06/06/2023

RSB no II Encontro da Rede América Social Salesiana (RASS)

Nos dias 07 e 08 de junho, através da plataforma Zoom, acontece o II Encontro de Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (ONGDs), Oficinas de Proteção de Direitos da Infância e Adolescência (OPD), Procuradorias Salesianas e Setor Social da Rede América Social Salesiana (RASS).

Este ano, o evento traz como tema “Cooperação como Fermento nas Obras Sociais Salesianas” e tem como objetivo favorecer um espaço de interação e compartilhamento em torno do fortalecimento de alianças institucionais, de forma a continuar unindo esforços para atender às necessidades da população e contribuir para a redução das desigualdades sociais e econômicas.

O primeiro dia do encontro busca responder às seguintes perguntas:

“Quais são os fenômenos juvenis que mais afetam cada região?”

“Como família salesiana, a que precisamos responder nas regiões?”

No segundo dia, as ONGDs e as Procuradorias Salesianas vão partilhar as suas linhas prioritárias de intervenção, os mecanismos para poderem recorrer aos apelos e os critérios que valorizem as solicitações recebidas.

Representando a Rede Salesiana Brasil, estarão presentes no encontro a Diretora Executiva da RSB, Ir. Silvia Aparecida da Silva, bem como a Coordenadora Nacional da Ação Social, Carolina Neves Oliveira, acompanhada por seu Comitê composto pelo Coordenadores Inspetoriais para a Ação Social Salesiana do Brasil.

“Uma maior aproximação entre a RASS e RSB aconteceu em 2020, após incentivo do Pe. Gabriel Romero. Desde então, estamos tendo reuniões em conjunto para fortalecer a ação das duas redes. Para esse encontro dos dias 07 e 08 de junho, uma das tarefas era entender, enquanto país ou região, quais seriam os maiores desafios a serem enfrentados em relação à juventude e qual seria a resposta que estamos dando como Família Salesiana. O nosso Comitê Nacional da Ação Social elegeu a dificuldade de inserção da juventude no mundo do trabalho. Então, o projeto Mundo Aprendiz foi uma das estratégias adotadas pela RSB para auxiliar na construção de habilidades e competências das novas gerações para a vida”, comenta Ir. Silvia, já antecipando o tema que sua apresentação abordará no evento.

“Para nós da Ação Social Salesiana no Brasil, que constante e diariamente empreendemos esforços para continuar fortalecendo a grande Rede que temos, é muito oportuno estar neste evento para partilhar nossas experiências e fortalecer também as alianças institucionais com outros países e redes do mundo salesiano. É nosso compromisso carismático encontrar caminhos e respostas para os desafios que nossas juventudes vivenciam e contribuir para a redução das desigualdades, a exemplo de Dom Bosco e Mazzarello”, completa Carolina.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber