14/11/2022

Doar é Fazer a Diferença

União pela Vida (UPV) é um grande movimento nacional que incentiva o desenvolvimento do espírito solidário em todas as suas dimensões. Nascido para apoiar as ações das obras sociais salesianas no país, a UPV une pessoas do Brasil e do mundo que entendem que o essencial na vida é fazer o bem, tornando pequenas doações e gestos concretos em grandes transformações de vida para crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.

 

Conheça algumas histórias de doadores e doadoras que encontraram na União pela Vida um caminho para fazer a diferença no mundo:

 

Francesca Lo Lacono

Animadora Geriátrica

Doadora da UPV há 8 anos

Bolonha/ Itália

 

“Desde 2014, assumi o lugar da minha mãe na adoção à distância. Quando minha mãe morreu, continuei a adoção dos filhos que a seguiram. Como disse Santa Teresa de Calcutá: ‘É uma gota no oceano, mas sem o oceano essa gota estaria faltando’. É um pequeno compromisso para nós, mas realmente ajuda esses caras e dá a eles a oportunidade real de construir um futuro melhor.

Na década de 1960, minha mãe, no cabeleireiro, leu um artigo em um jornal que falava sobre o Pe. Sassida e seu trabalho. Então ela e Pe. Sassida começaram a escrever um para o outro. Minha mãe e meu pai são benfeitores da Obra Social Salesiana desde os anos 60. Ao ajudar este trabalho, tenho certeza de que minhas ofertas vão para quem realmente precisa: elas contribuem para dar a oportunidade de uma vida melhor a muitas crianças e suas famílias.”

 

Diego Silva do Nascimento

Professor

Doador da UPV há 18 anos

Corumbá (MS)/ Brasil

 

“Acredito que quanto mais pessoas fazendo boas ações, ajudando o próximo, mais pessoas vão querer transmitir amor a outras pessoas. Uma vez ajudando no Sino da Caridade, véspera de Natal, estávamos entregando doações às famílias carentes e, em uma das casas, uma senhora estava cozinhando folhas para dar a sua neta, pois não tinha nada para comer. Quando nos viu na porta de sua casa ela começou a chorar e disse: ‘Foi Deus quem mandou vocês aqui. Pois hoje vamos ter uma ceia graça a vocês’. Isso emocionou muito o nosso grupo.

Sempre que estou ajudando, me sinto acolhido. Acredito que no sorriso, no abraço de cada criança, tem um futuro promissor, e que cada aluno ou educador que ajudamos a formar, estaremos formando um cidadão de bem e que ele irá futuramente transmitir o amor que recebeu.”

 

Giuliana Fasolato

Compradora Sênior (Aposentada)

Doadora da UPV há 22 anos

Padova/ Itália

 

“Vale a pena apoiar este projeto, porque se destina às crianças, aos jovens, para que possam estudar, melhorar a sua condição e isso beneficia toda a sociedade. Nossa solidariedade, por menor que seja, ajuda a construir um futuro melhor para todos.

O desejo de ser útil para as crianças menos afortunadas que meus filhos ajuda a pensar concretamente que existem situações difíceis que tentamos esquecer, ignorar. Também cria uma ‘ponte’, um vínculo emocional com um mundo tão distante de nós.”

 

Daniele Segato

Trabalhador de Escritório

Doador da UPV há cerca de 22 anos

Padova/ Itália

 

“Se eu não ajudar a criança, ela pode não encontrar outra pessoa disposta a ajudá-la. Se tivermos sorte e vivermos uma vida que nos permita não sofrer para obter as necessidades básicas de subsistência, podemos pensar também em ajudar aqueles que não podem tê-las. Mais do que uma história sobre minhas adoções, fiquei impressionado com as palavras de um padrinho. Propus a adoção a um amigo meu e quando lhe perguntei se queria adotar um menino ou uma menina, ele respondeu: ‘Daniele, quero um filho que ninguém quer, ou porque é feio ou porque ele está doente ou tem outros problemas, ninguém o quer e por isso eu o quero’.

Há mais alegria em dar do que em receber. Abrir mão de algo próprio para dar aos outros não nos empobrece, mas nos enriquece com aqueles valores que são os pilares do ser humano. Nenhum gesto nos fará tão felizes quanto fazer nosso próximo feliz.”

 

Você também pode fazer parte do movimento União pela Vida (UPV). Conheça mais e torne-se um doador ou uma doadora em: upv.org.br

 

Fonte: Equipes União pela Vida (UPV) e RSB-Comunicação

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber