24/04/2023

Encontro Nacional de Formação Permanente para o Quinquênio

Entre os dias 16 e 21 de abril, no Instituto Salesiano São Vicente, em Campo Grande (MS), aconteceu o Encontro Nacional de Formação Permanente para o Quinquênio, um Projeto organizado pela Conferência Inte­rinspetorial dos Salesianos do Brasil (CISBRASIL), por meio da Comissão Nacional de Formação (CNF).

O evento foi destinado aos Salesianos Coadjutores que estão nos primeiros cinco anos de Profissão Perpétua e aos Salesianos Presbíteros que estão nos primeiros cinco anos de Ordenação Presbiteral. Os responsáveis por esta edição do encontro foram o Pe. Paulo Manoel, da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora e o Vice Inspetor e Delegado Inspetorial para Formação da Inspetoria Santo Afonso de Ligório, Pe. Elias Roberto. “Este projeto faz parte da programação da CNF, mas, na verdade, ele é pedido pela Congregação. O encontro ajuda muito para a troca de experiências, no conhecimento da realidade das outras Inspetorias e, acima de tudo, ajuda a aprofundar o carisma salesiano, que é o sentido da nossa prática que herdamos de Dom Bosco”, diz Pe. Elias.

No primeiro dia de encontro, a acolhida e Celebração Eucarística foi presidida pelo Inspetor da Missão Salesiana do Mato Grosso (MSMT), Pe. Ricardo Carlos. Já na terça-feira (18), segundo dia, os Salesianos do Quinquênio participaram da Celebração Eucarística na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, presidida pelo Pe. Elias Roberto. 

Nos demais dias de encontro, houve formações com os temas: “A constituição da identidade salesiana”, ministrada pelo Pe. Ademir Lima, da Inspetoria Santo Afonso de Ligório; “Missão e espiritualidade no caminho sinodal”, ministrada pelo reitor do Seminário Regional Maria Mãe da Igreja, Pe. Juan Diego Giraldo; “Gestão e trabalho compartilhado com os leigos”, ministrada pelo Diretor Executivo da Rede Salesiana Brasil (RSB), Pe. Nivaldo Pessinatti, e na manhã do dia (21), houve ainda um momento de formação e partilha com o Coordenador da CNF, Pe. Paulo Profilo

  

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações da Assessoria de Comunicação da Missão Salesiana do Mato Grosso

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber