06/06/2024

4º Comm TalkS aborda tema da Inteligência Artificial

4º Comm TalkS aborda tema da Inteligência Artificial
Foto: Divulgação

“O que é Inteligência Artificial?” é a simples e fundamental pergunta abordada pelo Prof. Alexandre le Voice Sayad, jornalista, educador e escritor, mestre em “IA e Ética” pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e doutorando em Aprendizagem Permanente e Políticas da IA.

Depois de fornecer duas definições retiradas da literatura sobre o tema, o Prof. Sayad propõe a sua: “A Inteligência Artificial é para mim uma forma de mediação, assim como era a televisão e o rádio, mas temos uma nova forma de mediação para o mundo, naquele sentido de mediação que Marshall McLuhan e outros pensadores nos propuseram há algum tempo”. Uma interação que “tem muitos impactos éticos sobre a nossa vida”.

De fato, “Nenhuma tecnologia é neutra, há sempre a mão do homem na sua criação, em outras palavras, é parcial”, e a partir deste pressuposto devem ser reconhecidos os impactos não só na economia, na política, na sociedade, mas também na educação. “Toda iniciativa de Dom Bosco e das Irmãs Salesianas em trabalhar sobre a Educação à Comunicação, às Mídias e à Informação, já está nos 50% do caminho para enfrentar a Inteligência Artificial.”

A intervenção do Prof. Alexandre le Voice Sayad oferece uma interessante perspectiva orientada a criar métodos e desenvolver estratégias educativas que ajudem meninos(as) e jovens a aproximar-se das mídias com consciência do que está por detrás das operações que realizam diariamente com os seus smartphones e com sentido crítico.

O vídeo com a palestra completa está disponível no canal oficial das Filhas de Maria Auxiliadora (CGFMANET) no YouTube, com legendas em italiano, inglês, francês, português e espanhol (pelas configurações da própria plataforma).

Os seminários dirigem-se a todas as Comunidades Educativas e demais interessados, em particular aos jovens, e podem ser utilizados para encontros e também para a animação nas comunidades.

 

CONFIRA TAMBÉM OS COMM TALKS ANTERIORES

1° CommTalkS introdutório com as palavras de Madre Chiara Cazzuola;

2° Comm TalkS com “As perguntas dos jovens sobre o Sínodo”, no qual a Madre Emérita do Instituto das FMA, Irmã Yvonne Reungoat, participante da Assembleia ordinária do Sínodo de outubro de 2023, responde às perguntas dos jovens das Inspetorias do mundo; 

3º Comm TalkS sobre Educação às mídias e à Informação, com a intervenção do Prof. Inácio Aguaded, Docente da Universidade de Huelva, Espanha.

Fonte: Istituto Figlie di Maria Ausiliatrice (FMA)

Mais Recentes

Editora Edebê é patrocinadora do Selo ODS Educação

A Editora Edebê, comprometida com a transformação social e a educação de qualidade, se tornou a patrocinadora nacional do Selo ODS Educação 2024-2025. Esta é uma iniciativa que busca reconhecer e estimular práticas sustentáveis nas instituições de ensino, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS-4: Educação de Qualidade. O PAPEL DA EDITORA EDEBÊ Conhecida por seu compromisso com a educação de qualidade, a Edebê vê no Selo ODS Educação uma oportunidade de potencializar sua missão. Ao patrocinar esta iniciativa, a Editora reafirma seu compromisso com a transformação social por meio da educação que é a base para o desenvolvimento sustentável e a construção de um futuro melhor. O patrocínio da Edebê é um passo significativo para a promoção dos ODS na educação. Através desta parceria, espera-se que mais instituições de ensino sejam motivadas a adotar e implementar práticas que contribuam para a Agenda 2030, criando um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. A IMPORTÂNCIA DO SELO ODS EDUCAÇÃO O Selo ODS Educação visa reconhecer iniciativas que contribuem com os ODS, estimulando a participação das instituições de ensino nas metas da Agenda 2030. Utilizando uma tecnologia social de reconhecimento, o selo destaca boas práticas e soluções das instituições participantes, engajando a comunidade acadêmica na criação de práticas sustentáveis para um mundo mais justo e inclusivo. O PROPÓSITO DO SELO ODS EDUCAÇÃO A iniciativa do Selo ODS Educação é parte da estratégia de implementação da Agenda 2030 no Brasil. Ela visa a internalização dos objetivos globais e sua aplicação nas diversas localidades brasileiras, por meio de um programa de reconhecimento que busca ativar a capacidade transformadora das instituições de ensino. Ao incorporar os ODS e outros índices de desenvolvimento em suas ações de gestão, ensino, pesquisa e extensão, essas instituições podem desempenhar um papel crucial na promoção de um desenvolvimento sustentável. Saiba mais em: www.seloods.org. Fonte: Editora Edebê

Festival Global de Cinema Juvenil Dom Bosco 2024

Festival faz convite aos jovens para a construção conjunta de um futuro mais verde e sustentável

RSB no Webinar de Comunicação da UISG

Evento aborda o tema “Comunicação e Sinodalidade: Reflexões e práticas para uma Igreja em diálogo”

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2024 © Rede Salesiana Brasil