13/12/2022

Falece Fundador da Canção Nova

Na noite desta segunda-feira (12), Solenidade de Nossa Senhora de Guadalupe, a Comunidade Canção Nova comunicou o falecimento de seu Fundador, Monsenhor Jonas Abib (SDB). O sacerdote de 85 anos estava se tratando de um mieloma desde maio de 2021, e teve complicações após passar por uma jejunostomia em um hospital da capital paulista onde estava internado desde o final de outubro.  A cirurgia visava controlar os frequentes episódios de pneumonia, provocados por broncoaspiração. Pe. Jonas, que havia comemorado 58 anos de sacerdócio e recebido alta hospitalar na quinta-feira (8), faleceu em sua casa, em Cachoeira Paulista (SP), às 22h14.

Além da Comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib era também o presidente da Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação e Reitor do Santuário do Pai das Misericórdias, em Cachoeira Paulista (SP).

O velório acontece nesta terça-feira (13), e seguirá até quinta-feira (15), na sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP). Para mais detalhes sobre o velório, clique aqui.

 SOBRE MONSENHOR JONAS ABIB  

Jonas Abib nasceu no dia 21 de dezembro de 1936 em Elias Fausto (SP). Filho de Sérgio Abib, de ascendência sírio-libanesa e de Josepha Pacheco Abib, de ascendência italiana. Aos 7 anos, iniciou o curso de primeiro grau no Colégio Padre Moye, em São Paulo (SP) dirigido pelas Irmãs da Providência de Gap. Aos 12 anos, passou a estudar no Liceu Coração de Jesus, em São Paulo (SP), e a trabalhar numa oficina de artes gráficas. Aos 13 anos, foi transferido para o seminário salesiano, no Colégio São Manoel, em Lavrinhas (SP). Depois, cursou o Ensino Médio no Instituto do Coração Eucarístico, em Pindamonhangaba (SP), e Filosofia na cidade de Lorena (SP), no Instituto Salesiano de Filosofia e Pedagogia. Terminada esta etapa, cursou teologia em São Paulo, no Instituto Teológico Salesiano Pio XI, do Alto da Lapa, e foi ordenado sacerdote em 1964, escolheu o seguinte lema: “Feito tudo para todos”. Como padre recém-ordenado, em São Paulo, trabalhava com os jovens. Lecionando na Faculdade de Ciências e Letras de Lorena (SP) e dando assistência à juventude fazendo encontros e retiros.

Em 1971, Pe. Jonas conheceu a Renovação Carismática Católica, que marcou sua vida e ministério. Empenhou-se mais ainda no trabalho com a juventude e, em 1978, fundou a Comunidade Canção Nova, que tem a missão de evangelizar pelos meios de comunicação social.

Em 1980, a Comunidade Canção Nova passou a atuar nos meios de comunicação com a Rádio Canção Nova, hoje com potência que abrange todo Brasil e o mundo pela Internet. A partir de 1989, a Comunidade Canção Nova começou a atuar com uma retransmissora de TV – TVE do Rio de Janeiro – atingindo atualmente também todo o mundo através da Internet.

No dia 21 de janeiro de 2009, a Comunidade Canção Nova foi admitida oficialmente na Família Salesiana, durante a reunião do Conselho Geral dos Salesianos, em Roma, pelo então Reitor-Mor dos Salesianos, Pe. Pascual Chávez Villanueva. Em 2014, no dia 29 de junho, Solenidade de São Pedro e São Paulo, foi assinado o decreto que concedeu à Comunidade Canção Nova o Reconhecimento Definitivo do Vaticano.

 

Fonte: Com informações da comunidade.cancaonova.com

 

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber