15/12/2022

Trabalho em Rede cria Loja Sustentável no CESAM-DF

De 12 a 17 de dezembro, o Centro Salesiano do Jovem Aprendiz (CESAM), em Brasília (DF), abriu a Loja Sustentável Dom Bosco, um espaço dentro das dependências da própria Obra Social Salesiana criado a partir das doações recebidas pela Embaixada dos EUA em Brasília, parceira do CESAM-DF no Programa Jovem Aprendiz, e das doações arrecadadas na Vitrine de Doações da UPV no Venâncio Shopping. A ação também contou com o apoio da Escolas Salesiana Brasília (ESB), da Escola Salesiana São Domingos Sávio do Núcleo Bandeirante (DF) e da equipe de Pastoral.

A ação é destinada aos mais de 700 aprendizes do CESAM que, nestes dias, puderam ter a experiência completa de “compra” dentro da Loja Sustentável, podendo escolher os itens que queriam e levando tudo de graça para casa. Todo este movimento busca restaurar a dignidade dos atendidos, ressignificando ações corriqueiras como o processo de compra em uma loja, restaurando o protagonismo de cada um e fortalecendo a independência nestes jovens.

Na manhã desta quinta-feira (15), prestigiando a loja, estiveram presentes a Diretora Executiva da Rede Salesiana Brasil (RSB), Ir. Silvia Aparecida da Silva; o Captador de Recursos da União pela Vida (UPV), Phelipe Sales, a Analista de Comunicação da RSB, Janaína Lima, e o Analista de Comunicação da Escola Salesiana São Domingos Sávio, Herik Bianke Braga. Todos foram recepcionados pela Analista Comercial do CESAM-DF, Delecy Silva Sousa.

“Nós recebemos 250 peças da Embaixada dos Estados Unidos e mais umas 200 do Venâncio [...] Da Embaixada foram roupas, cintos, sapatos... e do Venâncio foram roupas, brinquedos e diversos: roupa infantil, masculina. A Escola também trouxe algumas coisas e o pessoal da Pastoral também nos deu fraldas geriátricas, alimentos e algumas peças. Então, ao todo, tivemos em torno de 450 peças”, diz Delecy.

  

     

Além da Loja Sustentável, os atendidos do CESAM-DF também estão participando da Semana Natalina, um momento para reflexão sobre o recebimento de doações e o sentimento de gratidão. Em seguida, eles recebem um lanche e podem ir para a Loja escolherem os artigos que quiserem de graça.

“Foi muito bonito um menino que pegou uma blusa ali, uma gravata e falou: ‘Eu quero embrulhar e quero dar para o meu pai de presente”, conta Delecy. “As fraldas geriátricas que a gente achou que ia demorar para sair, foram super rápido! Os meninos falavam ‘Meu Deus! A fralda para minha vozinha!’ Está sendo muito bonito”, completa Delecy.

A Loja Sustentável Dom Bosco fica aberta aos atendidos do CESAM até esta sexta-feira (16), último dia de aula dos atendidos.

Sabia que você também pode contribuir com as ações do Centro Salesiano do Jovem Aprendiz (CESAM), em Brasília (DF), ou com as demais obras sociais salesianas pelo Brasil sem sair de casa? Acesse o Site da União Pela Vida (UPV) ou baixe o aplicativo da UPV disponível para Android e iOS.

 

Fonte: Equipe Rede Salesiana Brasil de Comunicação

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber