13/02/2023

RSB e Edebê lançam Coleção Mundo Aprendiz

A Rede Salesiana Brasil, juntamente com sua Editora, a Edebê Brasil, lança a nova Coleção Mundo Aprendiz, um material todo pensado para apoiar as obras sociais salesianas do país que trabalham com o Programa Jovem Aprendiz e oficinas de aprendizagem.

O lançamento busca dar uma resposta atualizada e inovadora às ações de formação e qualificação profissional das obras. Para tanto, foi criado um Fórum Salesiano de Aprendizagem (com a participação de um representante por Inspetoria) e também a constituição de um Grupo de Trabalho (com a participação de gestores e educadores que trabalham com o Programa de Aprendizagem) para acompanharem os trabalhos editorias realizados pela Edebê Brasil.

“Este projeto, que agora está concretizado no formato impresso, e em breve no formato digital, é um grande avanço, uma grande alegria, um grande agradecimento a todos que se mobilizaram nesses dois últimos anos. Por sinal, é um projeto almejado pela área social há muitos anos”, diz o Diretor Executivo da Rede Salesiana Brasil e Administrador da Editora Edebê, Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti. “Houve já no passado uma experiência muito interessante chamada “Largada para o Futuro”, que continha também esses elementos que hoje estamos retomando, em uma nova versão, em um novo momento, com a Coleção Mundo Aprendiz. Portanto, como Diretor Executivo, resta-me agradecer a todos, nos alegrarmos por este evento e almejar realmente que esta seja uma primeira iniciativa de muitas outras necessárias, para oferecermos aos nossos aprendizes e às nossas obras sociais subsídios de qualidade técnica-profissional, carimbados pelo carisma salesiano e apresentados também com este sabor tecnológico tão importante e necessário no mundo em que vivemos”, completa.

“O Projeto Mundo Aprendiz traz consigo a inovação e a realização de uma ação concreta para ajudar na inclusão de meninos e meninas no mercado de trabalho e para alcançar as metas de seus Projetos de Vida. Com isso, entendo que estamos dando também uma resposta ao Planejamento Estratégico da RSB, que tem como um dos objetivos o fortalecimento da incidência do Projeto Educativo-Pastoral Salesiano nas opções de vida dos jovens”, comenta a Diretora Executiva da Rede Salesiana Brasil, Ir. Silvia Aparecida da Silva.

   

A nova Coleção está organizado em três módulos: “Integração e Mundo do Trabalho”, “Inclusão Digital” e “Formação Humana e Cidadania”, todos pautados nos pilares da Ação Social e nas Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Todos os módulos também estão disponíveis no formato digital, com propostas de atividades a partir do uso de metodologias ativas, que possibilitam a participação efetiva e o desenvolvimento do protagonismo do jovem em seu processo de aprendizagem. “O material é 100% digital, tanto para os adolescentes e jovens assistidos quanto para os educadores. Toda sua concepção foi pensada e desenvolvida para atender as demandas tecnológicas atuais.  Disponível na plataforma Edebê Publicações, o material é de fácil navegação e conta com recursos interativos como jogos, ilustrações interativas e vídeos”, diz a Coordenadora Editorial da Editora Edebê, Giovanna Farago.

"O material foi construído em conjunto, levando em conta a realidade de cada Inspetoria, então ele é um material que traz essa cara do trabalho salesiano desenvolvido em todo o país e todas as obras puderam contribuir com cada conteúdo. Nós criamos um Grupo de Trabalho que mandou as contribuições e, em cima disso, a gente foi afunilando até chegar em uma matriz que é aquilo que o jovem precisa hoje, de acordo com as normativas e a BNCC”, diz a Gerente Socioeducativa e Pastoral do CESAM-DF, Tatiana Furtado Gomes. “A minha expectativa é que ele [o material Mundo Aprendiz] possa contribuir muito para a formação dos nossos jovens em cada etapa e que possa trazer uma qualidade muito maior, por que, às vezes, a gente buscava muitos referenciais e era difícil de encontrar, agora, a gente tem um material que é a nossa cara, com o nosso referencial e com o nosso diferencial em fazer esse trabalho com a juventude. Então as expectativas são as melhores e estamos muito realizados”, completa.

Os módulos da Coleção Mundo aprendiz serão independentes e, mesmo sem a necessidade de aquisição do material físico, uma vez que o mesmo material está disponibilizado na Plataforma da Edebê, a Rede Salesiana Brasil enviou três kits impressos, com livro do educador e livro do educando de cada módulo, para cada Obra Social em apoio às equipes pedagógicas, além da promoção de momentos de formações específicos para a utilização da plataforma e o dos conteúdos nos meses de fevereiro e março.

Confira o recebimento da Coleção Mundo Aprendiz em algumas instituições Salesianas pelo Brasil (#RecebidosMundoAprendiz):

  

Fonte: Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber