23/07/2022

A Semana Missionária de 2022 na Presença Salesiana de Niterói/RJ

Nos dias 18 a 24 de julho, ocorreu a Semana Missionária da Juventude Salesiana na Presença Salesiana de Niterói/RJ, que conta com os Colégios Salesianos Santa Rosa e Região Oceânica, o Centro Juvenil Oratório Mamãe Margarida e a Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora. Neste ano, os membros da Família Salesiana de Resende/RJ também estiveram presentes.  

‍A Juventude Missionária Salesiana (JMS) é formada por jovens guiados por São João Bosco e amparados por Nossa Senhora Auxiliadora. “O jovem assume o compromisso de ser sentinela do amanhã, levando a todos a alegria do Evangelho com o seu testemunho de discípulo-missionário, inspirado na Espiritualidade Juvenil Salesiana”.

‍Após a acolhida dos jovens no Oratório Festivo, houve a preparação para a primeira Missa da Semana Missionária, além da apresentação da proposta do evento. Neste dia, o Pe. Denis Dutra Marques, SDB, esteve presente para a recepção dos missionários juntamente com o Coordenador de Pastoral, Seminarista Vanderlei Tonani, e os Assistentes de Pastoral dos Colégios Salesianos Santa Rosa e Região Oceânica, Celso Gomes e Renato Freitas, respectivamente.

‍No segundo dia, após a definição dos líderes, o Salesiano Eduardo Cardoso, ministrou a 1ª formação de Missionariedade. A 2ª formação do dia foi ministrada pela Educadora Lilian do Instituto São José, Resende/RJ, sobre “Comunicar Cristo Hoje”. A 3ª formação, ministrada pela Coordenação da JMS de Niterói, teve como tema “Realidade das Famílias”, focado na geografia local. A 4ª formação foi um Exame de Consciência conduzido pelo Pe. Warlei e pelo Educador Jarbas do Instituto São José. Além disso, os missionários prepararam o Terço da Misericórdia.

‍No terceiro dia, o grupo se organizou para a visitação das famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social, nas proximidades do Centro Juvenil, da Paróquia e do Colégio Salesiano Santa Rosa. Nesse momento, os jovens cantaram, rezaram e pediram a intercessão de Maria Auxiliadora por essas pessoas. Durante todo o ano, através da Campanha da Solidariedade, as Presenças Salesianas arrecadam doações que são destinadas à essas famílias. Definitivamente, foi uma experiência enriquecedora para os adolescentes que assumiram o compromisso com a vida missionária. O Diretor da Comunidade Religiosa e Diretor Geral dos Colégios Salesianos de Niterói, Pe. Marcio Marçal, SDB almoçou e participou de um momento de espiritualidade com os missionários. À noite, os jovens prepararam o Terço Mariano com velas.

‍No quarto dia, os houve uma concentração para a reflexão em um dos pontos turísticos da cidade: a Praia de Icaraí. Nessa ocasião, os jovens cantaram, pediram Intercessão e agradeceram ao Senhor por tudo o que tem feito em suas vidas e de suas famílias. Logo após, retornaram ao Colégio Salesiano Santa Rosa para conhecer a Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora. O Seminarista e Coordenador de Pastoral dos Colégios Salesianos de Niterói, Vanderlei Tonani, contou a história da Basílica aos jovens.

‍Ainda na quinta-feira, na parte da tarde, os jovens visitaram o Monumento de Nossa Senhora Auxiliadora, que foi inaugurado em dezembro de 1900. Ano passado, o Monumento foi escolhido pela Prefeitura de Niterói como um dos pontos para a queima de fogos do Réveillon. Após a subida, com cantos e orações, os adolescentes pararam para contemplar a vista, além das reflexões e agradecimentos à Maria, que segundo Dom Bosco, “Foi Ela quem tudo fez”.  Após esse dia repleto de descobertas e aprendizados, os jovens se reuniram para a missa.  

‍Na sexta-feira, a Juventude Missionária Salesiana (JMS) retornou com as visitas às famílias, conhecendo de perto a realidade dessas pessoas – o seu cotidiano. Esses encontros favorecerem na formação dos Projetos de Vidas desses jovens, pois os deixam mais atentos e sensíveis em relação ao outro. Dentro da Casa Salesiana, as crianças e adolescentes são orientadas e ensinadas para se tornarem “bons cristãos e honestos cidadãos”. Esses valores são postos em prática quando os jovens desejam acrescentar positivamente na vida de alguém, desenvolvendo a empatia e a bondade. Já à noite, após a missa, os jovens realizaram uma dinâmica.  

‍No penúltimo dia, os jovens realizaram, pela manhã, uma Missa na Capela de Nossa Senhora das Graças, em Niterói/RJ. Na parte da tarde, os jovens participaram de uma Conversa sobre a História dos Salesianos em solo niteroiense. Recentemente, no dia 14 de julho, a Chegada dos Salesianos no Brasil completou 139 anos. Consequentemente, comemorou-se o aniversário do Colégio Salesiano Santa Rosa, a primeira Obra Salesiana no Brasil. Após isso, os jovens começaram a preparar o Oratório para uma Festa Julina, que contou com várias comidas típicas, para celebrar todos os acontecimentos dessa Semana. Depois da confraternização, os adolescentes se prepararam para um momento íntimo de Adoração.  

‍No último dia, em clima de despedida desse evento intenso e valioso, os missionários se reuniram para a missa de domingo. Em seguida, cada grupo teve o momento de avaliação da Jornada Missionária Salesiana, para expor os pontos de vista, as experiências e vivências de cada um. Logo após o almoço, houve o encerramento oficial e os agradecimentos, finalizando, assim, a Semana Missionária de 2022.

Depoimento
‍Uma das participantes do grupo da Juventude Missionária Salesiana de Niterói, Juliana Brandão, de 19 anos, afirmou que a Semana Missionária superou suas expectativas. “Eu vou levar muita coisa para minha vida, para minha casa. Eu só tenho a agradecer por estar participando dessa oportunidade. ”, conclui a jovem.

Segundo ela, os momentos das visitas às famílias e com os educandos no Oratório são enriquecedores. E mais, ela reforça as dinâmicas em grupos que aconteceram no decorrer dos dias, pois eles têm a oportunidade de conhecer cada membro da Juventude Missionária Salesiana, além dos jovens que são da Presença Salesiana de Resende/RJ. “É sempre bom ver pessoas que [compartilham] o mesmo prazer, que é servir a Deus. É tão bom ter pessoas simpáticas e abertas dividindo essa sensação boa”, finaliza a estudante.

Essa notícia foi elaborada com a colaboração de Renato Freitas.

 

Fonte: Site da ISJB

Nacional

 

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber