o fortalecimento da família e a cooperação para o desenvolvimento com enfoque social. Sua perspectiva geracional inspira-se na Agenda de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), assumida para ser alcançada até o ano de 2030 pelos seus países signatários (dentre eles o Brasil). É motivado também pelos compromissos da Congregação Salesiana em relação ao desenvolvimento da juventude no mundo, alicerçados na convocação da Igreja Católica de ir ao encontro das comunidades e ao apoio aos adolescentes e jovens em suas escolhas fundamentais de vida.

 

Fonte: RSB-Social