Ensino Superior
05/04/2022

UniSALESIANO - Centro de Aprofundamento Cultural

O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (UniSALESIANO), em São Paulo, é um centro acadêmico que se impõe, pluriformemente, por seu empenho educativo e em favor da comunidade em que se situa. Nos últimos dias destacou-se por uma série de interessantes iniciativas conforme apresentado a seguir.

 

A 1ª Aula Magna do UniSALESIANO, neste ano, trouxe o tema do “Sono e Qualidade de Vida: qual a relação?”, abordado pelo Dr. Antônio Fagnani Filho, Cirurgião Dentista, especialista na área da odontologia do sono e membro das Associações Brasileiras do Sono e de Odontologia do Sono. Fagnani Filho palestrou na noite do dia 24 de março para alunos dos cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. Centenas de acadêmicos acompanharam o evento, de corrido na Igreja Universitária, com transmissão ao vivo no Auditório Papa Francisco.

 

O Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do UniSALESIANO, Prof. André Ornellas, usou da palavra para abrir o evento e destacar a importância da Aula Magna para todos da Instituição. “Após o período de pandemia, sem aulas presenciais, retomamos esta enorme oportunidade de poder incentivar aos estudos por meio de palestras de estímulo e interesse acadêmicos. Aproveitem desta chance para abrir os horizontes da sua própria área particular’, aconselhou o Pró-Reitor.

 

Na manhã do dia 28, na Igreja Universitária, a Dra. Luana Teixeira Rodrigues Rossi foi convidada a palestrar na Aula Magna do Curso de Medicina Veterinária com o tema “Produção ‘in vitro’ de embriões animais: Etapas e Aplicação”. A médica veterinária, formada no UniSALESIANO, mostrou as vantagens destas técnicas, e por sua parte o Diretor-Geral do UniSALESIANO de Araçatuba, Pe. Erondi Tamandaré (SDB), afirmou que a tecnologia e a reprodução animal assistida melhoram, qualitativa e quantitativamente, a produção alimentícia.

 

Adiante, na noite do dia 29 de março, a Igreja Universitária recebeu o Desembargador do Tribunal do Trabalho, Dr. Lorival Ferreira dos Santos – um dos gestores do Programa “Trabalho Seguro”, no Tribunal Regional do Trabalho. Ele apresentou o tema “O trabalho seguro - acidentes do trabalho, doenças ocupacionais e a responsabilidade da empresa”, na Aula Magna dos Cursos das áreas sociais do UniSALESIANO: Administração, Ciências Contábeis e Direito. O palestrante mostrou a importância do programa “Trabalho Seguro”, que visa a formulação e execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. Após inúmeros exemplos de acidentes de trabalhos e seus desfechos, o desembargador citou também o dano existencial, o qual pode gerar ações trabalhistas, diminuição para o empregado do seu tempo livre, do seu relacionamento familiar e social, e dificultar a execução e conclusão de seus planos pessoais.

 

Na noite do dia 30 de março, no auditório Papa Francisco, a Aula Magna dos Cursos de Arquitetura e Engenharia Civil do UniSALESIANO foi transformada numa “open innovation” ou inovação aberta. Isso porque o palestrante Newton Koeke, Diretor Executivo e proprietário da Asolar, uma das pioneiras em energia solar fotovoltaica no Brasil, compartilhou com os participantes um pouco do trabalho, das estratégias e visão de mercado de sua empresa. “De maneira didática, Koeke explanou sobre as diferenças da energia solar e seus sistemas de compensação. Foi uma noite enriquecedora”, disse o Coordenador dos Cursos de Arquitetura e Engenharia Civil, Prof. Giuliano Pincerato.

 

Por fim, na mesma noite, a Aula Magna do Curso de Publicidade e Propaganda do “Comulti” (novo Complexo Multimídia) do UniSALESIANO, teve a palestra com o tema “Desafio da Migração da Mídia Off-line para On-line” abordado pelo publicitário Jonathas Magalhães – que é sócio-fundador da Produtora MVP e, atualmente, ocupa o cargo de Secretário de Comunicação Social de Araçatuba. “A intenção foi dar aos acadêmicos uma noção sobre as mídias existentes hoje em dia e como escolher a mídia certa para cada cliente”, disse Magalhães.

 

Em sua palestra, ele detalhou como funcionam as mídias off-line, especialmente na televisão, e como estão integradas, hoje, às redes sociais de modo on-line, serviços de streaming e outras ferramentas. Também mostrou pesquisas sobre a utilização dessas novas mídias e o acompanhamento imediato dos resultados das campanhas publicitárias.

 

Fonte: ANS

Compartilhe