17/02/2023

Projeto Identità e o encantamento pelo carisma salesiano

O Projeto Identità é uma proposta educativo-pastoral, pensada para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), para anunciar Jesus Cristo como o caminho, a verdade e a vida a partir da tradição salesiana, trazendo às crianças das presenças da Rede Salesiana Brasil (RSB), de forma lúdica, efetiva e afetiva, o que é próprio da identidade institucional. Daí o nome “Identità”, que significa “identidade” na língua materna salesiana, o italiano, em homenagem aos fundadores da Congregação: Dom Bosco e Madre Mazzarello. O Projeto é um itinerário de evangelização que tem o jeito das crianças, do encantamento, do lúdico e da afetividade. Assim, é uma proposta que parte da biografia dos santos salesianos, em diálogo com o material de Ensino Religioso da Coleção Nautas da editora salesiana, a Edebê Brasil, constituindo um arsenal teórico e prático que contribua para que as crianças conheçam mais a identidade salesiana e os amigos que fazem parte desta família, apoiando-as assim a serem “bons cristãos e honestos cidadãos”. 

Coordenado pela Ir. Lúcia Jacinta Finassi, atual Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas, com a colaboração do Assessor de Ensino Religioso da RSB, Professor Dr. Sérgio Junqueira, e das equipes pedagógico-pastorais das escolas, o Projeto Identità teve início em 2021 como um projeto piloto nas escolas e obras sociais da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (FMA) e da Inspetoria São Pio X (SDB). Para 2023, a movimento de expansão busca possibilitar que cada Inspetoria possa envolver até 50% de suas unidades. Assim, considerando as presenças que já participam da iniciativa, este ano, o Projeto contará com o envolvimento de mais de 50 instituições, envolvendo mais de 13.000 crianças.

“A Coleção Identità foi sonhada por uma Equipe de Pastoral e ela é o Resultado do trabalho de muitas mãos, mentes e corações, ela foi idealizada e o seu início de construção da escrita do material foi em 2017 a partir do anseio de atualizar o mandato salesiano de “tornar Jesus Cristo mais conhecido e amado”, especialmente pelas crianças. Acreditando que o processo de educação à fé e na fé perpassa todas as fases da vida humana, mas que ele tem na infância o momento privilegiado do embasamento e da descoberta que alicerçará o itinerário de amadurecimento a ser vivido por cada pessoa, este material quer ser uma ferramenta de potencialização deste processo”, diz Ir. Jacinta. 

Confira alguns depoimentos de quem já aplica o Projeto:

 

 

ENCONTROS E REUNIÕES DE PREPARAÇÃO

Após a seleção das 40 novas presenças que participarão do Projeto em 2023, foram realizados, nos dias 19 e 20 de dezembro de 2022, os encontros formativos para as equipes gestoras (Diretores, Coordenadores Pedagógicos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Coordenadores de Pastoral e Orientadores Educacionais). Nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro de 2023, foram realizadas reuniões por Inspetorias com essas equipes gestoras, para o alinhamento das orientações sobre o processo de implantação do Projeto Identità, partilhas das ações já iniciadas e esclarecimento de dúvidas. A intenção é que as equipes gestoras apropriem-se bem do Projeto para realizar encontros formativos locais com os educadores. Para isso, a Rede Salesiana Brasil, por meio do Centro Salesiano de Formação (CSF), organizou um documento com orientações para a realização desta próxima etapa, além da disponibilização de variados subsídios dentro do ambiente virtual do CSF, incluindo: vídeos e apresentações dos encontros formativos, os Livros do Professor e as Revistas de registro para as crianças, para cada ano, em formato PDF, os vídeos da “Turminha Salesiana”, os gibis dos Santos Salesianos, referências bibliográficas da literatura salesiana, materiais de estudo e orientações importantes para a implantação e o acompanhamento sistemático do Projeto.

   

A HISTÓRIA DO PROJETO IDENTITÀ 

Aplicado em caráter piloto, no ano de 2021, nas escolas e obras sociais da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (FMA) e da Inspetoria São Pio X (SDB), o Projeto Identità teve seus resultados observados por meio do acompanhamento sistemático e das avaliações junto aos participantes. Ao comprovar a relevância do Projeto e sua contribuição para o fortalecimento da identidade carismática, logo houve a decisão de ampliação para as demais presenças da RSB.

O trabalho integrado entre as coordenações pedagógicas e as coordenações de pastoral mostrou-se essencial para o êxito do projeto piloto, que contou com amplo envolvimento da comunidade educativo-pastoral. O processo de acompanhamento do projeto piloto realizado pela Coordenação do Projeto, por meio de reuniões periódicas e de relatórios de avaliação com o feedback das escolas participantes, possibilitou identificar melhorias necessárias no Livro do Professor, nas Revistas de registros para as crianças e nos demais recursos, as quais foram realizadas para esta nova edição do Projeto.

Trata-se, portanto, de um projeto vivo e dinâmico, tecido a muitas mãos, mentes e corações que, a cada ano, a partir das vivências das crianças, educadores, famílias e equipes gestoras, é aprimorado, consolidando-se como um relevante instrumento da ação educativo-pastoral da Rede Salesiana Brasil. Na experiência piloto, participaram 13 escolas da Região Sul, sendo 5 escolas e 3 obras sociais da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (FMA) e 8 escolas e 2 obras sociais da Inspetoria São Pio X (SDB), todas comprometidas a dar continuidade ao Projeto. Confira abaixo as instituições participantes:

 

FMA

Instituto Nossa Senhora Auxiliadora - Cambé/PR

Instituto Maria Auxiliadora - Rio do Sul/SC

Instituto Auxiliadora - Campos Novos/SC

Instituto Maria Auxiliadora - Porto Alegre/RS

Instituto Laura Vicuña – Uruguaiana/RS

Lar Padre Jacó - Itajai/SC

Instituto Medianeira Casa da Criança - Rio Pardo/RS

Instituto de Ação Social João Paulo II - Guarapuava/PR

SDB

Colégio Salesiano Itajaí – Itajaí/SC

Colégio Salesiano - Balneário Camboriú/SC

Colégio São Paulo – Ascurra/SC

Colégio Dom Bosco – Rio do Sul/SC

Colégio Dom Bosco – Porto Alegre/RS

Colégio Nossa Senhora Auxiliadora - Bagé/RS

Colégio Salesiano Leão XIII - Rio Grande/RS

Instituto Educacional Dom Bosco - Santa Rosa/RS

Parque Dom Bosco – Itajaí/SC

Instituto Salesiano de Assistência Social – ISAS – Curitiba/PR

E a história não para por aí! Em 2024, há perspectivas de ampliação do Projeto Identità para todas as presenças da RSB.

OS RECURSOS DO PROJETO IDENTITÀ SUBSIDIADOS PELA RSB

Em fevereiro de 2023, a Rede Salesiana Brasil enviará a todas as presenças participantes da nova etapa do Projeto Identità o kit completo com todos os subsídios necessários para o início das atividades em suas localidades, pensados exclusivamente para o modelo de aprendizagem das crianças.

As equipes recebem Revistas impressas de registro para as crianças realizarem as atividades com a proposta de que, a cada encontro, elas ampliem seus repertórios de leitura e de escrita, registrando suas ideias, o que foi significativo do encontro, fazendo desenhos e atividades vivenciais relacionadas aos temas explorados.

A RSB também envia uma Bolsa Baú personalizada com os sete bonecos que representam a história e a identidade institucional (Jesus Cristo, Nossa Senhora Auxiliadora, Dom Bosco, Madre Mazarello, Domingos Sávio, Laura Vicuña e Grígio), além de cinco fantoches da “Turminha Salesiana”, que interagem com os estudantes pelos vídeos e ao vivo durante os encontros.

As equipes podem utilizar a Bolsa Baú, como símbolo do tesouro, para guardar os bonecos, os fantoches da “Turminha Salesiana”, as Revistas de registro das crianças e outros recursos que subsidiam a realização do Projeto.

Para as presenças, são disponibilizados também o Livro do Professor, em formato PDF, com as orientações didáticas para a realização de cada encontro; os vídeos da “Turminha Salesiana”, que são pequenas histórias para motivar o trabalho de cada encontro; arquivos com as imagens de Santos, Beatos e Veneráveis Salesianos trabalhados no Projeto, criadas pela Ir. Carolina Castellano e a Ir. Laura Melara, de El Salvador; disponibilizados para as equipes produzirem adesivos, totens e/ou outras peças, com o intuito de despertar ainda mais o interesse e o engajamento das crianças.

  

Confira o recebimento dos kits do Projeto Identità em algumas instituições Salesianas pelo Brasil (#RecebidosIdentità):

  

O PROJETO IDENTITÀ EM MOVIMENTO 

Confira algumas fotos do Projeto Identità em ação nas presenças salesianas participantes:

         

 

Fonte: Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber