13/03/2023

Encontro Nacional do Comitê de Ação Social Salesiana

Aconteceu, nos dias 08, 09 e 10 de março, presencialmente no escritório central da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF), o Encontro Nacional do Comitê da Ação Social Salesiana. Com o objetivo de promover a integração e renovar o comprometimento do Comitê para o trabalho em Rede, bem como o alinhamento das ações previstas no Plano Anual de Trabalho (PAT) integrado, o encontro foi conduzido pela Coordenadora Nacional da Ação Social Salesiana, Carolina Neves de Oliveira, juntamente com a Direção Executiva da RSB, Ir. Silvia Aparecida da Silva e Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti, e a Coordenadora Executiva, Maria Dantas. Como representante da Pastoral Juvenil Salesiana (PJS), o evento também contou com a presença do Ir. Manoel Messias da Silva, além da presença do Referente da Ação Social Salesiana, Pe. Jefferson Luiz da Silva Santos e, representando cada Inspetoria Salesiana do Brasil, também estiveram presentes seus respectivos Coordenadores da Ação Social. 

O primeiro dia de encontro contou com uma temática voltada para o fortalecimento da integração do Comitê, sendo comandado pelos Diretores Executivos da Rede Salesiana Brasil, Ir. Silvia e Pe. Pessinatti, os quais também marcaram presença em todos os demais dias do evento.

No segundo dia, após a Oração Inicial, os integrantes do encontro contaram com as participações especiais das Coordenadoras Nacionais da Comunicação e das Escolas Salesianas, respectivamente, Ir. Maike Loes e Ir. Lucia Jacinta Finassi. De forma remota, as duas trouxeram em suas falas uma reflexão que reforça a proposta para 2023 de fortalecimento do trabalho em Rede. Em seguida, o encontro se dedicou ao entendimento das diversas realidades inspetoriais, trazendo exposições de cada Coordenador da Ação Social sobre como se dão os trabalhos localmente e quais são os principais desafios de suas unidades. 

Ainda no segundo dia, houve a apresentação do Plano Anual de Trabalho (PAT) da Rede Salesiana Brasil para 2023 e um momento dedicado ao Projeto Mundo Aprendiz que traz uma coleção publicada pela editora da RSB, a Edebê Brasil, pensada para apoiar as obras sociais salesianas do país que trabalham com o Programa Jovem Aprendiz e oficinas de aprendizagem.

Como última ação do dia, foi apresentada pela equipe de Comunicação da RSB, Pedro de Moraes Freitas e Thiago Silva Santos, respectivamente Designer Gráfico e Analista de Comunicação da RSB, a proposta para 2023/2024 da Campanha de marketing para a Ação Social. O dia foi finalizado com a celebração eucarística, presidida pelo Pe. Washington Luis.

O início do terceiro e último dia do Encontro se debruçou sobre a construção da programação para o Encontro Nacional da Ação Social (ENAS), que acontecerá nos dias 3 e 4 de maio deste ano. Em seguida, houve um momento de socialização das ações realizadas nas unidades através do Projeto Educomunicação em Ação Social, além de uma apresentação do Projeto Pró-Rede já em curso em algumas inspetorias salesianas. A ideia foi trazer uma reflexão e entendimento das possibilidades de ampliação da proposta.

Na parte da tarde, houve um momento de conversa sobre o Sistema de Gestão e Animação da Rede Salesiana Brasil de Ação Social (SIGAR), bem como a validação das pautas e agendas das reuniões do Comitê de Ação Social em conformidade com o PAT 2023.

O encontro foi finalizado com uma Celebração de Envio, fazendo com que os participantes do Encontro do Comitê da Ação Social Salesiana voltem às suas Inspetorias com a missão de, também localmente, fortalecer o entendimento da necessidade cada vez mais latente de uma ação em Rede que dê subsídios sempre mais concretos às necessidades da juventude do país, em especial àquela que se encontra em situação de vulnerabilidade social, sempre a partir do carisma salesiano.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil  

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber