15/05/2024

Medalhistas Salesianos da Olimpíada Brasileira de Biologia

Pernambuco brilhou na Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) 2024 com a equipe do Salesiano Carpina, conquistando três medalhas: uma de ouro, uma de bronze e uma menção honrosa. Esse resultado impressionante ressalta a dedicação e o talento dos estudantes da instituição e reforça a importância do ensino de ciências na região. Foram 14 medalhas para o estado, sendo duas para o Salesiano Carpina que foi a única escola no Interior a conquistar um ouro, sendo a segunda melhor unidade de ensino em Pernambuco na OBB. Agora, o colégio se prepara para outras olimpíadas que virão no decorrer do ano.

 

AS CONQUISTAS

A preparação dos alunos começou desde o início do ano, com aulas preparatórias e intensas para que estivessem prontos para a disputa na OBB 2024. Na ocasião, após três etapas realizadas, o aluno Higor Gabriel conquistou um dos três ouros que vieram para o estado pernambucano. Muito feliz, ele comentou o feito: "Para mim, foi uma satisfação imensa ter conquistado essa medalha, porque a gente sabe todo o esforço que a gente faz. Todo o estudo, toda a dedicação, tanto da minha parte quanto da escola, meus pais também que sempre me apoiaram nos estudos, então, sempre que vem uma conquista dessa, é sempre muito gratificante para todos nós enquanto escola, enquanto família, porque a gente sabe que a dificuldade dessa olimpíada e a quantidade de medalhistas que tem no Brasil, então receber um ouro nessa Olimpíada de Biologia é realmente muito gratificante, muito importante para mim e é uma conquista que eu não esquecerei", destacou.

Vale destacar que Higor é estudante do Salesiano Carpina desde o 6º Ano e já conquistou anteriormente outras premiações em olimpíadas, sendo 3 medalhas de ouro na Olimpíada Brasileia de Matemática (OBMEP) e Certificado de Honra ao Mérito; uma de prata na Canguru de Matemática; ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, além de Certificado na Olimpíada Nacional de História.

O aluno Júlio César conquistou medalha de bronze na OBB 2024 e também ressaltou a alegria do feito: "Eu fiquei muito feliz por se tratar de uma olimpíada nacional, pelo nível de dificuldade que foi a prova e por passar por várias etapas. Foi muito gratificante chegar na fase final e conseguir uma medalha. E entendendo que não foi só um esforço meu, foi um esforço dos professores, da instituição. Então, isso é muito gratificante ter esse resultado, receber esse resultado", concluiu.

A aluna Júlia Rodrigues, que quer ser Bióloga, também mostrou muita felicidade após a realização na OBB 2024, onde conquistou certificado de Menção Honrosa. "Eu fico muito feliz, muito orgulhosa de mim mesma por essa conquista que eu consegui, sabe? Porque é muito importante para mim essa Olimpíada de Biologia, que além de ser nacional, ela é muito importante pelo fato que é o caminho onde eu quero seguir. E tirar a Menção Honrosa pra mim foi muito gratificante, trouxe orgulho para os meus pais e para mim mesma. Eu senti que meus esforços valeram a pena e eu estou muito feliz e que próximo ano eu consiga de novo", comentou.

O professor de Biologia, Luiz Phillipe, comemorou com entusiasmo o resultado dos alunos: "É com bastante alegria que recebemos a notícia da conquista das medalhas de ouro, bronze e menção honrosa na Olimpíada Nacional de Biologia. Essa conquista é fruto de um trabalho a longo prazo que fazemos com os estudantes. Ensinar e aprender é relevante, desafiador e complexo. A família, o estudante e a escola são a tríade necessária para conquistar excelentes resultados. As olimpíadas organizadas pelo Instituto Butantan contribuem para promover e disseminar conhecimentos diversos nas áreas de ciências biológicas", relatou. O educador ainda ressaltou a importância destas olimpíadas na trajetória dos estudantes: "Para nosso projeto pedagógico e pastoral, aproximar os alunos destes eventos nacionais e internacionais possibilita aos nossos estudantes a possibilidade de evoluir continuamente em suas capacidades técnicas e atitudinais, uma vez que para estes exames são necessários muita disciplina, foco, concentração, gestão de tempo e resiliência", completou.

 

OBB 2024

A Olimpíada Brasileira de Biologia é uma competição de alto nível que envolve estudantes de todo o Brasil. Ela tem como objetivo estimular o interesse pela biologia, promover a excelência no ensino da disciplina e identificar talentos que possam representar o país em competições internacionais. A competição inclui provas teóricas e práticas que testam conhecimentos em diversos campos da biologia, como genética, zoologia, botânica, fisiologia, ecologia e evolução.

Das 14 medalhas conquistadas por estudantes de Pernambuco na edição de 2024, três foram para a equipe da Escola Salesiana Padre Rinaldi, sendo a única fora da Região Metropolitana do Recife a obter uma medalha de ouro. Com esse desempenho, a equipe da Escola Salesiana Padre Rinaldi ficou classificada como a segunda melhor de Pernambuco, reforçando a qualidade do ensino e a dedicação dos estudantes da região. Este resultado não é apenas um reconhecimento, mas também uma inspiração para estudantes de todo o estado que desejam seguir uma carreira na área de ciências biológicas.

O próximo passo para os medalhistas é se preparar para desafios futuros e continuar sua busca pelo conhecimento. A equipe espera que esse resultado inspire outros jovens a se dedicarem ao estudo da biologia e a participarem de competições científicas.

Fonte: Salesiano Carpina / Foto e texto: Carlos Santos

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber