25/03/2022

Comunicar paz e solidariedade

Durante sua visita de animação aos Delegados de Comunicação Social da Polônia, no mês de março, em Varsóvia, o Conselheiro Geral para a Comunicação Social, Pe. Gildásio Mendes dos Santos, deu uma entrevista à edição de um programa católico da televisão polonesa, durante a qual se tratou do papel dos salesianos e da mídia salesiana na guerra em curso na Ucrânia, e comentou a carta do Reitor-Mor sobre a situação nesse país, para promover uma comunicação baseada na solidariedade em favor da paz.

 

A entrevista foi coordenada pelo Pe. Maciej Makula, Coordenador do programa religioso da TV estatal da Polônia, e realizada pelo Pe. Mariusz Jawny, Coordenador de Comunicação para a Região Europa Centro e Norte.

 

Durante a entrevista o Pe. Mendes tratou da importância de promover com muita clareza e unidade institucional, com a Igreja e toda a Congregação Salesiana, uma política e ação concretas na área da comunicação pela construção da paz no mundo de hoje. “Dom Bosco era um educador que promovia a paz…”, afirmou.

 

De modo muito claro, o Conselheiro Geral acrescentou que é urgente parar a guerra na Ucrânia e entrar pelo caminho do diálogo a partir de uma ética política e econômica justa e solidária. Sublinhou ainda o grande trabalho que estão a fazer os Salesianos na Polônia, através da Procuradoria Salesiana Missionária de Varsóvia e nas numerosas comunidades salesianas que acolhem, com fraternidade e solidariedade, os refugiados nas casas salesianas, como em todo o mundo, graças à Coordenação Internacional da Resposta Salesiana às Emergências. Confira a matéria de atualizações constantes sobre a ação salesiana em prol das vítimas da guerra na Ucrânia.

 

Em sua mensagem, Pe. Gildásio faz um apelo para que os Delegados de Comunicação e os responsáveis pela mídia promovam uma ética de comunicação que vise a construção da paz e da solidariedade tanto na Ucrânia quanto no Haiti, na Venezuela, na Etiópia, em Mianmar..., em todo o mundo.

 

A entrevista do Pe. Mendes pode ser acessada na íntegra pelo ANSChannel em inglês, com legendadas em português.  

 

Fonte: Agencia Info Salesiana (ANS)

 

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber