02/02/2024

Começam os CommTalkS

Começam os CommTalkS
Foto: Divulgação

No dia 31 de janeiro de 2024, na solenidade de São João Bosco, a Madre Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Chiara Cazzuola, inaugura as vídeo-publicações realizadas pelo Âmbito da Comunicação do Instituto.

Que ocasião melhor do que a solenidade de São João Bosco para lançar a iniciativa CommTalkS, com as vídeo-publicações produzidas pelo Âmbito da Comunicação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora?

Com a palavra da Superiora Geral, Madre Chiara Cazzuola, iniciou-se uma série de publicações, pequenos vídeos ou webinars, sobre diversos temas da atualidade. Dando início ao primeiro webinar, Irmã Maria Ausilia De Siena, Conselheira Geral para a Comunicação Social, apresenta o seu significado e a sua finalidade: “São pequenos inputs formativos, que também podem ser utilizados para a animação nas comunidades, que, como previsto no programa do sexênio, poderiam ser úteis na criação de uma visão compartilhada da cultura da comunicação, apesar da diversidade de expressão”.

Essas publicações são unificadas pelo logotipo CommTalkS:

“Comm” lembra os termos ingleses Communication e Community para sublinhar a transversalidade da comunicação que permite ler juntos, com sentido crítico, os diferentes aspectos da realidade.

Talk” indica a vontade de promover a reflexão e a discussão em um debate que envolva e seja acessível ao maior número de pessoas, comunidades educativas e jovens.

O “S” recorda a Salesianidade como um estilo de vida que se quer aprofundar e atualizar para redescobrir cada vez mais o Sistema Preventivo como método educativo válido, numa sociedade complexa e desorientada como a atual.

Comunicar é vida” é o tema abordado pela Madre no primeiro vídeo, no qual ela afirma: “Comunicar é adentrar no mistério de Deus, do outro, do mundo. É a capacidade de se colocar em relação com os outros, é uma habilidade que cada um de nós adquire no caminho da própria existência e matura através de numerosos encontros desde o âmbito familiar ao da sociedade em todas as suas expressões. Na verdade, conseguimos compreender quem somos e quanto valemos somente através de um confronto com os outros”.

E assim especifica a importância carismática da comunicação: “Para nós, Filhas de Maria Auxiliadora, a comunicação é uma dimensão da espiritualidade que é fundada na relação comunicativa, uma relação que atinge a todos e procura não esquecer ninguém”.

Os vídeos e os webinars estarão em sinergia com o site do Instituto e a revista DMA que tratará amplamente, neste ano, o tema da paz. Os vídeos têm subtítulos em cinco línguas.

Ao primeiro vídeo seguirá um webinar confiado à Madre Yvonne Reungoat, a qual trará um pouco da sua experiência no recente Sínodo dos Bispos, onde respondeu às perguntas dos jovens de todo o mundo.

Fonte: Instituto Figlie di Maria Ausiliatrice (FMA)

Mais Recentes

Editora Edebê é patrocinadora do Selo ODS Educação

A Editora Edebê, comprometida com a transformação social e a educação de qualidade, se tornou a patrocinadora nacional do Selo ODS Educação 2024-2025. Esta é uma iniciativa que busca reconhecer e estimular práticas sustentáveis nas instituições de ensino, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS-4: Educação de Qualidade. O PAPEL DA EDITORA EDEBÊ Conhecida por seu compromisso com a educação de qualidade, a Edebê vê no Selo ODS Educação uma oportunidade de potencializar sua missão. Ao patrocinar esta iniciativa, a Editora reafirma seu compromisso com a transformação social por meio da educação que é a base para o desenvolvimento sustentável e a construção de um futuro melhor. O patrocínio da Edebê é um passo significativo para a promoção dos ODS na educação. Através desta parceria, espera-se que mais instituições de ensino sejam motivadas a adotar e implementar práticas que contribuam para a Agenda 2030, criando um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. A IMPORTÂNCIA DO SELO ODS EDUCAÇÃO O Selo ODS Educação visa reconhecer iniciativas que contribuem com os ODS, estimulando a participação das instituições de ensino nas metas da Agenda 2030. Utilizando uma tecnologia social de reconhecimento, o selo destaca boas práticas e soluções das instituições participantes, engajando a comunidade acadêmica na criação de práticas sustentáveis para um mundo mais justo e inclusivo. O PROPÓSITO DO SELO ODS EDUCAÇÃO A iniciativa do Selo ODS Educação é parte da estratégia de implementação da Agenda 2030 no Brasil. Ela visa a internalização dos objetivos globais e sua aplicação nas diversas localidades brasileiras, por meio de um programa de reconhecimento que busca ativar a capacidade transformadora das instituições de ensino. Ao incorporar os ODS e outros índices de desenvolvimento em suas ações de gestão, ensino, pesquisa e extensão, essas instituições podem desempenhar um papel crucial na promoção de um desenvolvimento sustentável. Saiba mais em: www.seloods.org. Fonte: Editora Edebê

Festival Global de Cinema Juvenil Dom Bosco 2024

Festival faz convite aos jovens para a construção conjunta de um futuro mais verde e sustentável

RSB no Webinar de Comunicação da UISG

Evento aborda o tema “Comunicação e Sinodalidade: Reflexões e práticas para uma Igreja em diálogo”

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2024 © Rede Salesiana Brasil