27/11/2023

Conselheiro Geral para as Missões visita Inspetoria de Campo Grande

Na noite da última quinta-feira (23), Pe. Alfred Maravilla chegou a Campo Grande (MS) e foi recebido na sede inspetorial pelo Inspetor, Pe. Ricardo Carlos, e pelo Delegado Inspetorial para a Pastoral Juvenil Pe. Aldir da Silva.

 

VISITA AO MUSEU DAS CULTURAS DOM BOSCO

O primeiro compromisso do dia foi a visita ao Museu das Culturas Dom Bosco, obra salesiana que completou 72 anos de história. Vários sacerdotes salesianos trabalharam para a construção e manutenção do Museu, em especial Pe. Antônio Colbachini, Pe. Félix Zavattaro, Pe. Cesar Albisetti, Pe. Angelo Venturelli e Pe. João Falco – responsável pela obtenção da maior parte do acervo da instituição.

O Conselheiro Geral para as Missões veio acompanhado pelo Pe. Reginaldo Cordeiro, originário da Inspetoria de Manaus e que hoje é membro da equipe do Pe. Alfred. Eles foram recebidos pelo Professor e Diretor do museu, Dirceu Maurício Van Lonkhuijzenm, e pelo Prof. Dr. Cristiano Marcelo Espinola, Pró Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O Ir. Rafaelle Lochi também acompanhou a visita, ao lado do Inspetor, Pe. Ricardo Carlos.

A visita foi guiada pelo Prof. Dirceu que explicou com detalhes as coleções expostas, suas origens, como vieram fazer parte do acervo, a estrutura e história do próprio museu. Ao final da visita, Pe. Alfred afirmou que o museu é um patrimônio de toda a congregação e é um trabalho salesiano muito importante. “Eu acho que o museu é o patrimônio de toda a congregação e também reflete o trabalho e o comprometimento dos Salesianos que vieram aqui para ajudar as pessoas, especialmente os povos indígenas. Eu acredito que museus como este são muito importantes porque eles ajudam muitos povos com os quais trabalhamos. Primeiro, valorizam a sua cultura, preservam sua cultura, para que suas tradições culturais possam ser passadas para a próxima geração. Então eu acho que este museu é muito importante e essa é exatamente a parte de nosso trabalho como evangelizadores. Temos que ajudar as pessoas a conhecerem, a apreciarem a sua cultura, a conhecerem suas tradições culturais” declarou.

O Conselheiro Geral para as Missões ainda lembrou que a Congregação Salesiana está se preparando para celebrar os 150 anos da primeira expedição de missionários. De acordo com o Pe. Maravilla, o Reitor-Mor, Cardeal Ángel Fernández Artime, pediu para ser renovado o compromisso dos salesianos com os povos indígenas. “Nós estamos trabalhando nisso. Depois de 150 anos, nós temos que reviver o nosso trabalho com os povos indígenas. E um dos primeiros passos que estamos fazendo é refletir sobre o Museu Missionário Salesiano. Em janeiro, nós teremos uma reunião com os diretores do Museu Missionário Salesiano para falar sobre a identidade do Museu Missionário Salesiano. Esse é o primeiro passo. O segundo é refazer o nosso reconhecimento para o trabalho com os povos indígenas. Então, meu trabalho aqui é exatamente para visitar os povos indígenas, os Bororo, os Xavante. Eu estive no Vietnã onde eu visitei os povos indígenas e depois eu continuarei, porque isso é o que o Dom Angel nos pediu”, concluiu.

 

VISITA À UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO (UCDB)

Na tarde da última sexta-feira (24), Pe. Alfred Maravilla reuniu-se com o Delegado Inspetorial para a Ação Missionária, Pe. Aldir da Silva, e conheceu a equipe inspetorial de Comunicação. Em seguida, acompanhado pelo Reitor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Pe. José Marinoni, foi até o campus universitário. Na visita, juntou-se ao grupo o representante da Inspetoria São Domingos Sávio no curatorium do Pós-Noviciado, Ir. José Maria Vergara Castillo, mais conhecido como Ir. ‘Jomar’, e que tem a mesma nacionalidade do Pe. Alfred Maravilla, das Filipinas. Continuaram acompanhando o Conselheiro para as Missões, o Pe. Reginaldo Cordeiro e Ir. Rafaelle Lochi.

Os salesianos, sempre acompanhados pelo Pe. Marinoni, visitaram a Paróquia Universitária São João Bosco, o Pátio UCDB, com uma parada na sala da Pastoral Universitária. Nos laboratórios, Pe. Alfred conversou com alunos e funcionários. Depois seguiu para o Centro de Documentação Indígena e Neppi – Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas.

Após a visita ao campus da UCDB, Pe. Alfred Maravilla seguiu para o Instituto São Vicente para uma visita ao curatorium do pós-noviciado.

 

VISITA AOS SALESIANOS PÓS-NOVIÇOS

O curatorium do Pós-Noviciado Salesiano de Campo Grande recebeu a visita do Conselheiro Geral para as Missões na tarde do sábado (26). Toda a comunidade reunida, com a presença do diretor da casa, Pe. Ademir Lima de Oliveira, recebeu o Pe. Alfred Maravilla para um momento de reflexão e oração.

Os pós-noviços ouviram atentos a explicação do Pe. Alfred Maravilla sobre o “Espírito Missionário”, motivador da vocação que impele os salesianos a terem presenças em 134 países do mundo inteiro até hoje. De acordo com o Conselheiro Geral, esse número deve aumentar ainda neste ano, quando Níger e Botswana receberão novas presenças salesianas. “Também na Argélia, onde os muçulmanos estão cortando as cabeças dos cristãos, nós vamos abrir uma presença salesiana”, destacou.

O Conselheiro Geral para as Missões apresentou o perfil da vocação missionária, lembrando que o discernimento para essa vocação necessita um rigoroso aprofundamento. “Para ser missionário, antes de tudo é preciso ser um bom salesiano, pois ele é enviado para proclamar o Evangelho”.

O motivo para animar este Espírito Missionário é atender a um pedido da Igreja, representada pelo Papa e pelos Bispos. “É graças à vocação missionária de alguns salesianos que podemos abrir as presenças em diversos países. Também somos a Congregação mais expandida em todo o mundo, mais que os jesuítas e mais que os franciscanos”, declarou Pe. Alfred.

No início da noite, Pe. Alfred Maravilla ainda presidiu a Santa Missa para todos os salesianos formandos, na capela do Curatorium. A conclusão da visita aconteceu com um jantar festivo.

Fonte: Missão Salesiana do Mato Grosso (MSMT)

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber