07/06/2024

Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

Hoje, a Igreja Católica celebra o Sagrado Coração de Jesus, uma devoção que representa o amor ardente de Jesus pela humanidade. Esta festa litúrgica é observada na sexta-feira seguinte ao segundo domingo depois de Pentecostes e é marcada por orações, missas especiais e atos de consagração.

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus tem suas raízes na França, através das revelações privadas a Santa Margarida Maria Alacoque, uma freira da Ordem da Visitação de Santa Maria, fundada por São Francisco de Sales. Entre 1673 e 1675, Santa Margarida Maria relatou várias aparições de Jesus, nas quais Ele lhe mostrou Seu Coração, cercado de chamas de amor e coroado de espinhos. Nessas aparições, Jesus pediu que o Seu Coração fosse honrado com uma festa específica e que os fiéis praticassem atos de reparação e comunhão na primeira sexta-feira de cada mês.

Em 1856, o Papa Pio IX estendeu a festa do Sagrado Coração de Jesus a toda a Igreja, tornando-se um ponto central da espiritualidade católica, representando o amor e a misericórdia infinitos de Jesus.

 

DEVOÇÃO DE DOM BOSCO E MADRE MAZZARELLO

Dentre os muitos santos e santas que cultivaram uma profunda devoção ao Sagrado Coração de Jesus, destacam-se São João Bosco (Dom Bosco) e Santa Maria Domingas Mazzarello.

Dom Bosco, fundador da Sociedade de São Francisco de Sales, via no Sagrado Coração de Jesus uma fonte inesgotável de amor e misericórdia para os jovens que ele tanto amava e cuidava. Ele encorajava seus jovens a confiar no Coração de Jesus, especialmente nos momentos de dificuldade, e promovia a prática da comunhão reparadora nas primeiras sextas-feiras do mês.

Madre Mazzarello, cofundadora das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), compartilhava dessa devoção intensa. Ela via no Sagrado Coração de Jesus a imagem perfeita do amor sacrificial e do serviço aos outros, inspirando-se nesse amor para dedicar sua vida à educação e ao cuidado das meninas e jovens de Mornese. Sua espiritualidade era marcada pela confiança absoluta na misericórdia de Jesus e pela entrega total ao Seu Coração.

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é bastante disseminada dentro da Rede Salesiana Brasil. Abaixo, conheça algumas das nossas Instituições que levam esse nome pelo país:

 

INSPETORIA DE NOSSA SENHORA AUXILIADORA

Paróquia Sagrado Coração de Jesus (SP)

Comunidade Religiosa Coração de Jesus (SP)

Centro de Educação Infantil Coração de Jesus, São Paulo (SP)

Liceu Coração de Jesus, São Paulo (SP)

Capela Sagrado Coração de Jesus, São José dos Campos (SP)

 

INSPETORIA MADRE MAZZARELLO

Colégio Coração de Jesus, em Cuiabá (MT)

 

INSPETORIA NOSSA SENHORA APARECIDA

Instituto Coração de Jesus, de Santo André (SP)

 

INSPETORIA NOSSA SENHORA DA AMAZÔNIA

Santuário do Sagrado Coração de Jesus

 

INSPETORIA SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO

Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Meruri (MT)

 

Através das vidas de santos como Dom Bosco e Madre Mazzarello, nota-se que a devoção pode inspirar atos de amor e serviço ao outro. O Coração de Jesus permanece um símbolo poderoso de esperança, consolo e misericórdia divina para todos os que nele confiam.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber