Notícias

Fique por dentro de todas as notícias e informes

26/03/2021

Encontro Inspetorial traz novos horizontes para a Comunicação

Aconteceu, de 23 a 26 de março, o Encontro Anual dos Delegados Inspetoriais de Comunicação da Rede Salesiana Brasil (RSB). Sob a coordenação da diretora executiva da Rede Salesiana Brasil de Comunicação (RSB-Comunicação), Ir. Marcia Kofferman, o evento foi 100% on-line e contou com a participação dos delegados e coordenadores inspetoriais tanto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), quanto dos Salesianos de Dom Bosco (SDB), além da equipe de Comunicação do escritório nacional.

 

O evento teve como objetivos fazer uma análise aprofundada das ações da RSB-Comunicação no ano de 2020, avaliar seus resultados e as possíveis melhorias a serem feitas, socializar as ações para o ano de 2021 e os próximos passo previstos para a RSB no âmbito da comunicação, além de proporcionar um espaço para que as inspetorias possam expor suas ideias, opiniões, realidades e desafios enfrentados, especialmente neste período de pandemia.

 

 Uma Análise do Passado 

 

Na terça-feira (23), o encontro dedicou-se a uma avaliação das ações da RSB-Comunicação durante o ano de 2020. Pe. Dirceu F. Bolotto ficou responsável pela oração inicial e, em seguida, cada um dos participantes se apresentou, uma vez que alguns participavam do Encontro Inspetorial pela primeira vez. Dentre os presentes, destaca-se a participação da Referente da RSB para a Comunicação, Ir. Carmelita Conceição, que também assumiu o cargo de Inspetora da nova Inspetoria Salesiana Nossa Senhora da Amazônia (para conhecer mais sobre a nova configuração das inspetorias salesianas das Filhas de Maria Auxiliadora, clique aqui).

 

Ir. Marcia Kofferman iniciou os trabalhos do dia com a apresentação do Relatório de Atividades da RSB-Comunicação, trazendo os resultados alcançados por cada ação do setor dentro do ano de 2020 e abrindo espaço para reflexões sobre os acertos e possíveis mudanças que poderiam ser implementas para o ano de 2021, além de poder ouvir das diversas lideranças de comunicação salesiana do Brasil suas experiências, opiniões e contribuições sobre cada ação.

 

 Análise Situacional e Propostas para 2021 

 

A quarta-feira (24), foi o dia de se pensar a comunicação enquanto seguimento de grande importância e contribuição para o fortalecimento da ação salesiana no Brasil, analisar as diversas realidades e desafios enfrentados pelas inspetorias e projetar juntos algumas ações da RSB-Comunicação para o ano de 2021. Neste dia, a oração inicial ficou por conta da Ir. Ivone Marcuzo.

 

Dando início aos trabalhos, Ir. Marcia apresentou o Plano de Trabalho (PAT) da RSB-Comunicação para 2021. Todos puderam expor suas ideias e opiniões sobre as propostas, bem como socializar as ações desenvolvidas em cada inspetoria. Foram feitas algumas propostas de implantação do mesmo modelo de plano de trabalho em nível inspetorial. Ainda na quarta-feira, foram apresentadas as propostas dos GTs de Comunicação que irão abranger as áreas de Educomunicação, PASCOM e Identidade Visual, cada um buscando trazer novos olhares e ainda mais apoio às necessidades das instituições salesianas pelo Brasil.

 

 Educomunicação em Foco 

 

A quinta-feira (25) foi um dia de formação e análise situacional da Comunicação e seus desafios dentro da sociedade, especificamente no âmbito da comunicação. A oração inicial ficou por conta do José Luiz, representante da Inspetoria SDB da Amazônia, e o dia contou com duas palestras formativas: a primeira, comandada pelo representante da UNESCO para os assuntos educacionais, Prof.º Adauto Soares, que trouxe um pouco sobre o Programa da UNESCO no Brasil, além de uma visão geral dos processos de comunicação no mundo e como a UNESCO atua dentro da ONU. Ao final de sua apresentação, o Prof.º Adauto parabenizou a RSB por já viabilizar uma atuação dentro dos parâmetros da Educomunicação em suas instituições.

 

O segundo momento de formação foi comandado pela Dr.ª Leila R. Iannone que, para a alegria de todos, é uma ex-aluna salesiana do Colégio Santa Inês de São Paulo e se mostrou muito feliz em poder estar novamente em uma ação salesiana. “Obrigada por me permitirem reviver os meus tempos de colégio Salesiano ao preparar essa apresentação”, diz a palestrante.

 

Dr.ª Leila trouxe uma reflexão sobre a “Alfabetização Midiática Informacional – Relevância no currículo em tempos disruptivos”, colocando a necessidade cada vez mais urgente de uma formação, dentro das escolas, que também leve em consideração a preparação para utilização das mídias sociais e a importância da produção de informação de qualidade, uma vez que estas também são as realidades que envolvem a juventude atualmente.

 

Para este dia do evento, destacam se as presenças dos diretores executivos da Rede Salesiana Brasil e RSB-Social, Ir. Silvia Aparecida da Silva e Pe. Waldomiro Bronakowski; além da presença da diretora executiva da RSB-Escolas, Ir. Adair Aparecida Sberga, que, na ocasião, também apresentou uma visão geral dos Parâmetros Institucionais a serem adotados pela RSB-Escolas, dando um destaque para a parte do documento dedicada à dimensão da Comunicação.

 

 O Papel da Comunicação nas Escolas 

 

A sexta-feira (26), último dia do evento, contou com uma análise mais aprofundada dos Parâmetros Institucionais, sob o comando da Ir. Silvia Fonseca, a qual também é uma das integrantes do GT de desenvolvimento do documento que apresenta os Parâmetros. Neste dia, a oração inicial ficou por conta da Ir. Luzinete Freitas.

 

Ir. Silvia apresentou, de forma mais aprofundada, cada um dos Parâmetros que compõem a Dimensão da Comunicação no documento institucional. Os participantes, além de conhecerem o documento mais a fundo, também puderam contribuir com ideias e reflexões.

 

O dia terminou com uma avaliação do evento como um todo, na certeza de que as ações da RSB-Comunicação em nível nacional, inspetorial e local avançam cada vez mais para uma atuação integrada, forte e de apoio à juventude, especialmente diante dos desafios que o cenário mundial enfrenta.

 

Fonte: RSB-Comunciação