Social
08/03/2022

Obras Salesianas de Vitória e o Protagonismo Feminino

Nesta terça-feira (08), é comemorado o Dia Internacional Das Mulheres, uma data para tornar visível o papel central e essencial que as mulheres têm em todas as esferas da sociedade e para se comprometer na luta contra todas as formas de discriminação e violência que mulheres e meninas sofrem diariamente.

 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres representam 51% da população brasileira e ainda enfrentam cenários de extrema desigualdade na divisão de tarefas domésticas e no mercado de trabalho.  Outro dado importante apresentado pelo instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), em sua pesquisa de 2018, apontou que 45% dos domicílios brasileiros eram comandados por mulheres.

 

Anualmente as Obras Sociais Salesianas de Vitória desenvolvem uma campanha institucional para marcar a data. Nesta edição, a temática abordada será “Seja a protagonista da sua própria história”, a fim de ressaltar o protagonismo das mulheres e o empoderamento feminino para construir caminhos e conexões, além de discutir e debater os diversos tipos de violência que atravessam o feminino na sociedade. A Inspetoria São João Bosco e outras obras salesianas aderiram à proposta da presença de Vitória para fortalecer ainda mais o protagonismo das mulheres no carisma salesiano.

 

Ao longo do mês de março, o Centro Universitário Salesiano (UniSales), Colégio Salesiano Jardim Camburi, Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória, Centro Salesiano do Menor do Espírito Santo (CESAM/ES), Oratório FestivoPré- Vestibular Dandara irão desenvolver diversas atividades com a comunidade educativa para sensibilizar sobre a necessidade de criar espaços de diálogos que colaborem para a superação do preconceito, violências e a discriminação contra as mulheres.  

 

Inspirado na Mãe de Dom Bosco, Mamãe Margarida, a Pastoral irá lançar o projeto Margaridas, oferecendo espaço de escuta, acolhida, empatia, sororidade e apoio para as educadoras.

 

Fonte: Inspetoria São João Bosco (ISJB)

Compartilhe