16/03/2022

Educação para a democracia

No ano em que a Justiça Eleitoral completa 90 anos de serviços à sociedade brasileira, o Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, de Aracaju (SE), realiza Eleição dos líderes de turma para 2022, com foco no exercício da cidadania, protagonismo juvenil e escolha por meio do voto consciente.

 

A ação pedagógica organizada pela Pastoral Salesiana em parceria com o Núcleo de Acompanhamento Neuropsicopedagógico Escolar (NANPE), aconteceu na última quinta-feira (09) e contou com os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental (Anos iniciais) à 3ª série do Ensino Médio, totalizando 78 candidatos, ou seja, 39 duplas.

 

Os comícios do Colégio contaram com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), que proporcionou a formação técnica e equipamentos necessários para os comícios. De acordo com Cláudio Gonçalves, técnico judiciário, lotado na Seção de Administração de Urnas, a votação simula as eleições brasileiras. “Para esta atividade são utilizadas quatro urnas eletrônicas e duas secções, sendo que duas urnas são de reposição, caso uma apresenta problemas. Além disso, é necessário realizar o mesmo procedimento sistemático das eleições no país: respeitar horários, mesários para checar os nomes e autorizar o voto”, explica Cláudio.

 

O Projeto Líderes de Turma tem como objetivo promover a participação, o protagonismo juvenil, o exercício da cidadania, a escolha por meio de voto consciente e a democracia. Uma vez eleitos, os líderes são empossados, passam por formações e trabalhos que buscam manter os princípios éticos e valores cristãos no meio escolar.

 

A Pastoral e o NANPE ressaltam o compromisso dos estudantes que a cada ano participam deste projeto, pois fazem parte da base para a construção de uma sociedade mais justa, libertadora e humana. De igual forma reconhecem o trabalho do Tribunal Superior Eleitoral como órgão máximo da Justiça Eleitoral e seu papel no exercício da democracia brasileira.

 

  

 

Fonte: Assessoria de Comunicação - Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, Aracaju (SE)

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber