19/04/2022

As Celebrações Pascais nas Presenças Salesianas

Iniciando com a Semana Santa, as preparações para a Páscoa foram intensas nas presenças salesianas do Brasil. De missas, a festas solidárias, passando pela volta da encenação da Via Sacra presencialmente em alguns estados, muitas foram as atividades escolhidas por cada casa da congregação para celebrar este momento tão importante para a Igreja. Confira:

 

 CENTRO EDUCACIONAL DOM BOSCO, NATAL (RN) 

 

Em referência à Semana Santa, o Centro Educacional Dom Bosco, em Natal (RN), nos dias 12 e 13 de abril, reuniu a Família Salesiana participante da Obra em oração, partilhando a vivência da Via Sacra encenada pelas crianças e adolescentes do Oratório Diário. Os momentos foram idealizados pela Equipe de Pastoral e realizado pela coordenação de Equipe de Artes. Unindo membros das oficinas de teatro e música, foi possível interpretar a caminhada de Jesus carregando a Cruz até o Calvário, encerrando com a reflexão sobre o sofrimento de Jesus Cristo como missão redentora para o perdão dos pecados da humanidade.

 

  

 

 ASSOCIAÇÃO MISSIONÁRIA AMANHECER (AMA) 

 

As ruas do centro do Recife foram tomadas de fé e reflexões na Quarta-feira Santa (13). A partir das 7h da manhã, fieis já se encontravam no pátio de São Pedro para se prepararem para a 23ª via Sacra da Fraternidade, realizada pelo Pe. João Carlos, juntamente com a Associação Missionária Amanhecer (AMA).

O evento retornou com força total, após dois anos de pandemia. O tema trabalhado este ano foi ‘’Fraternidade e Educação’’ e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”. A cada estação, eram meditados os passos de Jesus até o calvário, juntamente com a participação de um representante popular que rezava e refletia temas sobre a sociedade.

 

Estudantes salesianos do Centro Educacional Dom Bosco, de Jaboatão dos Guararapes (PE) participaram da Via Crucis carregando a cruz de madeira que pesa mais de cem quilos. A juventude marcou presença e refletiu sobre as principais necessidades e importância da educação. Também foi realizada a coleta de donativos (alimentos), este ano dedicados às obras sociais Lar de Acolhimento e Reintegração Maná, em Paulista (PE).

 

Com a participação de centenas de pessoas, após percorrer ruas, praças e avenidas do Recife, a caminhada terminou com a celebração da Santa Missa na Basílica do Carmo, sendo presidida por Dom Fernando Saburido, arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Olinda e Recife, e concelebrada pelo Pe. João Carlos e outros sacerdotes.

 

  

 

 INSTITUTO NOSSA SENHORA DA GLÓRIA (INSG/CASTELO) E FACULDADE CATÓLICA SALESIANA, MACAÉ (RJ) 

 

Na última segunda-feira (11), o Instituto Nossa Senhora da Glória (INSG/Castelo) e Faculdade Católica Salesiana, ambos em Macaé (RJ), realizaram a tradicional Via-Sacra, em parceria com a Paróquia Santo Antônio. As famílias macaenses foram convidadas a meditar os passos de Jesus Cristo por quatorze estações, por meio de uma encenação teatral, dando vida a personagens, que foram protagonizados pelos professores e funcionários das instituições. Neste ano, as reflexões sobre a Via-Crúcis ressaltaram a Campanha da Fraternidade 2022 - “Fraternidade e Educação” e também a paz mundial.

 

  

 

 CENTRO JUVENIL SALESIANO, POXORÉU (MT) 

 

A morte e a ressurreição de Jesus foram os temas trabalhados nos Bom Dia e Boa Noite dos atendidos do projeto Torcida Pela Vida do Centro Juvenil Salesiano, em Poxoréu (MT). Na manhã da quinta-feira, a reflexão aconteceu com um vídeo infantil sobre a Páscoa. Em seguida, as crianças foram para a quadra e participaram de várias brincadeiras como puxa cone, boca do coelho, corrida da cenoura e bola no cesto. No período vespertino, a acolhida foi com a presença o Pe. Joaquim Oliveira que trouxe uma reflexão sobre a passagem do Evangelho da Quinta-feira Santa em que se faz memória da Última Ceia e do Lava Pés.

 

Ainda foram relembradas a condenação e a morte de Jesus Cristo, sendo o momento encerrado com uma apresentação do grupo Salasarte sobre a alegria da Ressurreição. Ao final dos turnos, foi servido cachorro quente e refrigerante, além da entrega de lembrancinhas que foram doadas pelas empresas CERES Consultoria Agronômica e Ihara Agricultura aos 260 atendidos e atendidas da obra.   

 

   

 

 UNISALESIANO E ORATÓRIO DOM BOSCO, SÃO PAULO (SP) 

 

Como parte do calendário de ações solidárias do Oratório Dom Bosco, 35 famílias atendidas pela atividade social ganharam cestas básicas e ovos de chocolate, em comemoração à Páscoa. A entrega foi feita pelos voluntários do Oratório, na tarde do dia 16 de abril. A acolhida foi feita pelo Pró-Reitor de Pastoral, Pe. Paulo Jácomo, SDB. Em seguida, os grupos se dividiram em cinco carros para levar o montante até as casas dos moradores da região do bairro Água Branca. “Todos ficaram muito felizes, agradeceram a ajuda. Lembro de uma mãe que disse para a filha que o pedido dela havia sido atendido, que foi ganhar um ovo de Páscoa”, disse a docente Juliana Mitidiero, que é voluntária do projeto e Coordenadora do Curso de Educação Física do UniSALESIANO. O Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do UniSALESIANO, Prof. André Ornellas, destacou que ações como essa fazem parte da missão institucional do UniSALESIANO. “Promover o bem, acolher, dar atenção e carinho. O caminho do ensino é paralelo ao do amor ao próximo”, ressaltou.

 

  

 

 COLÉGIO SALESIANO DE ARACAJU (SE) 

 

Após dois anos de restrições devido à pandemia, o Colégio Salesiano de Aracaju celebrou a Santa Missa da Páscoa do Senhor com todos os estudantes, professores e funcionários reunidos na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. A celebração da Páscoa foi realizada em dois momentos, na segunda-feira (18), com as turmas do Ensino Médio e Ensino Fundamental anos finais; e na terça-feira (19), com os alunos do Ensino Fundamental anos iniciais.

 

No primeiro dia, a eucaristia foi celebrada pelo diretor do Colégio, Pe. Arlan Braga e concelebrada pelo coordenador da Pastoral, Pe. Valdemir Augusto. Já no segundo dia, a celebração foi do Pe. José Cezar e concelebrada pelos padres Cezar Casetta e Valdemir Augusto. Durante as celebrações, os padres Salesianos enfatizaram a importância de comemorar a Páscoa no catolicismo. Além disso, explicaram que a data comemora a ressurreição de Jesus Cristo e encerra a Semana Santa. “Essa é uma das datas mais importantes do calendário religioso”.

 

  

 

 CENTRO JUVENIL DOM BOSCO E CESAM, BELO HORIZONTE (MG) 

 

No Centro Juvenil Dom Bosco, em Belo Horizonte (MG), aconteceram várias mobilizações para a arrecadação de caixas de bombons para as crianças e adolescentes atendidos pela obra salesiana. Na manhã da quarta-feira (13), aconteceu um momento de espiritualidade com os colaboradores do Centro Juvenil e CESAM/MG, sobre a Semana Santa que foi conduzido pelo Salesiano Pe. José Ricardo Mole, o qual convidou os colaboradores a refletirem sobre a Semana Santa e o seu simbolismo na Igreja e Família Salesiana. Na oportunidade foram abençoadas e entronizadas as cruzes que comporão os espaços físicos do CESAM-MG e do Centro Juvenil Dom Bosco, tornando ainda mais visível a missão salesiana de salvação integral de todos os jovens, especialmente os mais carentes. Para as crianças e os adolescentes, foi preparado uma programação especial com reflexão sobre o significado da Páscoa, apresentações musicais e a entrega das caixas de bombons. 

“Percebemos este momento como muito importante para as crianças e adolescentes atendidos, pois através da reflexão sobre o sentido da Páscoa pudemos refletir sobre os valores que essa data tão importante simboliza e com a entrega dos chocolates, ofertamos um momento de alegria e doçura, que muitas vezes os nossos atendidos não recebem em outros locais” afirmou a Supervisora Pedagógica, Ludmilla Souza.

 

  

 

 UNISALESIANO (SP) 

 

“Quem participa da Vigília da Misericórdia do UniSALESIANO vive e sente, plenamente, a presença do Espírito Santo”. E dessa forma, a Pastoral Universitária da Instituição promoveu a 4ª edição da Vigília da Misericórdia, que teve como tema – “E ao me beijar, me acolheu num abraço de pai” (Lc15), na noite do sábado (9). Dezenas de fiéis participaram ativamente das três passagens: a Lectio Divina (Reflexão), promovida no auditório Papa Francisco, seguida da Procissão em volta da Instituição, e a Adoração Eucarística, no Centro de Convivência. A Lectio Divina foi conduzida pelo Pró-Reitor de Pastoral, Pe. Paulo Jácomo (SDB), que citou da proximidade com a Semana Santa e a importância da conversão para a abertura da mente e do coração. Ainda durante a Lectio Divina, foi exposta, por meio de peça teatral e dança, a Parábola do Filho Pródigo, presente na Bíblia em Lucas 15,11-32. Em seguida, os participantes acompanharam as imagens de Nossa Senhora das Dores e Nosso Senhor dos Passos, por meio de uma procissão, com orações e cantos, até o Centro de Convivência, onde aconteceu a adoração de Cristo. A última passagem da Vigília foi guiada pelo Diretor-Geral do UniSALESIANO de Araçatuba, Pe. Erondi Tamandaré (SDB). O ápice do evento católico reuniu os fiéis em volta da fonte, que foi decorada com velas envolvendo o altar, em forma de cruz. Ao final do evento, houve comes e bebes, e a Pastoral Universitária, por meio do Pró-Reitor, Pe. Paulo, agradeceu a participação de todos.

 

  

 

 COLÉGIO SALESIANO DO SALVADOR E COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO, SALVADOR (BA) 

 

Na terça-feira (12), a montagem, cujo elenco e coordenação é formado por alunos e ex-alunos do Colégio Salesiano do Salvador, teve apresentação aberta ao público geral no teatro da instituição em Nazaré. No dia 19, foi a vez da equipe do Colégio Salesiano Dom Bosco subir ao palco do auditório da instituição na Paralela, em duas sessões: 18h30 e 20h. Os ingressos, vendidos exclusivamente nas escolas nos dois bairros, custaram R$20 e, toda a arrecadação foi destinada a campanha #DomBoscoPelaUcrânia, uma promoção da União do Nordeste Salesiano para captar fundos em apoio às vítimas da guerra.

 

Em cada dia de espetáculo, o público teve uma experiência única com as apresentações que possuem elenco e roteiro inéditos. No musical do dia 12, por exemplo, a música não figurou como paisagem sonora, mas aparece como texto compondo o roteiro. Em edições anteriores, o texto base do espetáculo foi sendo modelado a temas da contemporaneidade e, então, a trilha sonora incorporou canções consagradas da MPB, de artistas como Gonzaguinha, Nação Zumbi, Baiana System, entre outros. Em 2022, o universo do samba toma conta do espetáculo com letras de Arlindo Cruz, Cartola, Nelson Rufino, Dona Ivone Lara, Caetano Veloso, Chico Buarque, Paulinho da Viola, Jorge Aragão e outras estrelas que iluminam o repertório. Os amantes do samba podem experimentar a trilha do espetáculo através da playlist “Paixão 2022 – Um musical do Salesiano”, disponível no Spotify e YouTube.

 

 

 

 PARÓQUIA SÃO JOÃO BOSCO, RECIFE (PE) 

 

No último domingo (10), as ruas dos bairros de Caetés, na cidade de Abreu e Lima, Região Metropolitana do Recife (PE), foram tomadas por paroquianos na tradicional Caminhada de Ramos, momento em que a Igreja Católica marca o início da Semana Santa. Centenas de pessoas acordaram cedo e foram até à Comunidade Nossa Senhora da Conceição, em Caetés III, para acompanhar o início da liturgia que seguiu até a Igreja Matriz de São João Bosco, em Caetés I. Ao todo, as pessoas caminharam por mais de 5 km louvando, agradecendo e proclamando que Jesus Cristo é o rei do Universo.

 

Ao longo do percurso, seis paradas foram pensadas com o objetivo de fazer os fiéis refletirem sobre o tema da Campanha da Fraternidade: Fraternidade e Educação. Realidades distintas foram apresentadas. Em todas, a cobrança de políticas públicas necessárias para a área. Um momento significativo do evento foi a parada nos presídios que ficam no território da Paróquia São João Bosco – Caetés. Na ocasião, o grupo de canto da Comunidade Rural Nossa Senhora das Graças, responsável por animar a caminhada, entoou o Pai Nosso dos Mártires, do cantor Zé Vicente. O povo de Deus acompanhou cantando e balançando os ramos, atendendo ao apelo do Papa Francisco, de ser uma igreja em saída. No fim do percurso, os paroquianos participaram da continuação da celebração na Igreja Matriz de São João Bosco. A missa foi presidida pelo pároco, Pe. Antônio Gomes, e concelebrada pelos padres Marcos Antonio e Antonio João Neto. A liturgia foi partilhada entre as comunidades da paróquia e animada pelo Coral São João Bosco. Em tom solene, todos os presentes foram convidados a entrar no clima da Semana Santa.

 

  

 

 COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO, EM PARNAMIRIM (RE) 

 

Lindas apresentações marcaram o início da Semana Santa do Colégio Salesiano Dom Bosco, em Parnamirim (RE). As equipes de teatro, dança e música do Departamento de Arte e Cultura encenaram a Paixão de Cristo com muita dedicação, levando aos educandos uma mensagem de fé e esperança para a vivência dessa semana tão importante para a comunidade cristã. As apresentações aconteceram no auditório do colégio para os alunos da educação infantil, ensino fundamental e médio. Ao todo, foram oito sessões distribuídas ao longo da segunda-feira (11). Para os alunos-atores, essa é uma encenação ainda mais especial por se tratar de uma data tão singular para a Igreja.

 

  

 

 CENTRO EDUCACIONAL DOM BOSCO (CEDB), NATAL (RN) 

 

O Centro Educacional Dom Bosco (CEDB), com a coordenação da Equipe de Pastoral, realizou, com os participantes do Oratório Diário, no “Bom Dia” e “Boa Tarde” da segunda-feira (11), uma breve reflexão e representação da Santa Ceia do Senhor, juntamente com o momento do lava pés, fazendo referência à Quinta-feira Santa, quando se faz lembrança do ensinamento de Jesus que orienta a servir uns aos outros, como no caso da lavagem dos pés que, naquela época, ficava para os empregados e trabalhadores menos categorizados, para os serviçais mais humildes e desconsiderados. Porém, o próprio Jesus se fez servidor e, após lavar os pés dos discípulos, disse: “Compreendeis o que vos fiz? Vós Me chamais de Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque realmente Eu O sou. Se Eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros” (Jo 13,12-14).

 

  

 

 OBRA SOCIAL CIDADE DOM BOSCO, CORUMBÁ (MS) 

 

Na terça-feira (12), aconteceram as confissões na Escola Estadual Dom Bosco para os alunos no período da manhã. Já na quarta-feira (13), ocorreram as apresentações da Via Sacra através da dança, teatro, jogral, libras e música, preparada pelos educadores e educandos dos programas sociais. Pe. Inácio Enaureu conduziu a Celebração da Palavra no período matutino; Pe. Eduardo Moura celebrou a Missa para os adolescentes no vespertino e para os alunos do período noturno da escola. Além disso, como tradição, os atendidos do Programa Crianças e Adolescentes Felizes e Programa Adolescentes Aprendizes receberam chocolates.

As atividades da Semana Santa na Cidade Dom Bosco foram organizadas pela Pastoral Juvenil Salesiana, em parceria com os responsáveis da Ação Social e Equipe Pedagógica da escola.

 

  

 

 

Fonte: Uma colaboração das Assessorias de Comunicação das Presenças Salesianas citadas

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber