24/10/2022

Alunos da ‘Camerata Jovem ASCP’ realizam primeira apresentação do projeto cultural em Pindamonhangaba

Criado com o propósito de garantir acesso à cultura e socialização de crianças, adolescentes e jovens do município de Pindamonhangaba e distrito de Moreira César por meio do estudo da música instrumental erudita, o projeto Camerata Jovem ASCP - cujas oficinas se iniciaram em maio deste ano, faz a primeira apresentação nesta quinta-feira (27), a partir das 13h30 no pátio de eventos da Associação dos Cooperadores Salesianos de Pindamonhangaba.

“Essa atividade envolve todas as turmas que participaram das etapas de aprendizado de música. Teremos números individuais com a camerata de violões, a banda de concerto (com instrumentos de sopro e percussão) e a banda de percussão (com instrumentos rudimentares e de percussão sinfônica); no final, faremos a junção de corda, sopro e percussão. Será uma ótima oportunidade para mensurar a evolução dos alunos”, comenta William Bonafé, que é maestro e coordenador pedagógico do projeto. Ele explica que nos últimos meses 80 crianças, adolescentes e jovens com faixa etária entre 8 e 29 anos passaram por uma trilha de conhecimento acerca da teoria musical, além da prática instrumental, com ensaio e desenvolvimento progressivo de repertório para a série de quatro apresentações que se inicia agora em outubro. “No âmbito pessoal, o projeto também tem promovido o desenvolvimento do trabalho em equipe, visão de conjunto e fortalecimento de vínculos, além dos conhecimentos e habilidades musicais para execução de repertório com peças em diferentes níveis de dificuldade técnica”, pontua o músico. Aberta a toda comunidade, a atividade encerra a programação especial do outubro Rosa na instituição, que terá como convidadas especiais as mães dos alunos da Camerata e mulheres que fazem outros cursos na sede do projeto. “Ao final da apresentação, o público presente será convidado a participar de uma roda de conversa sobre a conscientização do auto-exame e do diagnóstico precoce de câncer de mama, integrando o nosso setor psicossocial”, conclui Bonafé.
Outras apresentações públicas estão programadas até o primeiro semestre de 2023 e o projeto prevê ainda a realização de uma oficina para professores, educadores e/ou estudantes da área. Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, “Camerata Jovem ASCP” é apresentado pelo Ministério do Turismo (via Secretaria Especial de Cultura) com realização da Associação dos Cooperadores Salesianos de Pindamonhangaba e produção de Sandra Sahd.


SERVIÇO: Camerata Jovem ASCP 2021 - Apresentação 1
Quando: Quinta-feira, 27 de outubro de 2022, às 13h30
Onde: Pátio de Eventos da Associação dos Cooperadores Salesianos de Pindamonhangaba |
R. Olímpio Marcondes Azeredo, 281, Loteamento Azeredo - Pindamonhangaba/SP
Evento gratuito e aberto ao público

Sobre a Associação dos Salesianos de Pindamonhangaba: A Associação dos Salesianos Cooperadores de Pindamonhangaba, conhecida popularmente como “Projeto Jataí” devido a presença de grandes árvores desta espécie em sua sede, é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos destinada à população em geral, especializada no acolhimento de crianças, adolescentes e jovens em serviços, programas e projetos que promovam e educação, cultura, inclusão social, o profissionalismo e o desenvolvimento humano. Em 2006 inaugurou um novo espaço para ampliar os atendimentos dos cursos pré-profissionalizantes gratuitos à população e o atendimento do ‘Programa de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade’, mesmo ano em que iniciou-se o ‘PROVIM – Programa Vida Melhor’ (para atender crianças no contraturno escolar). Em 2007 deu-se início ao ‘Projeto Camerata Jovem de Pindamonhangaba’ nos bairros Feital e Jardim Regina, com ensaios semanais na instituição. Em 2015 foi a vez de iniciar o projeto de dança ‘Na Ponta dos Pé’ e, no ano seguinte, a oficina de violões através do ‘Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos’, estando ininterrupta até os dias atuais.

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber