02/02/2023

Alfabetização Digital para a Etnia Xavante

Entre os dias 9 e 29 de janeiro de 2023, a Família Salesiana da comunidade de São Marcos atendeu cerca de 50 crianças da etnia Xavante, divididas em turmas, que participaram da proposta de alfabetização digital, recebendo também suporte alimentar.

No ano da comemoração dos 65 anos da presença salesiana na Missão Indígena de São Marcos, os “tsapore” (“baixo”, adjetivo usado para se referir às crianças Xavante) estrearam o projeto-piloto “Noções Básicas de Informática na Educação Xavante”, sob a coordenação do Pe. Douglas Souza (SDB) e da Ir. Maria Imelda (FMA); com docência dos futuros noviços Pablo Gomes e Henrique Belmello.

Olhares curiosos, sorriso nos rostos e uma irradiante vontade de mergulhar na realidade virtual deram a tonalidade do processo de alfabetização digital das crianças e adolescentes indígenas. Os dias foram intensos de aprendizado e convivência entre crianças, missionários e salesianos formandos.

Por meio da plataforma digital Grapho Game Brasil, ferramenta disponibilizada pelo Governo Federal, através do Ministério da Educação, e desenvolvida com parceria entre cientistas finlandeses e brasileiros da educação, os alunos Xavante percorreram diferentes estágios da alfabetização, cuidadosamente preparados numa perspectiva gamer e oportunamente atrativos.

A iniciativa conta com a utilização de 16 notebooks, atualizados com hardware proveniente de doação realizada pelo Conselho Geral da Congregação Salesiana, com autorização do Reitor-Mor, Pe. Ángel Fernández Artime, para a atividade de alfabetização de crianças indígenas – o que ratifica o sentido de universalidade da Família Salesiana.

   

Fonte: Assessoria de Comunicação - Missão Salesiana do Mato Grosso (MSMT)

 

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber