19/08/2022

Chega ao fim o XX ENARSE / XIII ENEL

Na manhã desta sexta-feira (19), aconteceu o último dia do XX Encontro Nacional da Rede Salesiana Brasil de Escolas (ENARSE) e XIII Encontro dos Ecônomos Locais (ENEL) de forma totalmente on-line pela plataforma Zoom.

Seguindo os dias anteriores, os participantes foram recebidos com um divertido Quiz, criado pela equipe de Comunicação da RSB, sobre temas relativos ao próprio evento e curiosidades salesianas. Todo o evento contou com a mediação da Gestora de Projetos da Rede Salesiana Brasil, Ana Paula Costa e Silva, e a abertura oficial do dia trouxe uma fala de Acolhida da Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas, Ir. Lucia Jacinta Finassi, seguida da Oração Inicial com a Animadora da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida e Presidente da Associação das Escolas das Irmãs Salesianas (AEIS) de São Paulo, Ir. Teresa Cristina Domiciano, juntamente com a Assessora de Pastoral Juvenil, Isadora. Juntas, Ir. Teca e Isadora trouxeram uma oração celebrativa dos 130 da presença das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil.

O primeiro momento de palestras do dia foi comandado pela Coordenadora Nacional de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, Ir. Maike Loes, a qual trouxe uma apresentação da Campanha de Matrículas 2022/2023, criada pela equipe de Comunicação da RSB, em parceria com os Comitês Nacionais de Comunicação e das Escolas. Ir. Maike trouxe um panorama de toda a caminhada percorrida até o momento de lançamento da nova Campanha e as diversas possibilidade de utilização da mesma, além da divulgação do curso “Matrículas e Rematrículas: Como fortalecer a minha escola em Rede”, que será oferecido às equipes das escolas salesianas.

Em seguida, a equipe da Editora Edebê Brasil comandou uma apresentação sobre o seu editorial, com foco nas novas produções que serão lançadas. O momento foi conduzido pelo Diretor Geral da Edebê, Pe. Nivaldo Pessinatti; juntamente com a Gerente Executiva, Ir. Adair Aparecida Sberga, e a Coordenadora de Editorial, Giovanna Santos Farago. Após a apresentação, foi aberta uma interação com o público para perguntas enviadas e respostas ao vivo pela equipe da Editora. O momento foi mediado pela Animadora das Escolas da Inspetoria Maria Auxiliadora, Ir. Maria Robeuvânia.

Dividido em dois momentos separados por um intervalo, os participantes do terceiro dia do ENARSE/ENEL 2022 puderam contar com uma partilha de Boa Prática na implantação do Novo Ensino Médio nas escolas da RSB. O primeiro momento contou com falas e exposições de atividades da Coordenadora do Ensino Médio e do Ensino Fundamental - Anos Finais, Glória Maria Garcia; e da Orientadora Educacional do 6° ano ao Ensino Médio, Leila Pavanelli; ambas do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, em Cambé (PR), escola salesiana da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida. Após o intervalo, a partilha de Boas Práticas continuo, desta vez, com a participação das Supervisoras Pedagógicas do Ensino Médio, Daniele Gonçalves e Fernanda Katiuscia, ambas do Colégio Salesiano São José e Colégio Salesiano Dom Bosco (RN), da Inspetoria São Luiz Gonzaga.

A última palestra da manhã trouxe o tema “Parâmetros de atualização do novo ENEM: possibilidades e desafios” e ficou sob o comando do Coordenador-Geral de Ensino Médio – MEC, Fernando Wirthmann; juntamente com a Assessora Pedagógica da RSB, Leoneide Rodrigues. A palestra também contou com uma interação com o público por meio de perguntas enviadas e respostas ao vivo pelos palestrantes. O momento foi mediado pelo Animador das Escolas da Inspetoria São João Bosco (ISJB), Paulo Rogedo.

A manhã de trabalhos foi encerrada com uma palavra do Diretor Executivo da RSB, Pe. Nivaldo Pessinatti, juntamente com a Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas, Ir. Lucia Jacinta Finassi. “Nenhum evento acontece sem o apoio de uma Rede de pessoas [...], foram trocadas muitas informações, conhecimento, foi realmente uma Rede de pessoas que dialogou, trocou ideias; foram colhidas muitas sugestões, muita gente colaborou, alinhou..., foram as palavras, nessas últimas semanas, mais vivenciadas; e cada um deu o seu melhor para atingir os objetivos: o objetivo principal que é de formação e os objetivos específicos. Então, uma gratidão a toda essa Rede de pessoas”, diz Ir. Jacinta. “Nesse momento, tantos sentimentos afloram: sentimentos de alegria, sentimentos de esperança, sentimentos de entusiasmo e principalmente o sentimento de compromisso. Eu acho que isso é uma grande possibilidade e uma grande atitude que um evento como esse nos oferece”, completa Pe. Pessinatti.  

O período da tarde foi exclusivo para os Diretores, Coordenadores e Supervisores Pedagógicos do Ensino Médio, trazendo o Detalhamento dos Mapas Conceituais da FGB e dos Itinerários Formativos para a 2º série do Ensino Médio. O momento contou com a participação da Direção Geral, da Gerência Executiva e da Coordenação Editorial da Editora Edebê Brasil.

Clique e confira os detalhes do primeiro e do segundo dia do XX ENARSE e XIII ENEL.

Fonte: Equipe de Comunicação da RSB

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber