Notícias

Dia dos Avós
Foto: Anderson Peralta, Salesianos de Aracaju
26/07/2024

Celebrando o Legado e a Importância dos Guardiões de Memórias

O Dia dos Avós, celebrado em 26 de julho, é uma data especial que homenageia aqueles que desempenham um papel fundamental na formação de valores e na preservação da história familiar. Esta data é também uma oportunidade para reconhecer a contribuição única dos avós na vida de seus netos e na sociedade em geral.

A escolha do dia 26 de julho para celebrar o Dia dos Avós está diretamente ligada à tradição cristã, que associa essa data à memória dos avós de Jesus, São Joaquim e Santa Ana. Segundo a tradição, Joaquim e Ana, pais de Maria, são considerados os padroeiros dos avós e são reverenciados por seu papel na história sagrada. Embora as informações sobre suas vidas sejam escassas e baseadas principalmente em textos apócrifos, a veneração a eles tem raízes profundas na fé cristã, simbolizando a importância da família e da transmissão de valores através das gerações.

A IMPORTÂNCIA DOS AVÓS NA SOCIEDADE

Os avós são os guardiões das memórias, transmissores de sabedoria e, muitas vezes, figuras de grande apoio emocional e prático. A relação entre avós e netos pode proporcionar um senso de continuidade, estabilidade e identidade cultural. Os avós frequentemente desempenham um papel vital no cuidado e na educação dos netos, ajudando a formar seu caráter e valores.

Transmitindo Sabedoria: Os avós têm uma riqueza de experiências e histórias para compartilhar. Eles ensinam lições de vida que não podem ser encontradas em livros, ajudando os netos a compreenderem o mundo de uma perspectiva mais ampla e profunda.

Apoio Emocional: A presença dos avós oferece um tipo único de amor e apoio emocional. Eles frequentemente servem como conselheiros e confidentes, oferecendo orientação e conforto em momentos de dificuldade.

Cuidado e Educação: Em muitas famílias, os avós desempenham um papel crucial no cuidado diário das crianças, especialmente em contextos onde os pais trabalham fora de casa. Essa ajuda é inestimável e contribui significativamente para o bem-estar das crianças.

Manutenção das Tradições: Os avós são responsáveis pela transmissão de tradições familiares e culturais, mantendo vivas as práticas e costumes que formam a identidade de uma família. Eles ajudam a conectar as gerações e a manter a coesão familiar.

VALORIZAÇÃO DOS AVÓS

Reconhecer e valorizar os avós é essencial para fortalecer os laços familiares e promover uma sociedade mais compassiva e interconectada. Algumas formas de valorizar os avós incluem:

Tempo de Qualidade: Passar tempo de qualidade com os avós, ouvindo suas histórias e aprendendo com suas experiências, fortalece os vínculos afetivos e mostra reconhecimento por suas contribuições.

Apoio e Respeito: Apoiar os avós em suas necessidades e respeitar suas contribuições à família e à comunidade é uma maneira importante de demonstrar gratidão e carinho.

Celebrações e Homenagens: Participar de celebrações do Dia dos Avós e criar momentos especiais para homenageá-los reforça seu papel significativo na vida familiar.

Que neste Dia dos Avós, toda a celebração e gratidão sejam dadas a esses pilares das famílias. Sua sabedoria, amor e dedicação são fundamentais para o tecido social e para a perpetuação dos valores e tradições.

Foto: Assessoria de comunicação
Foto: Assessoria de comunicação
26/07/2024

A Importância do Esporte na Vida dos Jovens: Celebrando o Espírito Olímpico nos Jogos de Paris 2024

Hoje, celebramos a abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, um evento que simboliza não apenas a excelência atlética, mas também a união, a paz e o espírito.

Fotos: Uma colaboração conjunta das Instituições citadas
26/07/2024

Esportes olímpicos contribuem no desenvolvimento acadêmico e social

As Instituições de Ensino Superior Salesianas (IES) seguem a proposta de uma educação integral, que agrega à formação acadêmica também as práticas esportivas e culturais, a espiritualidade e o compromisso social. Veja a seguir exemplos de três projetos que, cada um à sua maneira, englobam a proposta educativa salesiana.

UCDB DESPONTA NACIONALMENTE EM ESPORTES COLETIVOS E INDIVIDUAIS
Além da busca pelo conhecimento em diversas áreas, acadêmicos da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) em Campo Grande (MS), são estimulados a praticar esportes, mantendo o espírito salesiano desde os tempos de Dom Bosco. A instituição tem equipes de modalidades coletivas como futsal (masculino e feminino) e voleibol (feminino), além de esportes individuais, como o judô (masculino e feminino). São mais de 50 estudantes contemplados com descontos nas mensalidades para a dedicação esportiva, com bolsas apoiadas pela área de Esportes da Pró-Reitoria de Pastoral e Assuntos Comunitários.

As parcerias são sempre bem-vindas para garantir participações em grandes competições, como ocorreu com a equipe de futsal feminino. Em 2022, a equipe conquistou o vice-campeonato da Taça Brasil de Futsal, competição que reuniu as maiores equipes nacionais. Já no ano passado, participou da Liga Feminina de Futsal, obtendo o terceiro lugar na Copa do Brasil e, neste ano, conquistou a quarta colocação na Supercopa. As três competições são as mais relevantes do calendário brasileiro.

A equipe feminina de futsal também já conquistou 12 vezes o campeonato estadual sul-mato-grossense, e ainda três vezes o campeonato de futebol do MS, além de conquistar a prata nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) em 2015 e 2021.

“O esporte tem tudo a ver com o Sistema Preventivo de Dom Bosco, pois é um complemento da educação. A gente tenta ajudá-los [os jovens] na formação integral, dando muito amor e cuidando sempre deles. É difícil ver uma casa salesiana sem o esporte e é legal a gente continuar fazendo a diferença na vida deles que estão se formando pela nossa instituição”, reforçou o técnico da equipe, Professor Luiz Fernando Borges Daniel.

Além dos benefícios que a atividade esportiva proporciona, os acadêmicos também ganham incentivo na formação. “O esporte só dá benefícios na vida do ser humano, pois ele ajuda você a ter uma vida mais saudável, além de ajudar na formação profissional. Foi por meio do esporte, jogando futsal, que consegui me formar e hoje faço um curso a distância”, destacou a capitã do time, a acadêmica Bruna Elesbão, que também já é formada em Educação Física pela UCDB e joga futsal desde 2009.

Outras modalidades também são destaque com universitários salesianos. Em outubro do ano passado, na 71ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUB's), realizada em Joinville (SC), os judocas da UCDB conquistaram medalhas. Vitória Siqueira Andrade ficou com a prata na categoria -63kg e José Marco Pereira Leite Demarco com o bronze na categoria -81kg. 

UNISALES: NÚCLEO ESPORTIVO NA CIDADE DE VITÓRIA (ES)
As instalações da Presença Salesiana de Vitória vão se tornar um dos Núcleos Esportivos ofertados gratuitamente às crianças e adolescentes de Vitória (ES), em uma parceria entre os Salesianos e a Prefeitura Municipal de Vitória.

O evento de lançamento do Núcleo aconteceu em 2 de maio, na Prefeitura Municipal de Vitória, e contou com a presença do secretário municipal de Esporte e Lazer, Rodrigo Ronchi, e do prefeito Lorenzo Pazzolini. Os Salesianos estiveram representados pelo Diretor Administrativo da Presença Salesiana de Vitória, Geann Carlos da Costa, pelo Pró-Reitor Acadêmico do UniSales, Alexandre Cardoso Aranzedo, e pelo Coordenador do Curso de Educação Física, Prof. Samuel Thomanazini. Também estiveram presentes pessoas atendidas pelos projetos, representantes das comunidades e lideranças políticas.

A iniciativa deve ofertar um número recorde de 450 vagas gratuitas em escolinhas de esportes de diversas modalidades. A infraestrutura do UniSales potencializa o objetivo da parceria, já que é integrada por um Complexo Esportivo que conta com duas piscinas (uma semiolímpica e uma de hidroginástica), pista de corrida, Laboratório de Treinamento Resistido (musculação), redes de vôlei, mesas de futmesa e duas quadras, além da tradicional Arena Dom Bosco, um ginásio completo.

“Os Núcleos Esportivos cumprem um papel crucial na promoção e na inclusão de crianças e adolescentes na prática esportiva. Para além dessa democratização, no caso específico do UniSales, o ensino está vinculado a valores institucionais que nos são muito importantes, como o amor ao próximo, a solidariedade e a busca pela justiça social, principalmente entre as crianças e os jovens", destacou o Coordenador do Curso de Educação Física do UniSales, Prof. Samuel Thomanazini.

O projeto atende crianças e adolescentes, entre 7 e 15 anos de idade, de forma gratuita, proporcionando acesso a atividades esportivas sob a supervisão de uma equipe de profissionais especializados.

Fonte: Inspetoria São João Bosco – ISJB

UNISALESIANO - TRANSFORMANDO VIDAS POR MEIO DA GINÁSTICA ARTÍSTICA
O projeto de Ginástica Artística, realizado no UniSALESIANO de Lins (SP), em parceria com a Prefeitura Municipal, é uma iniciativa que tem transformado a vida de muitas crianças desde seu início, em 2010. Voltado para crianças de 4 a 13 anos, o projeto de Ginástica Artística, atualmente, conta com a participação de 120 crianças que, diariamente, se reúnem no período da tarde para desenvolver suas habilidades físicas e sociais através da prática desta modalidade esportiva olímpica.

Este projeto não é apenas uma atividade esportiva, mas sim um verdadeiro instrumento de formação integral, alinhado aos princípios de Dom Bosco. O fundador da Congregação Salesiana, sempre acreditou na educação como um meio essencial para o desenvolvimento completo do indivíduo. Ele defendia uma abordagem educativa que combinava a razão, a religião e a bondade, criando um ambiente propício para o crescimento físico, intelectual, moral e espiritual dos jovens.

A prática da ginástica artística no UniSALESIANO de Lins segue esses princípios, oferecendo às crianças uma oportunidade única de desenvolvimento. O esporte, além de proporcionar benefícios físicos como força, flexibilidade e coordenação, também promove valores fundamentais como disciplina, perseverança, trabalho em equipe e respeito. As aulas de ginástica artística são conduzidas por profissionais qualificados que não só ensinam as técnicas do esporte, mas também atuam como mentores e exemplos positivos para as crianças.

A parceria com a Prefeitura Municipal é um aspecto crucial deste projeto, pois demonstra o compromisso da comunidade local com a educação e o bem-estar de suas crianças. Esse apoio permite que o projeto seja acessível a um maior número de crianças, independentemente de sua condição socioeconômica, promovendo a inclusão social e oferecendo a todos a chance de participar de atividades saudáveis e formativas.

Desde 2010, o projeto de Ginástica Artística tem mostrado resultados impressionantes. Muitas crianças que participaram do projeto relataram melhorias não apenas em suas habilidades físicas, mas também em seu desempenho acadêmico e comportamental. Os pais e responsáveis frequentemente testemunham sobre a transformação positiva observada em seus filhos, tanto no âmbito esportivo, quanto no pessoal.

Em resumo, o projeto de Ginástica Artística no UniSALESIANO de Lins, em colaboração com a Prefeitura Municipal, é um exemplo vivo de como os princípios de Dom Bosco podem ser aplicados na educação moderna.

Ao oferecer um ambiente seguro e acolhedor, onde as crianças podem crescer e aprender, este projeto continua a construir uma base sólida para o futuro dessas jovens vidas, alinhando-se perfeitamente com a missão salesiana de formar “bons cristãos e honestos cidadãos”.

MINHA HISTÓRIA NO UNISALESIANO
“Me chamo Isabela Rodrigues Juliana da Silva, e minha história no UniSALESIANO começou quando eu tinha apenas 5 anos (1999), quando comecei a praticar Ginástica Artística no projeto social Projeto Dom Bosco. Ali pratiquei esse esporte até os meus 17 anos. Comecei nas turmas de iniciação e logo fui chamada para ingressar na turma de alto rendimento, por meio da qual participei de vários campeonatos em diversas cidades. A Ginástica Artística, dentro do Projeto Dom Bosco, me auxiliou no desenvolvimento tanto físico, quanto social. 

Em 2009, continuei minha jornada na instituição, cursando o Ensino Médio e, logo após, em 2012, dei início a minha Graduação em Educação Física (Bacharelado). Durante a minha graduação fiz estágio dentro do UniSALESIANO, na Clínica de Educação Física, e, também, com a Ginástica Artística. Foi ali que tive pela primeira vez a experiência de poder transmitir um pouco do esporte que por anos pratiquei.

Em 2015, já formada em minha primeira graduação, ingressei dentro da universidade como Professora/Técnica de Ginástica Artística, através de projetos da Prefeitura Municipal de Lins, com a qual o UniSALESIANO tem parceria.

Hoje, dentro da Instituição como Professora/Técnica, desenvolvo a modalidade, para meninas de 4 a 13 anos, mostrando a importância do esporte no desenvolvimento físico, mental e social de todos que ali participam. Agradeço ao UniSALESIANO por fazer parte do meu crescimento nesses 25 anos de jornada e pelas oportunidades concedidas!”

Por Prof. Me. Leandro Paschoali (Hilinho) - Coordenador do Curso de Educação Física do Unisalesiano de Lins, SP, e é ex-aluno da mesma instituição.

Fonte: Boletim Salesiano Brasil

Foto: Divulgação de WhatsAPP
Foto: Divulgação de WhatsAPP
25/07/2024

Comunicado Importante: Nomeação da Nova Inspetora da Inspetoria Maria Auxiliadora do Recife – BRE

Nesta quarta-feira, 24 de julho, dia em que recordamos a celebração mensal de Nossa Senhora Auxiliadora, a Superiora Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Madre Chiara Cazzuola, juntamente com o Conselho Geral, nomeou oficialmente Ir. Maria Américo Rolim como a nova Inspetora da Inspetoria Maria Auxiliadora do Recife – BRE, para o sexênio 2025-2031.

Ir. Maria Américo Rolim tem sido uma presença constante e atuante no Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, onde desempenhou diversas funções com dedicação e competência. Foi Conselheira geral para a Formação durante 12 anos no Instituto das FMA, em Roma (2002 – 2014) atualmente, ela exerce o cargo de Diretora da Comunidade Santa Teresa/ Belo Horizonte – casa de formação, onde tem se destacado por sua liderança e compromisso com a missão educativa das Filhas de Maria Auxiliadora.

Confira o comunicado enviado às comunidades das Filhas de Maria Auxiliadora:

Belo Horizonte, 24 de julho de 2024.

Queridas Irmãs,

Neste dia em que comemoramos N. S. Auxiliadora, comunico a todas que Ir. Maria Américo Rolim, foi nomeada pela Madre Chiara Cazzuola e o Conselho Geral como a nova Inspetora da Inspetoria Maria Auxiliadora do Recife – BRE, para o Sexênio 2025- 2031.

Sua generosidade, disponibilidade e prontidão são de grande testemunho para todas nós, que com certeza, vamos ficar com muitas saudades e sentir falta de sua animação e presença que nos estimulam a caminhar na alegria, fidelidade e essencialidade de vida religiosa salesiana.

Na nossa família é assim: estamos sempre prontas a partir para servir os irmãos e as irmãs – Igreja em saída!

Empenhemo-nos em acompanhá-la com nossas orações neste tempo de um novo Sim para o serviço de animação no Instituto, um tempo para recomeçar ou começar um novo caminho. Maria, Mãe e Mestra a acompanhe em sua nova Missão!     Um grande abraço!

                                                                                                                                                  Ir. Teresinha Ambrosim, fma 

 

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Foto: Assessoria BAP
Foto: Assessoria BAP
25/07/2024

Fazedores do Futuro – 35º Encontro da Comissão Central Escola Salesiana América, ESA

Ainda sob a ressonância do ESA V, realizado em Guadalajara (México), de 1º a 5 de maio deste ano com o tema Juntos pelo presente e pelo futuro da educação salesiana na América”, a Comissão Central da ESA, representando todas as regiões e conferências da América (CIB, CISBRASIL, CIMAC, MESOAMERICA, NAC, CINAB, ANDINA, CICSAL, CONE SUL) se reuniu de 18 a 23 de julho, na sede da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), em São Paulo (SP). Esses foram momentos intensos para alimentar e fortalecer a esperança no trabalho em rede no continente.

Após a oração de acolhida e agradecimento preparada por Irmã Ivone Goulart Lopes, que focalizou o tema "Mil razões para viver - Caminho da Gratidão", o grupo escutou as mensagens dos Conselheiros gerais da Pastoral Juvenil, Irmã Runita Borja e Padre Miguel Angel García, e do Inspetor de São Paulo, Padre Alexandre Luís de Oliveira. Os participantes foram calorosamente acolhidos pela Inspetora da BAP, Irmã Alaíde Deretti.

Irmã Runita, em sua mensagem, disse que “podemos dizer que, para todo o mundo salesiano, a grande rede da Escola Salesiana da América é uma boa prática em que se inspiram outras realidades. Como Rede, a ESA completa trinta anos. Não é um feito insignificante! Comparada com a experiência humana, a Rede ESA já atingiu uma certa maturidade e continua neste caminho de dinamismo e fecundidade. Não podemos esquecer-nos de agradecer a tantas pessoas que contribuíram para o seu nascimento e progresso. Como todas as realidades em crescimento, a história é marcada por sucessos e fracassos, alegrias e sofrimentos. Há experiências de dor e de poda para enfrentar, como Rede, as muitas mudanças e, assim, poder continuar a oferecer uma educação holística que traga mudanças à sociedade. A Rede ESA continuou o seu caminho, navegando no desconhecido, para dar continuidade à missão educativa e alimentar a vida e a esperança das novas gerações, das suas famílias e das comunidades em que as nossas instituições estão inseridas”.

Padre Miguel Angel disse que “em nível escolar há seis elementos da vida pastoral que não devemos esquecer e que estão presentes em todos os continentes, inclusive na América Latina.

- Não descuidar do cuidado da interioridade dos alunos.

- O segundo grande elemento que uma escola possui é a transformação social.

- Em terceiro lugar, o aspecto comunitário. Nosso modo de fazer educação e pastoral é através do comunitário.

- Outro elemento importante é o cuidado do ambiente seguro. Não há melhor ambiente seguro do que um ambiente de afeto seguro, maduro, equilibrado e respeitoso.

- A formação do corpo docente, dos jovens, e às vezes também chegamos à formação das famílias com programas.

- E outra grande área na escola é o trabalho de pastoral orgânica, o trabalho extraescolar. Continuar trabalhando com grupos de voluntariado, com o oratório, o centro juvenil, com movimentos apostólicos, ONGs, campanhas externas. A importância de trabalhar com os ex-alunos”.

Padre Alexandre Luís de Oliveira acolheu o grupo dizendo: “Que São João Bosco e Madre Mazzarello intercedam a Deus pela bonita e preciosa contribuição que damos às crianças, adolescentes e jovens presentes em nossas escolas. Seja uma ocasião bonita para a reflexão, o aprofundamento, a partilha e a convivência em busca de novos rumos para as nossas escolas. Deus abençoe a todos”.

Irmã Alaíde Deretti, Inspetora da BAP, acolheu os participantes e deixou esta mensagem: “Sejam bem-vindos a esta nossa Inspetoria que há muito tempo dizemos que é Inspetoria-Mãe, que era a Inspetoria Santa Catarina de Sena, que começou em 1908, quando começaram as Inspetorias do mundo. Esta Inspetoria-Mãe que era também avó, agora se chama Nossa Senhora Aparecida, porque está no estado de São Paulo, onde temos o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. É com alegria que acolhemos vocês, que são um grupo seleto, para a reunião de avaliação do V Encontro ESA e para fazer as proposições para a educação salesiana na América. Desejo que vocês tenham um ótimo encontro e que ele seja efetivado com a marca sinodal, ou seja, pensar juntos, projetar juntos e realizar juntos. Vocês estão aqui, mas por detrás de vocês há uma multidão de jovens. O trabalho de vocês tem um significado grande pelas linhas educativas que serão projetadas para toda a América. A responsabilidade de vocês é grande e é uma promessa de que a presença salesiana no continente americano faça a diferença pela qualidade da formação e da evangelização. Que tenhamos perspectivas e projeção para caminhar, pois fomos feitos para caminhar e para abrir caminhos. Que vocês sejam abridores de caminhos e de projeção de futuro”.

Em seguida, os participantes refletiram sobre a avaliação do ESA V, a leitura e projeção dos resultados, os aportes ao documento de Significatividade Salesiana, a prestação de contas do encontro em Guadalajara, os artigos publicados sobre o evento, e discutiram a data e o local do encontro da comissão para 2025 e os encontros das regiões e conferências, para socializar a programação.

Além disso, deram sugestões para socializar esta reunião com as inspetorias, inspetores e inspetoras e seus conselhos para que constatem o trabalho e o processo que se pretende levar adiante a partir da ESA. Também discutiram se farão uma publicação sobre o encontro continental. Começaram a pensar no VI ESA, considerando possíveis datas e local.

O ponto alto do encontro foi fazer o Planejamento Estratégico para os próximos cinco anos. O grupo foi assessorado por Irmã Patrícia Parraguez que faz parte da comissão.

O grupo realizou algumas visitas culturais, como ao Museu da Língua Portuguesa, uma visita carismática, ao Memorial das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil, em Guaratinguetá (SP), e uma peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP).

Este encontro reforçou o compromisso e a unidade da família salesiana na América, renovando a dedicação à missão educativa e evangelizadora que caracteriza a obra de São João Bosco e de Santa Maria Mazzarello. Que possamos continuar sendo fazedores do futuro, trabalhando juntos por uma educação salesiana de qualidade e inclusiva para todos.

Neste ano do bicentenário do Sonho dos 9 anos de Don Bosco, deixemo-nos cativar pela beleza e pela força de sonhar. Um sonho arrasta, inspira e infunde esperança. Não há força mais bela que sonhar juntos. De fato, a palavra "juntos" foi sempre a força da Família Salesiana! Na verdade, este é o sonho do Papa Francisco, quando insiste no Pacto Educativo Global: fazer alianças e, como uma grande comunidade humana, sonhar pelo presente e pelo futuro das novas gerações. Acreditamos, portanto, que, através da educação construímos um povo capaz de cuidar e de se preocupar pela vida de todos, especialmente dos mais fracos e marginalizados.

Escrito por Irmã Ivone Goulart Lopes FMA

Foto: ShutterStock ID 1657743364
25/07/2024

Dia Nacional do Escritor: Celebrando a Arte da Escrita no Brasil

O Dia Nacional do Escritor, comemorado anualmente em 25 de julho, é uma data que homenageia todos aqueles que, através de palavras, expressam ideias, sentimentos e histórias que enriquecem a cultura e a sociedade brasileira. A origem desta celebração remonta ao ano de 1960, quando a União Brasileira de Escritores (UBE) instituiu a data no I Festival do Escritor Brasileiro, realizado no Rio de Janeiro, sob a presidência de João Peregrino Júnior e Jorge Amado.

A IMPORTÂNCIA DA ESCRITA PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO
A escrita é uma das mais poderosas formas de comunicação e expressão humana. Desde a invenção dos primeiros sistemas de escrita na Mesopotâmia antiga até os romances contemporâneos, a habilidade de registrar pensamentos e ideias tem sido fundamental para o progresso da civilização. Através da escrita, conhecimentos são transmitidos, histórias são preservadas e gerações futuras são influenciadas.

No contexto do desenvolvimento humano, a escrita desempenha um papel crucial. Ela é um meio de alfabetização e educação, permitindo que as pessoas adquiram novos conhecimentos e habilidades. Além disso, a prática da escrita pode melhorar a criatividade, a empatia e a capacidade de pensamento crítico. Ao escrever, os indivíduos também têm a oportunidade de refletir sobre suas experiências, desenvolver autoconhecimento e se conectar com outras pessoas através de suas histórias.

RENOMADOS ESCRITORES DA LITERATURA BRASILEIRA
A literatura brasileira é rica e diversa, marcada por escritores que deixaram um legado significativo. Entre eles, destacam-se:

Machado de Assis: Considerado um dos maiores escritores da literatura mundial, Machado de Assis é autor de obras-primas como "Dom Casmurro" e "Memórias Póstumas de Brás Cubas". Seus trabalhos exploram temas complexos da sociedade brasileira e a natureza humana.

Clarice Lispector: Conhecida por seu estilo único e introspectivo, Clarice Lispector é uma das escritoras mais importantes do Brasil. Suas obras, como "A Hora da Estrela" e "Laços de Família", são marcadas por uma profunda exploração do eu e das emoções humanas.

Jorge Amado: Autor de clássicos como "Gabriela, Cravo e Canela" e "Capitães da Areia", Jorge Amado é celebrado por suas histórias vibrantes que retratam a cultura e a vida no estado da Bahia. Seus livros são conhecidos por suas descrições coloridas e personagens memoráveis.

Carlos Drummond de Andrade: Um dos maiores poetas do Brasil, Carlos Drummond de Andrade é autor de poemas que capturam a essência da vida cotidiana e os dilemas existenciais. Obras como "Alguma Poesia" e "A Rosa do Povo" são leitura obrigatória para amantes da poesia.

EDITORA EDEBÊ BRASIL 

Recheada de parcerias com escritores renomados, a Edebê, Editora da Rede Salesiana Brasil, conta com um catálogo de literatura infantojuvenil que abrange todas as faixas etárias, desde a educação infantil até o ensino médio, oferecendo uma variedade cativante de opções para leitores de todas as idades. 

No site, é possível conferir o catálogo que está dividido por segmentos, mas conta com diversos filtros para facilitar a busca de títulos. Confira clicando aqui.

O Dia Nacional do Escritor é uma oportunidade para reconhecer e celebrar a importância dos escritores(as) na sociedade. Através de suas palavras, eles(as) proporcionam novas perspectivas, questionam a realidade e transportam os leitores para mundos imaginários, além de incentivar novas carreiras de escritores que ainda não se descobriram. Valorizar a escrita e os escritores é essencial para o enriquecimento cultural e o desenvolvimento humano.

Escrito por Janaína Lima

Foto: Acervo do Projeto Educomunicação em Ação Social
25/07/2024

O Projeto Educomunicação em Ação Social da Rede Salesiana Brasil

No primeiro semestre de 2021, a Rede Salesiana Brasil (RSB) iniciou o processo de implementação do Projeto Educomunicação em Ação Social, um trabalho conjunto entre as áreas programáticas da Comunicação e da Ação Social Salesiana em resposta aos anseios das crianças e adolescentes diante dos desafios da atualidade.

Segundo o relatório de resultados preliminares do Indicador Nacional de Analfabetismo Funcional (INAF) de 2018, cerca de 30% dos brasileiros em idade produtiva (entre 15 e 64 anos) são analfabetos funcionais. 3 entre 10 brasileiros apresentam dificuldades em resolver questões básicas do cotidiano, dificultando o pleno exercício da cidadania e a construção de uma vida autônoma. Além deste cenário, os educadores sociais também têm a percepção de que, quanto maior a vulnerabilidade social, menor é o repertório informacional e cultural dos indivíduos. Em resposta a este cenário, intensificado pelos efeitos da pandemia da COVID-19, começou a ser implementado o Projeto Educomunicação em Ação Social nas Obras Salesianas. Assim, na dimensão da preventividade proposta pela RSB, esta iniciativa busca a criação de condições positivas para o enfrentamento e a superação de situações de risco e violações dos direitos das crianças e adolescentes.

A proposta desta inciativa é fazer com que a Educomunicação se efetive nas obras sociais salesianas pelo viés do protagonismo e da emancipação para a cidadania, investindo especialmente no desenvolvimento da leitura e escrita para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Esse letramento é realizado por meio de atividades práticas que motivam para uma maior compreensão do que acontece no mundo e incentivam a criatividade. Para tanto, o Projeto propõe a capacitação de um grupo de oficineiros, pela abordagem educomunicativa, para que possam colaborar com técnicas e conhecimentos atualizados, oferecendo suporte teórico e prático aos oficineiros em temas de gamificação e aprendizagem criativa; além de propiciar a criação de estratégias metodológicas para contribuir com o desenvolvimento dos pequenos leitores e escritores, conectando teorias e práticas de educação e desenvolvimento social com os padrões da Sociedade Internacional de Tecnologia em Educação (ISTE) como estrutura para a inovação na educação.

“Quando um projeto tem relevância e apresenta bons resultados, o desejo é de que ele possa impactar ainda mais vidas. A Educomunicação vem trazer uma nova cultura de execução de projetos para as equipes da Rede Salesiana Brasil e vem contribuindo diretamente para transformar a forma como nossas crianças e adolescentes aprendem e nossos educadores ensinam e aprendem também. Desejamos muito compromisso e empenho nessa nova etapa que se inicia”, comenta a Coordenadora Nacional da Ação Social Salesiana, Carolina Neves de Oliveira.

Em sua primeira etapa, o projeto contemplou 17 obras sociais, tendo 32 educadores e oficineiros participando do processo formativo iniciado em fevereiro de 2021. Já nos dois primeiros anos de desenvolvimento do Projeto, cerca de 1000 crianças e adolescentes foram atendidos por meio de oficinas criativas relacionadas às temáticas centrais: Aprendizagem Criativa, Gameficação e Cultura Maker. Na Assembleia Geral Ordinária da RSB, em novembro de 2022, foi aprovado o início da segunda edição do projeto, bem como a sua expansão para mais 12 obras sociais. Na manhã da última segunda-feira (17), pela plataforma Zoom, aconteceu o Encontro On-line de Feedback da 2ª edição do Projeto Educomunicação em Ação Social. O evento reuniu alguns Coordenadores Inspetoriais da Ação Social, a Coordenação do Projeto, educadores, oficineiros e gestores das obras participantes da 2a edição, além de contar com a presença dos Diretores Executivos da Rede Salesiana Brasil (RSB), Ir. Silvia Aparecida da Silva e Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior; da Coordenadora Executiva da RSB, Maria Dantas, e da Coordenadora Nacional da Ação Social Salesiana, Carolina Neves de Oliveira. Confira todos os detalhes clicando aqui.

“Trabalhar com diferentes formas de pensar dos educadores e oficineiros envolvidos no projeto é uma riqueza. Aprendo a cada contato realizado nos encontros on-line ou pelo WhatsApp. Do ponto de partida do trabalho como coordenador, sei que as crianças e adolescentes atendidos levam para as Obras as dificuldades pessoais e aquelas impostas pela sociedade, porém, recebo e percebo toda dedicação dos educadores e oficineiros para fazer cada oficina e cada ideia discutida se tornar realidade. Essa transformação dá mais coragem e ânimo para investir neste projeto”, diz o Coordenador do Projeto Educomunicação em Ação Social, Professor Joadir Foresti.

Confira alguns depoimentos de quem já aplica o Projeto clicando aqui.

OS RECURSOS DO PROJETO EDUCOMUNICAÇÃO EM AÇÃO SOCIAL 
A Rede Salesiana Brasil proporciona às presenças salesianas participantes do Projeto todo o apoio e subsídios necessários para sua implantação. No ambiente virtual de aprendizagem do Centro Salesiano de Formação (CSF), são disponibilizados os materiais didáticos, vídeos dos encontros on-line, fórum de discursão, orientações para a realização de atividades e outras ferramentas de comunicação e interação.

Para a segunda etapa de cada Módulo, foram produzidos Kits Didáticos de Oficinas, com planos detalhados para as propostas de oficinas e os respectivos subsídios para o seu desenvolvimento, disponibilizados em arquivos na nuvem, para que os educadores e oficineiros das Obras participantes possam aplicar nas atividades educativas com os educandos, fazendo as adequações e complementações necessárias. No projeto, o conjunto de Kits Didáticos visa contribuir para maior unidade no trabalho em Rede, sendo a autoria dos educadores muito valorizada e incentivada, no sentido de que também eles são convidados a criarem novas propostas de oficinas e aprimorarem continuamente os Kits Didáticos disponibilizados.

Escrito por Janaína Lima

Foto por redação do site das FMA
24/07/2024

5º Comm Talks sobre música, dança, teatro

Roma (Itália). Música, dança e teatro estão no centro da reflexão do 5º Comm Talks, a iniciativa do Âmbito da Comunicação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora com o objetivo de criar uma visão partilhada da cultura da comunicação, apesar da diversidade das expressões.

“A expressão que facilita sonhar.” Nesta perspectiva fala Irmã Catarina Cangià, Filha de Maria Auxiliadora, Docente de Pedagogia da Comunicação Social na Universidade Pontifícia Salesiana (UPS) e coordenadora pedagógica da Escola “A Oficina dos Jovens Talentos” (BGT) de Roma:

“três atividades belíssimas para fazer com adolescentes e crianças para o seu crescimento, não só para o seu crescimento, para fazê-los sonhar, para fazer ver um futuro ou mesmo uma reflexão que os leve a crescer. Pois bem, trata-se da dança, da música e do teatro, três atividades tipicamente salesianas, tipicamente carismáticas. (…) Sim, temos nas mãos estes sonhos dos jovens e disto podemos fazer tesouro cultivando-os”.

A dança, como experiência motora está à base dos processos cognitivos, ajuda a habitar o próprio corpo e a entrar em contacto com os níveis de si mesmo menos conhecidos: “o corpo tem uma capacidade comunicativa extraordinária e se serve da linguagem não verbal. (. . .) Existem estudos profundos de neurociência que falam sobre o quanto a expressão da dança ajuda a comunicar, ajuda a socializar. Portanto, desde o aspecto psicomotor dos pequenos até a dança educativa, passando pela ‘expressão corporal’ e chegando finalmente à dança coreográfica de grupo”.

A música, além de acompanhar-se da dança, pode ser apreciada em grupo, pode ser produzida. Desde muito jovens, “é uma linguagem que não precisa de tradução, uma linguagem que através do ritmo, da melodia, do trabalho conjunto em pequenas orquestras juvenis, ajuda, faz crescer, permite ensaiar juntos”. É, portanto, útil na socialização, “porque faz sentir-se bem juntos, tanto quando é praticada, quanto no momento em que é apreciada”. O canto completa a música, é um divertimento e também “um instrumento de ensino e educativo altamente eficaz” que facilita o aprendizado.

O teatro “é brincadeira, é magia, entusiasma crianças, adolescentes, jovens adultos, é oportunidade de lazer, de festa, de crescimento e também de escuta da palavra. É forjar-se, tornar-se fortes”. Irmã Catarina traz a experiência do teatro kamishibai japonês, onde “as crianças ficam sentadas, os  adolescentes ficam na frente do narrador, grandes ilustrações passam uma após a outra” e do teatro das sombras “que faz nascer criatividade, porque o roteiro está escrito, também dá origem a habilidades práticas de desenho e corte”. Fala também de teatro-dança e de musical, métodos educativos mais complexos e envolventes, que conduzem à encenação final, “à estreia do espetáculo depois de horas e horas de exercício coletivo, de troca, de compreensão recíproca”.

O discurso de Irmã Catarina Cangià oferece indicações pedagógicas e comunicativas concretas para ajudar meninos/as, adolescentes e jovens, a exemplo de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, a dar plenitude expressiva aos próprios sonhos através do teatro, da música e da “maravilha do movimento corporal”.

O vídeo do discurso integral está disponível com legendas em italiano, inglês, francês, português, espanhol (Clique aqui):

Os seminários dirigem-se a todas as Comunidades Educativas e aos interessados, em particular aos jovens, e podem ser utilizados para encontros e também para a animação nas comunidades.

Continuam disponíveis os vídeos anteriores: os1° CommTalkS intintrodutório com as palavras de Madre Chiara Cazzuola, o 2° con As perguntas dos jovens sobre o Sínodo, no qual a Madre Emérita do Instituto das FMA, Irmã Yvonne Reungoat, participante da Assembleia ordinária do Sínodo de outubro de 2023, responde às perguntas dos jovens das Inspetorias do mundo, o 3º com a intervenção do Prof. Inácio Aguaded, Docente da Universidade de Huelva, Espanha, sobre Educação às mídias e à Informação, 4º Comm Talks pelo Prof. Alexandre le Voice Sayad sobre Inteligência Artificial.

Fotografia retirada do portal: https://assumpta.org/
Fotografia retirada do portal: https://assumpta.org/
23/07/2024

Rede Salesiana Brasil parabeniza as Religiosas da Assunção

A Rede Salesiana Brasil se congratula com a Congregação das Religiosas da Assunção pela eleição de sua Superiora Geral, Irmã Rekha Chennattu. No dia 16 de julho, Irmã Rekha Chennattu foi reeleita Superiora Geral para o período de 2024-2030 durante o 30º Capítulo Geral que acontece em Paris (França) de 29 de junho a 29 de julho.

O tema que reúne as Capitulares é «Movidas pelo Espírito, em diálogo com nossas realidades, discernimos novos caminhos de sinodalidade para o nosso tempo: Metanoia, Missão profética, Cultura do encontro».

Dom Laurent Ulrich, Arcebispo de Paris, celebrou a Eucaristia e presidiu a eleição. Foi uma celebração internacional, fraterna e alegre, que foi compartilhada com muitas pessoas que, conectadas ao vivo, transmitiram suas mensagens de alegria, oração e proximidade.

Após a eleição, os presentes puderam dizer uma breve palavra e dar um abraço à Irmã Rekha no tradicional gesto de obediência.

Irmã Rekha nasceu na Índia, em 1963, fez os primeiros votos em 1984 e a Profissão perpétua em 1992. Cursou Teologia, fez especialização em Sagrada Escritura e exerceu a docência em nível universitário. Desempenhou diversos serviços em sua Província e pode colaborar com diferentes Instituições eclesiásticas asiáticas e internacionais e outros espaços acadêmicos.

Em espírito de intercongregacionalidade e de fraternidade, a RSB permanece em sintonia com as Religiosas da Assunção, especialmente com Irmã Mercedes Méndez Siliuto, responsável pela Comunicação do referido Instituto, que esteve presente no II ENAC – Encontro Nacional de Comunicação da RSB – e brindou os participantes com a palestra: «O continente digital, um jogo em que se ganha amigos com gentileza e caridade».

Em sua palestra, Irmã Mercedes trouxe aspectos referentes ao Sistema Preventivo e ao estilo de educar e evangelizar de Dom Bosco. Ressaltou expressões do Sonho dos 9 anos e comentou a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações (2024), associando-a ao tema da sabedoria do coração. Indicou também a beleza-bondade-verdade como critérios para ser presença de qualidade nas redes sociais e para que a educomunicação seja eficaz. Concluiu sua palestra com um convite: “Fundemos casas no continente digital, não presenças isoladas, mas um ‘nós salesiano’. Educadores e educandos, juntos, isso é realmente ser presença salesiana no continente digital”.

A RSB deseja às Religiosas da Assunção um feliz encerramento do 30º Capítulo Geral e votos de uma missão pautada sempre mais na sinodalidade e na cultura do encontro.

Escrito por Irmã Maike Loes com informações do Portal Religiosas de la Asunción

Foto: ShutterStock ID 2250613539
22/07/2024

Santa Maria Madalena: a “Apóstola dos Apóstolos”

Celebrado em 22 de julho, o Dia de Santa Maria Madalena homenageia uma das figuras mais enigmáticas e reverenciadas do Novo Testamento. Santa Maria Madalena, descrita pelo Evangelho de João como a primeira testemunha da ressurreição de Jesus Cristo, possui uma devoção que atravessa séculos e diversas tradições cristãs.
Maria Madalena é mencionada nos quatro Evangelhos como uma das mulheres que seguiram Jesus e testemunharam sua crucificação e sepultamento. Em particular, o Evangelho de João destaca seu papel ao narrar que foi a ela que Jesus ressuscitado primeiro apareceu. Esse encontro é marcado por um diálogo profundo, no qual Maria, ao reconhecer Jesus, é incumbida de anunciar aos discípulos a Boa Notícia de sua ressurreição (João 20, 1-18).

APÓSTOLA DOS APÓSTOLOS
Em 2016, o Papa Francisco elevou a memória litúrgica de Maria Madalena ao nível de festa, reconhecendo sua importância singular na história da Igreja. Em seu Decreto, o Papa recorda São Tomás de Aquino que a chamou de "Apóstola dos Apóstolos", um título que sublinha seu papel como a primeira mensageira da ressurreição. Esta decisão foi vista como um passo significativo para reconhecer a igualdade e a importância das mulheres no ministério de Jesus e na missão da Igreja.

Ao chamá-la de "Apóstola dos Apóstolos", o Papa destacou a sua missão de levar a mensagem de Cristo ressuscitado aos próprios apóstolos, um reconhecimento de sua liderança e testemunho. Santa Maria Madalena permanece uma figura central para a fé cristã, inspirando devotos com sua história de redenção, testemunho e devoção incansável. 

A IDENTIDADE DE MARIA MADALENA
Maria Madalena, cujo nome deriva de Magdala, aldeia de pescadores situada às margens ocidentais do Lago de Tiberíades, onde ela nasceu. O evangelista Lucas fala: “Jesus andava pelas cidades e aldeias anunciando a boa nova do Reino de Deus. Os Doze estavam com ele, como também algumas mulheres que tinham sido livradas de espíritos malignos e curadas de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios” (Lucas 8,1). Segundo análise bíblica, a expressão “sete demônios” poderia indicar um gravíssimo mal físico ou moral, que havia acometido a mulher, do qual Jesus a curou. No entanto, a tradição que perdura até hoje diz que Maria Madalena era uma prostituta porque, no capítulo 7 do Evangelho de Lucas, narra-se a história da conversão de uma anônima “pecadora da cidade, que ungia com perfume os pés de Jesus, convidado de um fariseu; após tê-los banhado com suas lágrimas, os enxugava com seus cabelos”.
Assim, sem nenhuma ligação textual, Maria de Magdala foi identificada com aquela prostituta anônima. Porém, há mais um equívoco, como explica o Cardeal Gianfranco Ravasi, biblista e teólogo: “A unção com óleo perfumado é um gesto feito também por Maria de Betânia, irmã de Marta e Lázaro, em outra ocasião, como diz o evangelista João. Assim, Maria de Magdala foi identificada, por algumas tradições populares, com a Maria de Betânia”.

Santa Maria Madalena permanece uma figura central para a fé cristã: discípula de Jesus, esteve presente aos pés da cruz quando ele foi crucificado e foi a primeira testemunha da ressurreição de Jesus. A data 22 de julho é uma oportunidade para refletir sobre a coragem e a liberdade interior desta “Apóstola dos Apóstolos” que não teme ser julgada pelas pessoas e corre para anunciar: “Eu vi o Senhor!” (Jo 20, 18).

Escrito por Janaína Lima, com informações de Vatican News

 

Foto: Acervo particular de Carlos Nambu
19/07/2024

Representante da Rede Salesiana Brasil é eleito coordenador para o Movimento Nacional de Entidades de Assistência Social

Nesta quinta-feira (18), a Rede Salesiana Brasil celebrou uma importante conquista com a eleição de Carlos Nambu para o cargo de Coordenador do Movimento Nacional de Entidades de Assistência Social. Carlos foi um dos três eleitos que representarão o movimento na gestão que vai de 2024 a 2026. A votação, que ocorreu de forma virtual, contou com representantes das coordenações regionais, que elegeram, além de Carlos, outros dois coordenadores: Ivone Maggioni Fiore, da Federação Nacional das Apaes (FENAPAES), e Norma S. Souza Carvalho, do Lar Fabiano de Cristo.

O Movimento Nacional de Entidades de Assistência Social foi criado em 2015 por representantes de entidades de assistência social, um espaço criado e referendado em 2015 na Conferência Nacional de Assistência Social realizada em Brasília. O MNEAS surgiu para integrar a representação nacional da sociedade civil, conforme os três segmentos: usuários, trabalhadores e entidades. É um movimento que busca a defesa e o fortalecimento do SUAS - Sistema Único de Assistência Social, exercendo o controle social de forma propositiva e fiscalizadora. Dentre as atividades estão o fortalecimento do SUAS, a influência na formulação de políticas de assistência social de forma local, regional, estadual e nacional, a divulgação da política de assistência social, a participação em espaços de representação da sociedade civil, o segmento de entidades, o acompanhamento e apoio às coordenações regionais, a representação das entidades na composição do segmento de entidades para o CNAS, o apoio aos conselhos de assistência social em suas demandas de reflexão e entendimento da política de assistência social e a contribuição na elaboração de documentos sobre a política de assistência social a partir da perspectiva da sociedade civil e das entidades, considerando a capilaridade de atuação.

Carlos Nambu é pós-graduado em educação social e atua como representante indicado da Rede Salesiana Brasil em espaços de debates e atuação na defesa por igualdade social e pelas políticas públicas que impactam na sociedade, e refletem diretamente em nossas crianças, adolescentes, jovens e famílias. Também exerce função no Instituto Dom Bosco, da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora, São Paulo - SP. Representa a Congregação Salesiana em diversos conselhos e fóruns, entre eles, o CMDCA SP - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de São Paulo, COMAS SP – Conselho Municipal de Assistência Social de São Paulo, Fórum de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente – Região Sé, Lapa e Butantã, Fórum Municipal de Assistência Social de São Paulo, CONDECA SP, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente de São Paulo, CONSEAS SP – Conselho Estadual de Assistência Social, Fórum Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Paulo e CNAS – Conselho Nacional de Assistência Social. Ele vê neste novo papel a chance de representar uma grande oportunidade para que a Rede Salesiana Brasil possa ajudar na expansão positiva do impacto da transformação social na sociedade. “A participação da Rede Salesiana Brasil nesses espaços, além da visibilidade de suas ações, possibilita o empoderamento das informações relacionadas às políticas de Assistência Social, além de levar a contribuição da Rede para a construção dessas Políticas Públicas, principalmente as que afetam crianças, adolescentes, jovens e famílias. Trazendo também o legado deixado por Dom Bosco quanto à importância de participação e intervenção na política pelo bem dos nossos jovens. Resgata também o nosso Caderno de Identidade Carismática, em especial o relacionado ao Sistema Preventivo e Direitos Humanos (Caderno 3)”. Ressalta, Carlos.

A indicação de Carlos Nambu e sua vitória só vêm respaldar o DNA da Ação Social da Rede Salesiana Brasil, que, ao longo dos anos, sempre visou ao desenvolvimento integral e melhores oportunidades de cidadania e dignidade para crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, exclusão e violência.

Fotos: Uma colaboração coletiva das Instituições mencionadas
19/07/2024

Campeões nos esportes e na vida

Nas obras sociais salesianas, os esportes cumprem um papel fundamental na proposta de uma educação integral, voltada para que crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade descubram seu potencial para transformar sua realidade.

“É uma sensação muito gratificante, pois no início você pensa que não vai ter resultado, mas aí percebe um salto na autoestima e na confiança. Toda a sensação de voltar para casa com as medalhas é incrível”, afirma Gabriela Aparecida Resende Cruz, ex-educanda do Centro Juvenil Salesiano da cidade de Pará de Minas (MG). Gabriela conquistou medalha de ouro no Campeonato Brasileiro Regional de Judô Região Sudeste, realizado em 18 de maio na cidade de Vassoura (RJ).

Na mesma competição, a educanda Manuela Vitoria Rezende Cruz ficou em terceiro lugar, com a medalha de bronze. “Foi muito importante conseguir a medalha, pois o judô me ensinou a ter disciplina”, considera Manuela, para quem a determinação e as muitas horas de treinos com o Sensei Fernando Navarro fizeram toda a diferença.

As duas judocas expressam muito claramente algo que perpassa as práticas esportivas nas obras sociais salesianas: as conquistas nos esportes vão muito além das medalhas, pois representam a abertura de novas perspectivas; o aumento da autoestima e da segurança para exercer o protagonismo em suas vidas.

FORMAÇÃO INTEGRAL
“Com o esporte a criança, o adolescente e os jovens têm a oportunidade de transformar suas vidas, sendo protagonistas de suas próprias histórias”, corrobora Jamile, assistente social do Centro Maria Auxiliadora Pró-Menor Carente – CEMAM, obra social da Rede Salesiana Brasil em Petrolina (PE).

As oficinas do CEMAM incluem modalidades como xadrez, karatê e futsal, que contribuem para incentivar o desenvolvimento físico, mental e social dos cerca de 400 beneficiários da obra. “No CEMAM, nosso compromisso é com a formação integral do ser humano, proporcionando treinamentos e oportunidades para que cada criança, adolescente e jovem possa realizar seu pleno potencial e contribuir positivamente para a sociedade”, reforça ela.

Outra obra salesiana que dá grande ênfase à formação integral pelos esportes é o Circo Social Dom Bosco, localizado no bairro de Itaquera, na capital paulista. A obra atende 800 crianças, adolescentes e jovens, de 6 a 17 anos e onze meses, em risco de vulnerabilidade.

Com o objetivo de desenvolver as competências dos atendidos “propiciando vivências para o alcance da autonomia, do protagonismo e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários”, o Circo Social Dom Bosco oferece diariamente diversas oficinas, entre as quais estão as de atividades esportivas olímpicas, como Taekwondo, Futebol, Ginástica Rítmica, Ginástica Artística, Atletismo e Futsal.

“Além de aprenderem técnicas especificas, os participantes têm a oportunidade de vivenciar os ensinamentos de Dom Bosco numa casa salesiana”, considera o Coordenador Pedagógico Alair Jr. O Circo Social Dom Bosco existe desde 1995 e é realizado em parceria com a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

ESCOLA SÓCIO ESPORTIVA DOM BOSCO
Também na Zona Leste de São Paulo, em uma das regiões mais pobres da capital, o Centro Social da Paróquia Santa Luzia e São Nicolau criou a Escola Sócio Esportiva, em parceria com a Fundação Real Madrid. “O objetivo do projeto é fomentar os valores inerentes à prática esportiva e contribuir para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em risco de exclusão social no bairro Jardim Nordeste e adjacências, melhorando a qualidade de vida e a criação de hábitos físicos-desportivos”, explica Laniel Castro, Gerente de Projetos Sociais.

A Fundação Real Madrid fornece a proposta pedagógica com base na metodologia “Teaching Games for Understanding”, que fundamenta a iniciação esportiva por meio de jogos reduzidos para compreensão do próprio esporte, enfatizando, principalmente, os valores éticos e morais: Respeito, Saúde, Igualdade, Autonomia, Autoestima, Companheirismo e Motivação para formação do cidadão mediante o esporte.  

“A metodologia da Fundação Real Madrid está atrelada ao Sistema Preventivo de Dom Bosco, próprio da Congregação Salesiana, que visa promover a integração social de crianças, adolescentes e jovens por meio do esporte, em vista de fortalecer a própria identidade, as relações do grupo e a convivência com as diferenças”, reforça Laniel. “No Sistema Preventivo se cultiva a presença educativa dos educadores junto aos educandos, envolvendo-os em atividades que possibilitem o desenvolvimento da ética, da cidadania, dos valores humanos e cristãos, promovendo a educação integral do ser humano com um caráter preventivo e não apenas assistencial”, completa ele.

Na Escola Sócio Esportiva Dom Bosco são ofertadas as modalidades de Futebol e Basquete, de fevereiro a dezembro. As atividades são desenvolvidas por profissionais de Educação Física que anualmente recebem treinamento e capacitação dos profissionais da Fundação Real Madrid. Além das atividades esportivas, a Escola Sócio Esportiva oferece aos beneficiários oficinas socioeducativas e recreativas, realizadas pelos Centros para Crianças e Adolescentes (CCA) Santa Luzia e São Nicolau, que integram a rede socioassistencial municipal de São Paulo.

GOL DE OURO
Para fechar esta matéria sobre os esportes nas obras sociais salesianas, vamos falar de um projeto bem recente: a escolinha de futsal Gol de Ouro, que teve início em 2023, no Centro Social Salesianos, em Pindamonhangaba, SP.

Coordenada pelo Prof. Luis Henrique, do Núcleo de Esportes, ex-aluno e ex-oratoriano, a Gol de Ouro foi criada com o objetivo de desenvolver integralmente a criança e o adolescente, buscando priorizar a saúde. Os atendidos são incentivados a ter um estilo de vida ativo e saudável ao mesmo tempo em que, por meio de um ambiente de aprendizagem significativo, no campo procedimental são ensinadas as técnicas do futsal e, no campo atitudinal, os valores importantes para conviverem em sociedade de forma respeitosa e justa. Tudo isso alicerçado no carisma salesiano. Atualmente, a escolinha de futsal atende 250 crianças e adolescentes com idades de 6 a 18 anos, divididos por categorias. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, no período da noite, e aos sábados, no período da manhã.

Fonte: Boletim Salesiano Brasil 
Esta matéria foi elaborada com a colaboração de: Ana Carolina de Jesus Oliveira – Centro Juvenil Salesiano de Pará de Minas; Jéssica de J. Silva, Coordenadora Inspetorial da Ação Social da Inspetoria de São Paulo; Laniel Castro - Centro Social da Paróquia Santa Luzia; Jamile – CEMAM Petrolina; Alair Jr. – Circo Social Dom Bosco.

Siga a RSB nas redes sociais:

2024 © Rede Salesiana Brasil