22/03/2022

A Importância do incentivo à leitura

As tecnologias atuais, o período de pandemia, as aulas híbridas e todos os desafios que o contexto mundial traz para a sociedade influenciam diretamente na formação e aprendizagem de crianças, adolescente e jovens. Por isso, especialmente para esta geração de jovens nativos digitais, torna-se um desafio ainda maior incentivar a leitura e todos os benefícios que essa prática traz para o desenvolvimento intelectual e pessoal da juventude. “A competência leitora contribui, de forma decisiva, para avanços de qualidade na comunicação oral e escrita, além de potencializar o pensamento crítico e criativo. Um leitor proficiente desenvolve bem, não só habilidades cognitivas, mas também socioemocionais e consegue ter postura protagonista nos processos comunicativos, além de se expressar com mais clareza e assertividade, principalmente, na comunicação escrita. Por isso, o ato de ler, cotidianamente, só traz impactos positivos e ganhos valiosos”, diz a assessora pedagógica da Rede Salesiana Brasil de Escolas, Professora Leoneide Rodrigues.

 

Além de contribuir para o desenvolvimento do vocabulário, ler regularmente ainda ajuda a melhorar a interpretação, a concentração, a memória, a imaginação e a criatividade. Um bom hábito de leitura ajuda a promover a vontade de aprender e ler em família ainda fortalece os laços afetivos. Mas, e quando a criança, adolescente ou jovem não gosta de ler? Esta é uma realidade comum para a juventude nativa digital. O fato é que, nem sempre a leitura consegue concorrer com as inúmeras opções de entretenimento que as tecnologias trouxeram. Por isso, confira algumas ideias de como incentivar a leitura nos dias de hoje:

 

 Priorize assuntos do interesse da criança 

 

Da história dos dinossauros ao livro que inspirou aquele filme que está em alta, o mais importante aqui é tornar a leitura uma parte prazerosa da vida, retirando a conotação normalmente dada à leitura como “obrigação” e tornado a prática algo divertido e leve.

 

 Verifique se a leitura escolhida é apropriada para a idade 

 

Existem livros voltados para bebês, para crianças na pré-escola, até para as mais velhas e os pré-adolescentes. O cuidado com a linguagem adequada pode tornar a leitura uma experiência inesquecível ou um momento frustrante. Tudo interfere, desde a linguagem e vocabulário usados até a relação do texto com as ilustrações, por isso a escolha do tipo de leitura de acordo com a idade é tão importante.

 

 Dificuldades de leitura podem ser uma frustração 

 

Na instauração e durante o desenvolvimento do hábito da leitura, é de grande valia se atentar às possíveis dificuldades que as crianças possam apresentar. Desde um problema na aquisição da linguagem ou na alfabetização, uma dificuldade de interpretação do texto ou até mesmo problemas de vista ou neurológicos podem tornar a experiência de leitura uma grande frustração. Assim, é preciso que o estímulo permaneça, porém, sempre respeitando o tempo e ritmo de cada um(a) e, se for necessário, o apoio de especialistas como psicoterapeutas pode ser um grande aliado na solução precoce dessas dificuldades.

 

 Leitura divertida é a melhor pedida! 

 

Especialmente no início da aquisição da leitura, ações como dar vida aos personagens, encenar os papéis e criar efeitos sonoros são práticas que podem fazer da leitura algo muito divertido, uma vez que já é comprovado que a diversão ajuda no aprendizado. Tirar o rótulo de que leitura é uma obrigação e tornar o momento uma brincadeira pode ser o diferencial para que o hábito se instaure de forma leve e permanente.

 

 Quer que seus filhos e filhas leiam? Então dê o exemplo! 

 

Assim como qualquer hábito, a leitura precisa ser praticada todos os dias, e quando os pequenos veem seus familiares lendo jornais, revistas e livros com frequência, internalizam que esse hábito é importante no dia a dia. Por isso, escolher um horário para leitura, ler em família (cada um com seu livro) ou para a família, além de estreitarem os laços, ainda tornam a leitura um evento prazeroso também dentro de casa.

 

 Você já ouviu falar em passeios de leitura? 

 

Visitar bibliotecas e livrarias pode ser uma experiência incrível. Desde encontrar locais diferentes e aconchegantes para leitura até deixar as crianças, adolescentes e jovens livres para explorar as prateleiras de livros e encontrarem seus favoritos, pode se tornar uma nova forma de lazer para toda a família.

 

 Diferentes gêneros literários também podem ser aliados 

 

Clássicos, best sellers, histórias em quadrinhos, poemas, contos de fadas, histórias reais, são tantas as opções de leitura que a diversidade pode ser uma grande aliada no incentivo à leitura. “Se apresentamos aos nossos estudantes situações diversas de leitura, oferecemos, também, possibilidades para que eles desenvolvam capacidades de estabelecer relações, posicionar-se diante do que percebem, leem e compreendem do objeto de leitura; interagir com o mundo, por meio das temáticas e dos diferentes gêneros textuais. Assim, explorar a leitura, em todas as suas possibilidades, contribui para que se alcance uma condição de “antenados” às diversas formas de linguagem e aos recursos de uso e de leitura dessas linguagens, de modo a impulsionar o SABER FAZER da leitura, com mais autonomia e protagonismo”, diz a Professora Leoneide Rodrigues.

 

 Relações saudáveis com as tecnologias são bem-vindas 

 

Regular o tempo e os locais de uso de dispositivos digitais na infância é muito importante, especialmente para incentivar o interesse dos pequenos nas atividades off-line como brincadeiras ao ar livre e a leitura. Mesmo assim, existem inúmeras plataformas de incentivo à leitura que também podem ser utilizadas no processo, desde que um controle de tempo de uso dos dispositivos seja respeitado. “Nesse período de isolamento social, causado pela COVID-19, graças às ferramentas tecnológicas disponíveis e à criatividade de profissionais e de pessoas em geral, são vários os exemplos de práticas de leitura já divulgados”, comenta a Professora Leoneide Rodrigues.

 

Confira abaixo algumas opções de plataformas de incentivo à leitura que podem apoiar crianças, adolescentes e jovens, bem como a família e professores no incentivo deste hábito tão essencial para o desenvolvimento humano:

 

  

 

É uma das ações do Programa Nacional de Alfabetização (PNA), lançado pelo MEC, para fomentar a elevação da qualidade dos processos de alfabetização da criança.

 

  

 

Conheça as histórias das Santidades Salesianas de um jeito que você nunca viu antes, em forma de Gibi e linguagem atualizada para as diversas idades da juventude. 

 

  

 

O Projeto da Fundação Educar DPaschoal publica e distribui livros infanto-juvenis com conteúdos que incentivam a leitura e o prazer na busca pelo conhecimento.

 

  

 

 

Fonte: RSB-Comunicação

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber