26/05/2022

Escola Dom Bosco - primeira do país a ministrar curso na área de cultura

Desde o dia 17 de maio, a Obra Social Salesiana Escola Dom Bosco, em Recife (PE), se tornou a primeira instituição de aprendizagem profissional no Brasil a validar e ministrar um curso na área de cultura, em conformidade com a Portaria do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) nº 671/2021 e Decreto nº 9.579/2018.

 

O curso, que tem como nome “Aprendiz Com.Direito – Cultura”, começou na terça-feira (17), atendendo 31 jovens na modalidade de cota alternativa, residentes das mais diversas áreas da Região Metropolitana do Recife, e tem como justificativa a necessidade de formação de mão de obra qualificada para ocupar espaços ligados à cultura no estado.

 

Pernambuco tem uma vasta diversidade cultural, mas carece de mão de obra específica e qualificada, e, segundo a Fundação Getúlio Vargas, o setor irá crescer ainda mais nos próximos anos. “Pretende-se, com a iniciativa no setor cultural, ampliar as oportunidades trazidas com a inclusão do itinerário de formação técnica e profissional no currículo do ensino médio (Lei nº 13.415/2017), de forma articulada à Lei da Aprendizagem”, diz a coordenadora do curso Gidalti Costa.


No total, o curso contará com 1.840 horas, distribuídas em 24 meses, entre teoria e prática, na Escola Dom Bosco e em suas respectivas empresas. Os jovens desenvolverão suas atividades profissionais nos museus Paço do Frevo e Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam), onde aprenderão, dentre outras coisas, as rotinas ligadas ao mundo do trabalho no contexto de exposições de arte, museus, centros culturais, galerias de arte, parques nacionais e equipamentos culturais; de forma ética e com uma formação humana completa, visando a Agenda 2030 (plano de ação da ONU para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal) com competências socioemocionais, questões de gênero e atitudes proativas; dessa forma, inserindo no mercado um profissional diferenciado, empoderado de seus direitos e consciente de suas responsabilidades.

 

Na Escola Dom Bosco, onde estarão cumprindo sua carga horária teórica, os alunos aprenderão todo o contexto administrativo-pedagógico do seu curso, norteado, principalmente, pela formação humana com base no Sistema Preventivo de Dom Bosco, além dos assuntos ligados à tecnologia, língua portuguesa, matemática financeira e outros.

 

Esses meninos e meninas, oriundos de contexto de vulnerabilidade social, são a grande motivação para que a Escola Dom Bosco, junto com as referidas empresas e dispositivos legais, não meça esforços para a validação deste curso que é o primeiro do gênero no Brasil.


A Escola Dom Bosco, instituição com mais de 70 anos de vida, visa a construção do caráter organizacional desses adolescentes, em comunhão com as bases do Sistema Preventivo, formando um profissional completo e consciente.

 

Sabia que você pode contribuir com as ações da Escola Dom Bosco, em Recife (PE), ou com as demais obras sociais salesianas pelo Brasil sem sair de casa? Acesse o Site da União Pela Vida (UPV) ou baixe o aplicativo da UPV disponível para Android e iOS.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação - Obra Social Salesiana Escola Dom Bosco, Recife (PE)

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber