11/03/2022

Promovendo a Vida através da Educação

Desde o início da missão salesiana no Brasil, as obras sociais da congregação trabalham na transformação das vidas de incontáveis crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. Todo este trabalho é possível por meio da educação pautada no Sistema Preventivo, ensinado por Dom Bosco, que se alicerça na Razão, na Religião e no Amor (Amorevollezza) para a formação de “bons cristãos e honestos cidadãos”.

 

Hoje, só no Brasil, a Congregação Salesiana conta com mais de 100 obras que trazem a educação como ponto de partida para a criação de oportunidades e proteção dos direitos das juventudes atendidas nas casas salesianas do país. Exemplo disso é o Rodrigo Santos de Oliveira, de 34 anos, que foi um atendido da Obra Social Salesiana Centro Juvenil Jesus Adolescente, em Três Lagoas (MS), e hoje é Professor de Educação Física, Pedagogo e Especialista em Treinamento Desportivo, prestando serviço como responsável pelas atividades esportivas e culturais do Centro Juvenil que o acolheu no passado.

 

“Fui morador da Vila Piloto, uma comunidade periférica da cidade e com alto índice de vulnerabilidade social e que tinha poucas opções de lazer. Até que, em 2002, apareceu no bairro um senhor salesiano com o nome de Armando Catrana, que carinhosamente todos chamavam de ‘Mestre’. Todos os finais de semana ele organizava jogos de futebol e no final servia um delicioso lanche e nos convidava a rezar. Algum tempo depois iniciou o oratório na Capela Nossa Senhora de Fátima. A Instituição Salesiana é a base da minha profissão, sou grato aos ensinamentos e aprendizagens, e esse ano vai completar 20 anos que sou colaborador da obra onde fui oratoriano, voluntário, monitor, estagiário, professor e atualmente responsável pelas atividades esportivas e culturais”, diz Rodrigo. “Acredito que, se não fosse o Centro Juvenil Salesiano oferecer atividades socioeducacionais, cursos, oficinas, formações, etc., o bairro seria bem diferente, pois é difícil encontrar um morador da comunidade que não agradeça a obra ou que não participou de alguma ação idealizado pela Instituição. Eu e minha família agradecemos muito ao Centro Juvenil, uma obra que não mede esforços para ajudar o próximo e que hoje atende vários bairros de Três Lagoas, principalmente os mais necessitados”, completa.

 

 

 

Dayara Dara Domiciano, de 24 anos, já foi uma das atendidas da Obra Social Salesiana São Luis, em Lorena (SP), e hoje é educadora na mesma obra que a acolheu, ajudando a levar transformação para a vida de novos jovens. “A obra me ajudou em todo crescimento e desenvolvimento da minha história pessoal, profissional e religiosa, buscando sempre ser uma pessoa melhor, e na certeza de que quando Deus nos concede uma oportunidade, nunca será em vão [...]. Eu fiz cursos, grupos de voluntário, semana missionária, fóruns e hoje estou como Educadora. Eu sou apaixonada pelas acolhidas, os bom dias e boas tardes e também de ver a nossa obra repleta de crianças, adolescentes e jovens”.

 

Assim como Rodrigo e Dayara, você também pode apoiar as obras sociais salesianas e ajudar a transformar a vida de incontáveis jovens. Acesse upv.org.br e torne-se um doador ou uma doadora.

 

Fonte: RSB-Comunicação para o Boletim Salesiano

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber