Comunicação
08/09/2022

Artêmides Zatti: ‘Acreditei, prometi, fiquei curado’

Anúncio de canonização aconteceu no dia 9 de abril, rito será celebrado no domingo 9 de outubro de 2022, pelo Santo Padre, o Papa Francisco

Na última semana, foram divulgados o lema e o logotipo para a canonização de Artêmides Zatti, primeiro salesiano coadjutor consagrado a ser proclamado santo.

O Padre Pierluigi Cameroni, postulador geral, foi o responsável, também, pela criação de uma equipe de Salesianos e leigos, italianos e argentinos, que juntos, elaboraram uma proposta de lema e logotipo que expressassem a figura do Beato Salesiano.

Após um minucioso processo de avaliação do Reitor-mor, Padre Ángel Fernández Artime, e do Padre Cameroni, foi escolhido como lema: “Credetti, promisi, guarii” (Acreditei, prometi, fiquei curado).

Um curador

Quase todas as propostas tinham em comum estas três palavras pronunciadas pelo futuro santo ao testemunhar sua milagrosa recuperação da tuberculose e, consequentemente, a origem da sua vocação para servir os doentes e os pobres. A frase é composta por três verbos que lembram o caminho espiritual de abandono nas mãos de Deus e dedicação ao bem dos outros. Ele, que foi curado, teria se tornado um curador, não apenas por meio dos medicamentos e das técnicas médicas, mas com toda a sua pessoa, por meio do amor incondicional que demonstrava diariamente. 

A partir da escolha do tema, foram propostos alguns designs para o logotipo.

As cores, vermelho e azul, aludem às cores de Maria Auxiliadora e revelam o amor a Deus e ao próximo que caracterizou toda a vida de Zatti (vermelho), bem como, uma vida abandonada ao mistério de sua vontade e à da Divina Providência (azul).

O apelativo “santo” é precedido pelo nome deste salesiano coadjutor, ou seja, a maneira comum como seus “parentes”, os pobres, costumavam chamá-lo. Assim, este “irmão mais velho” dos doentes e dos pobres, que o chamavam simplesmente de “Artêmides Zatti“, agora é proclamado “santo”.

O logo pode ser baixado, em diferentes idiomas. 

Um site para Artêmides Zatti

O Boletim Salesiano da Argentina lançou um site para as pessoas que desejam conhecer melhor o salesiano coadjutor, que exerceu sua atividade pastoral na Patagônia, no Sul do País.

Grande parte do conteúdo original da plataforma digital referia-se ao filme “Zatti, hermano nuestro” (Zatti, nosso irmão), lançado em 2020, também disponível no YouTube. Todavia, após o anúncio da canonização, a Sede Salesiana decidiu criar um site que abrangesse de forma mais ampla a figura de Zatti e incluísse todos os conteúdos possíveis, em diferentes formatos, para difundir melhor sua mensagem e sua herança espiritual.

O responsável pelo site é o Padre Maciej Makula, SDB, novo membro do Setor de Comunicação Social, e responsável pela divulgação dos meios de comunicação sobre a canonização e a pessoa de Artêmides Zatti.

O site será atualizado em italiano, espanhol, inglês, português e francês. Acesse.

Fonte: Agência Info Salesiana
Edição de Texto: Jenniffer Silva – Comunicação Social ISSP

Compartilhe