13/08/2022

Agosto, mês da vocação. Os desafios da vocação matrimonial nos dias atuais

O mês de agosto também é conhecido como Mês Vocacional, por proporcionar um espaço para se recordar e renovar a vocação, a entendendo como um chamado de Deus à vida, ao amor e à santidade, que é a vocação universal de todos e todas.
Instituído pelo próprio Cristo, a vocação matrimonial se apresenta como uma íntima comunidade de vida e de amor. O amor conjugal é um caminho para Deus e ajuda os casais na sublime missão da maternidade e paternidade. O sentido do Matrimônio é viver a caridade cristã na sua forma conjugal e viver a responsabilidade humana e cristã de transmitir a vida e educar os filhos.
A família cristã é como uma Igreja em miniatura e está a serviço da evangelização. A vida matrimonial deve ser marcada pelo amor verdadeiro, como entrega livre e saudável de um para o outro.
Para entender melhor alguns aspectos da vocação matrimonial na prática, confira a entrevista com o casal José Flávio e Marli Teixeira Andrade Lopes, casados a 44 anos, com 3 filhos, todos casados no Santuário São João Bosco, em Brasília (Daniel, Aline e Michel, respectivamente casados com Carol, Artur e Luísa) e 4 netos (Lucas, Vitor, Ana Isabela e Logan, além do pequeno Samuel que está a caminho):

Comunicação da RSB: Quando e como vocês se conheceram?
José Flávio e Marli Teixeira: Embora residindo em cidades muito próximas, não nos conhecíamos. No dia de matrícula na Universidade Federal de Viçosa, nos vimos pela primeira vez e poucos dias depois nos encontramos numa festa de amigos e nos conhecemos mais. O interesse um pelo outro ficou gravado. Como estávamos estudando em Viçosa, lá foram nossos encontros preliminares.

Comunicação da RSB: Quanto tempo namoraram e quando decidiram que o casamento religioso faria parte do percurso a dois?
José Flávio e Marli Teixeira: Namoramos por 6 anos e o casamento religioso sempre fez parte dos nossos planos, até porque a tradição e religiosidade familiar com o catolicismo era muito firme.

Comunicação da RSB: Que caminho fizeram até concretizar essa decisão? Houve alguma preparação?
José Flávio e Marli Teixeira: O caminho percorrido para atingir esse objetivo foi estar sempre atentos às orientações da Igreja, leitura do livro do Pe. João Mohana (Vida Sexual de Solteiros e Casados) e curso de noivos.

Comunicação da RSB: Com os diferentes afazeres que cada um tinha e tem, que estratégias usaram e usam para não perder de vista a fé individual, mas ao mesmo ir alimentando a fé conjunta e construindo a igreja doméstica de vocês?
José Flávio e Marli Teixeira: A vida em conjunto veio exigir adaptações de várias ordens, desde comportamentos a dois, bem como formas de oração e participação na igreja. A oração e o diálogo tem sido a forma mais natural e humana de se conseguir essas estratégias para um bom relacionamento não só entre marido e esposa, mas também entre esses e os filhos. A gente sempre cultivou a formação que casamento era união de forças, sonhar os mesmos sonhos, trabalhar juntos para realiza-los, um apoiando o outro sempre, ter amizade no relacionamento, brincando, se divertindo e sonhando com dias melhores, conversando sobre tudo que envolve o casal, os filhos e a vida no geral, principalmente compreendendo cada momento que se atravessa. O importante é sempre lembrar que o casamento é uma complementaridade. Dizem os filósofos que o benefício da sabedoria em um casamento cristão e duradouro acontece quando os cônjuges buscam por sabedoria diariamente. Por isso, não tratam ao outro como superior ou inferior. Um ajuda ao outro como se estivesse recebendo ajuda ou ajudando a si próprio com o dom que Deus lhe atribui.

Comunicação da RSB: O casal cristão é chamado a testemunhar no mundo os valores do Evangelho, ser sinal do amor de Cristo na vida das pessoas, a começar pelas que lhe são próximas. Como têm procurado passar esses valores fundamentais da vida cristã aos seus filhos e filha?
José Flávio e Marli Teixeira: Todo esse conhecimento foi sobremaneira recebido quando, como casal, tomamos a decisão de participar em atividades na Igreja, entre elas, Encontros de Casais com Cristo (ECC), Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC), participação em encontro de Jovens (SEGUE-ME), participação em grupos de oração, cursos de formação na paróquia e alguns cursos de extensão do Curso Superior de Teologia. Isso não só nos trouxe grande força para não perdermos de vista nossa fé individual, mas também alimentar a fé conjunta em família, pais e filhos, formando assim nossa igreja doméstica.
A participação contínua e fiel às atividades da Igreja, em toda a sua dimensão, tem sido a base de valores para testemunhar os valores do Evangelho. Às vezes não basta apenas ir na igreja, mas testemunhar na igreja e na sociedade, nos ambientes em que vivemos, principalmente dentro de casa, os valores cristãos, tudo isso é muito importante.

Comunicação da RSB: Durante o isolamento imposto pela pandemia, como foi vivida a fé em família?
José Flávio e Marli Teixeira: Um grande exemplo da importância do hábito da oração ocorreu durante o isolamento imposto pela pandemia. Estávamos a sós em casa, os filhos já casados, filhos e netos isolados. O carinho e os encontros semanais foram todos paralisados, apenas comunicação virtual, encontros e conversas virtuais, um verdadeiro sufoco e contratempo, inesperado. Foram medo e desilusão; entretanto, a vida de oração nos fez vencer, fazendo um plano de oração, com missas pelos meios de comunicação disponibilizadas pela igreja, novenas, leituras bíblicas, reza do Santo Rosário, leitura dos Salmos, etc.

Comunicação da RSB: O Papa Francisco diz que “o testemunho mais eficaz sobre o matrimonio é a vida exemplar dos casais cristãos”. Concordam? Que testemunho vocês têm procurado dar?
José Flávio e Marli Teixeira: Concordamos plenamente com o Papa Francisco quando ele diz que “o testemunho mais eficaz sobre o matrimonio é a vida exemplar dos casais cristãos”. A participação de atividades na paróquia com testemunhos de oração, perseverança, amizades, participação nos sacramentos, orientação de grupos de oração nas comunidades e local de trabalho são algumas formas de testemunhar nosso amor a Jesus e dar nosso testemunho de vida cristã.

Comunicação da RSB: Que conselhos deixam aos jovens que pretendem receber o sacramento do matrimónio?
José Flávio e Marli Teixeira: A vida de igreja é importante na vida de qualquer cristão, especialmente dos jovens que estão em formação. É comum, após a catequese inicial esquecermos e abandonarmos a Igreja. Isso não só nos causa afastamento de Jesus, como também o desprezo pelos ensinamentos e orientações da Santa Madre Igreja.
O jovem que está procurando uma vida cristã real deve estar conectado com a igreja e ter, de preferência, um Diretor Espiritual para sua orientação e formação. A maioria das paróquias têm o ECC (Encontro de Casais com Cristo), onde Sacerdotes, Diáconos e casais podem orientar jovens namorados, noivos e recém-casados para uma vida plena, conforme a promessa de Jesus citada no Evangelho de São João 10,10.
São João Bosco escreveu para os jovens uma carta que deve ser lida por todo jovem. O santo mostra que o demônio tem normalmente duas artimanhas principais para afastar da virtude os jovens. A primeira consiste em persuadi-los de que no serviço de Deus existe uma vida triste sem nenhum divertimento nem prazer. Mas isto não é verdade, meus caros jovens. Dom Bosco mostra um plano de vida cristã que poderá mantê-los alegres e contentes, fazendo-os conhecer ao mesmo tempo quais são os verdadeiros divertimentos e os verdadeiros prazeres, para que vocês possam exclamar com o santo profeta Davi: “Sirvamos ao Senhor na santa alegria”. A segunda artimanha do demônio consiste em fazê-lo conceber uma falsa esperança duma longa vida que permite converter-se na velhice ou na hora da morte. Prestem atenção, meus caros jovens, muitos se deixaram perder por esta mentira. Dom Bosco pergunta: Quem nos garante que chegaremos à velhice? Se se tratasse de fazer um pacto com a morte e de esperar até então… Mas a vida e a morte estão entre as mãos de Deus que dispõe de tudo a seu bel prazer.
Um documento que indicamos aos jovens com vocação ao matrimônio é o livrinho (digo livrinho porque é pequeno e rápido de ser lido) “Glorioso Encontro – como receber do Pai o(a) esposo(a) que você procura” de autoria de Denis e Suzel Bougerie. Esse livro tem que ser mantido na cabeceira da cama de todo namorado, noivo e recém-casados.

Comunicação da RSB: Por favor, acrescente aqui qualquer informação extra que julgar importante para a entrevista.
José Flávio e Marli Teixeira: Nossa experiência de vida tem mostrado que a devoção ao Santíssimo Sacramento e à Santa Mãe de Deus nos tem trazido muitas bênçãos e graças não só para nosso relacionamento como também para o bem-estar de nossos filhos, netos e parentes aquelas famílias que nossos filhos escolheram para formar suas famílias. Visitem sempre o Santíssimo Sacramento e rezem o terço diariamente.

 

Confira também a matéria sobre a Vocação Sacerdotal com o Delegado Nacional de Pastoral Juvenil Salesiana, Pe. Daniel Cunha.

Fonte: Equipe de Comunicação da RSB, com informações da a12.com

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber