11/04/2023

Saiba como participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023

De 1 a 6 de agosto de 2023, Lisboa vai receber a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Lisboa 2023). Ao longo de uma semana, jovens provenientes de todo o mundo participarão do encontro com o Papa Francisco, além de momentos de oração, partilha e lazer.

Para este ano, a citação bíblica “Maria levantou-se e partiu apressadamente”  (Lc 1, 39) foi escolhida pelo Santo Padre como lema. Maria de Nazaré é a grande figura do caminho cristão e partir apressadamente é a atitude com a qual se sintetizam as indicações do Papa Francisco para a JMJ Lisboa 2023.

COMO A JUVENTUDE SALESIANA PODE PARTICIPAR?

WYD DonBosco23 é a organização salesiana oficial para quem deseja participar da Jornada Mundial da Juventude 2023. Todo(a) jovem pertencente a alguma presença salesiana no Brasil que se inscrever no evento pelo site wyddonbosco23.pt ficará alojado(a) em casas salesianas (escolas/alojamentos) ou com Famílias de Acolhimento ligadas à missão Salesiana local (paroquianos, ex-alunos, professores...). Além disso, ainda há uma programação toda especial para a Juventude Salesiana que participar da JMJ. No dia 02 de agosto, por exemplo, pela manhã, haverá um fórum que contará com a presença do Reitor-Mor dos Salesianos de Dom Bosco, Pe. Ángel Fernández Artime, e da Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, Ir. Chiara Cazzuola. Na parte da tarde, os(as) jovens poderão contar com um espetáculo musical, proposta de jogos tradicionais do oratório, terço, rosário, confissão e, no fim do dia, uma palavra de Boa Noite bem típica do carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello.

No momento, a recepção da juventude salesiana para a JMJ 2023 está sendo organizada pela Ir. Alzira Sousa (FMA) e pelo Pe. Álvaro Lago (SDB), além do Coordenador da WYD DonBosco 2023, João Fialho.

FATOS INTERESSANTES SOBRE A JMJ 2023

  • A Cerimônia de Acolhimento ao Papa está sendo preparada com a ajuda de equipes salesianas de Portugal;
  • Está é a segunda Jornada em língua portuguesa, visto que, em 2013, a JMJ aconteceu no Rio de Janeiro;
  • Os(As) jovens que participarem da JMJ 2023 também terão a oportunidade de visitar o famoso Santuário de Nossa Senhora de Fátima em peregrinação.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações da WYD DonBosco23

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber