Notícias

Fique por dentro de todas as notícias e informes

23/12/2021

Você sabia que Dom Bosco compôs uma canção de Natal?

As Memórias Biográficas de São João Bosco é uma coleção composta por 20 volumes escritos por padres salesianos que conviveram e foram formados por Dom Bosco. A coleção apresenta as lições preciosas que o Santo da Juventude deixou para os seus discípulos, padres e irmãos salesianos, as quais também podem ser facilmente aplicadas à vida dos cristãos e cristãs de modo geral. Exemplo disso, é a bonita história contada no Volume II da coleção sobre a composição da canção natalina “Ah si canti in suon di giúbilo” (Ah! Se cante em som de júbilo, em uma tradução livre), escrita pelo próprio Dom Bosco para as festividades do oratório de Turim e que, ainda hoje, é entoada pelos integrantes da Família Salesiana que a conhecem. Confira este trecho do Volume II da Coleção sobre a canção:

 

“Enquanto isso, Dom Bosco procurava por todos os meios tornar mais amenas as reuniões dominicais. Ele sabia tocar discretamente órgão e piano, tinha estudado por inteiro alguns dos métodos mais famosos para aprender a tocar e cantar. Sua voz alcançava grande extensão de tons, subindo harmoniosa até o segundo dó da segunda oitava. Assim, aproximando-se a festa do Santo Natal, quis preparar uma cançãozinha em louvor ao Menino Deus.

 

A poesia foi composta e escrita sobre o peitoril de um coreto da Igreja de São Francisco. Ele mesmo compôs a música. A letra é a seguinte:


Ah! Se cante em som de júbilo,
Ah! Se cante em som de amor.
É, fiéis, nascido o amável
Nosso Deus e Salvador! (bis).
Oh! Quão esplêndidas sãos as mil estrelas,
E a lua cândida, resplendem belas!
Das trevas rasga-se o imenso véu.
Coros seráficos que o céu descerra
Cantam com júbilo: Paz seja à Terra!
Outros respondem-lhes: Glória no céu!
Paz querida, em nossas almas,
Vem depressa repousar.
Nós, Menino Deus,
Vos queremos conservar.


A música não seguia as normas do contraponto, mas resultava tão afetuosa que comovia até às lágrimas. Dom Bosco conseguiu que seus meninos a aprendessem, apesar de não terem instrução musical nem saberem solfejar. Sua perseverança superou toda dificuldade.” (Memórias Biográficas de São João Bosco, Volume II, páginas 120,121)

 

Como um presente natalino à Família Salesiana, este ano, Pe. Márcio Teodoro da Silva, interpreta a canção de Dom Bosco, com uma melodia feita pelo Pe. Geraldo Martins Lisboa, ambos da Inspetoria São João Bosco (ISJB). Confira o vídeo criado pela equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil e entre no clima do Natal clicando aqui.


 Como adquirir as Memórias Biográficas de São João Bosco 

 

Toda a coleção das Memórias Biográficas de São João Bosco foi escrita em italiano e, no Brasil, o processo de tradução para a língua portuguesa está sendo feito pelo Pe. Augusto Bartoli (SDB), com distribuição pela Editora Edebê Brasil. Até o momento, dos 20 volumes, 8 já estão disponíveis em língua portuguesa.

 

Conheça e adquira a Coleção Memórias Biográficas de São João Bosco clicando aqui.

 

Fonte: RSB-Comunicação, com informações das Memórias Biográficas de São João Bosco, Volume II