Escolas
18/08/2022

Começou o maior Encontro Educacional da Rede Salesiana Brasil

Começou, nesta quarta-feira (17), o XX Encontro Nacional da Rede Salesiana Brasil de Escolas (ENARSE) e XIII Encontro dos Ecônomos Locais (ENEL) que, este ano, traz o tema “Liderança se Faz Em Rede: Fortalecendo Nossa Missão Educativa em Tempo de Pós-Pandemia”. Assim como no ano anterior, o evento acontece de forma totalmente on-line e, só no primeiro dia, já reuniu mais de 600 participantes para refletir e estudar os movimentos da educação salesiana no Brasil e nas Américas.

O encontro vai até a sexta-feira (19) e é destinado aos Inspetores, Animadores, Diretores Institucionais, Gestores e Ecônomos Inspetoriais, Ecônomos Locais e Diretores/Supervisores/Coordenadores Pedagógicos, Coordenadores de Pastoral, Coordenadores de Comunicação e Orientadores Educacionais; trazendo como objetivo geral promover a formação continuada nas dimensões gerencial, pedagógico-pastoral e administrativo-financeira para o fortalecimento da Missão Educativa Salesiana em Rede.

Neste primeiro dia, a Gestora de Projetos da Rede Salesiana Brasil, Ana Paula Costa e Silva, acolheu todos os participantes e, dando abertura ao evento, os coordenadores da Comissão Nacional da Pastoral Juvenil Salesiana (CNPJS), Ir. Nádia Caetano dos Santos e Pe. Daniel Oliveira da Cunha, enviaram suas mensagens trazendo uma reflexão sobre o tema “Pastoral Juvenil: nossa identidade e nossa missão”. “Na tradição salesiana, todos os membros das comunidades educativas são denominados educadores, pois participam ativamente do processo de formação integral dos nossos destinatários. É o que se espera de cada profissional, a partir de suas atribuições”, diz Ir. Nádia. “Deste modo, o Projeto de Pastoral Juvenil nas Casas Salesianas expressa, antes de tudo, a nossa pertença e o nosso empenho em colaborar com a missão evangelizadora da igreja e, ao mesmo tempo, identifica o nosso modo específico de evangelizar, anunciar e participar da construção do Reino de Deus”, completa Pe. Daniel.

 

 

 

A oração inicial foi comandada pela Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas, Ir. Lúcia Jacinta Finassi, que contou com o apoio do Assessor da AJS, Vinicius Gabriel da Silva, e a Coordenadora de Pastoral, Rosana Aparecida Fransolin Magri, trazendo como intenção da oração a “Educação Salesiana em Rede: Um legado de Razão, Religião e Amorevolezza”. Em seguida, a abertura do evento também contou com algumas palavras dos diretores executivos da Rede Salesiana Brasil, Ir. Silvia Aparecida da Silva e Pe. Nivaldo Pessinatti; dos Inspetores Referentes das Escolas da RSB, Pe. Francisco Ignácio Vieira Júnior e Ir. Teresinha Ambrosim, esta última também Diretora Vice-Presidente da RSB. “Nós buscamos respostas para esses momentos difíceis que a pandemia da COVID-19 nos trouxe. Mas, ao mesmo tempo, queremos aproveitar para ressignificar nossas presenças, com o objetivo de fortalecer a nossa missão educativa”, diz, Ir. Silvia em sua fala inicial. “Agradecemos esta força carismática que embala as nossas mentes, embala nossos corações e principalmente os nossos braços. É uma força propulsora de transformação. Nós somos hoje os nossos fundadores!”, diz Pe. Pessinatti. “Eu tomo a liberdade de ler uma pequena citação do nosso documento capitular que diz o seguinte: ‘Conscientes de que cada crise contém em sim sementes de crescimento, consideramos a pandemia como uma lente para ler de perto o nosso tempo’”, comenta Ir. Teresinha. “Esses eventos, esses acontecimentos, nos expressam de fato o carisma envolvente que temos, um carisma capaz de abranger todas as forças pela educação integral, é o que nós sonhamos”, completa Pe. Francisco.

A primeira exposição do dia foi comandada pelos Referentes da Escola Salesiana na América (ESA), Ir. Ivone Goulart, que é Referente do Âmbito para a Pastoral Juvenil, diretamente de Roma; e Pe. Cláudio Cartes, Referente do Dicastério para a Pastoral Juvenil, diretamente do Chile. Em seguida, a Direção Executiva da RSB, juntamente com a Coordenadora Executiva, Maria Dantas, trouxeram um breve histórico dos 20 anos de história da Rede Salesiana Brasil que introduziu a apresentação do novo Planejamento Estratégico 2020-2030, que busca como resultado, em 10 anos, contribuir para a evangelização e educação da juven­tude segundo o projeto salesiano de promoção integral; além de propiciar Comunidades Salesianas ressignificadas, tendo o Projeto Educativo-Pastoral Salesiano (PEPS) como pro­jeto carismático e institucional de referência.

Dando continuidade ao evento, foi apresentado um panorama de todas as dez inspetorias salesianas dentro do âmbito das escolas, proporcionando uma partilha de ideias, reflexões sobre as diferentes realidades salesianas no Brasil e muito sentimento de pertença pelo trabalho em rede que vem sendo continuamente fortalecido dentro da missão. 

Após o intervalo, que contou com vídeos de alguns educadores e estudantes salesianos completando a pergunta “Para mim, o Novo Ensino Médio na Rede Salesiana tem possibilitado...”, novamente a Referente do âmbito da Pastoral Juvenil, Ir. Ivone Goulart, desta vez acompanhada pelo Animador das Escolas da Inspetoria Salesiana São Pio X, Pe. Leandro Brum, comandaram a conferência “A força da Identidade Salesiana para responder aos desafios do contexto pós-pandemia”. 

Todo o evento foi permeado pela interação intensa dos participantes pelo chat. Amanhã, todas as lideranças das escolas salesianas do Brasil se reúnem novamente, de 08h às 12h (horário de Brasília) para o segundo encontro.

Fonte: Equipe de Comunicação da RSB

Compartilhe