Mensagem aos Salesianos Cooperadores pela Festa de São João Bosco 2026
30/01/2026

Mensagem aos Salesianos Cooperadores pela Festa de São João Bosco 2026

Mensagem aos Salesianos Cooperadores pela Festa de São João Bosco 2026

Por ocasião da Festa de Dom Bosco de 2026, no ano em que se comemora o 150º Aniversário da Fundação da ‘Associação dos Salesianos Cooperadores’ (ASSCC), o Coordenador Mundial, Antonio Boccia, encaminhou uma mensagem a todos os membros, na qual, com base na Estreia do Reitor-Mor, dirige sua atenção para o importante evento que se aproxima: o VI Congresso Mundial da Associação.

Segue abaixo o texto integral da mensagem do Coordenador Mundial.

Caríssimos Salesianos Cooperadores e Salesianas Cooperadoras,

            neste 31 de janeiro, dia em que toda a Família Salesiana (FS) celebra com alegria o nosso amado Pai e Fundador, São João Bosco, ao pensar em cada um de Vocês, espalhados por todo o mundo, meu coração se enche de esperança e gratidão.

A Festa de Dom Bosco é sempre uma ocasião especial para retornar às raízes do nosso carisma, para redescobrir a força daquele chamado que nos conquistou e que continua a orientar nossos passos. E, neste ano, a Providência nos oferece uma luz particular para iluminar o nosso caminho: a Estreia do Reitor-Mor - “Fazei tudo o que Ele vos disser – Crentes, livres para servir”.

As palavras pronunciadas por Maria em Caná ressoam com força extraordinária na vida de Dom Bosco. Ele - que transformou sua vida num "sim" constante e generoso à vontade de Deus - nos ensina o verdadeiro significado de sermos crentes e livres para servir. Sua Fé inabalável, originada de uma experiência profunda com Deus, transformou-o num dedicado servo dos jovens, um apóstolo criativo e destemido.

O convite “a fazer o que Ele nos disser” nos projeta diretamente para o grande momento que nos espera: o nosso VI Congresso Mundial. Não é por acaso que o tema escolhido seja “Ser fermento para ser fecundo”. Como poderíamos ser fermento que transforma a massa do mundo sem partir de uma escuta dócil e de um serviço livre e generoso, exatamente como nos indica a Estreia? Os dois temas se iluminam mutuamente: somos chamados a ser fecundos, a gerar vida e Esperança, e só o poderemos fazer se, como os servos em Caná, nos pusermos à escuta da Palavra e agirmos com confiança.

É com imensa alegria que vejo a resposta generosa de tantos que já se inscreveram para o Congresso. A sua adesão é um sinal maravilhoso, testemunho de que o desejo de ser “fermento” está vivo e forte em nossa Associação. Vocês são a prova de que o Espírito continua a soprar e a nos tornar fecundos.

Nesta festa, peçamos a Dom Bosco que interceda por nós, para podermos ser cada vez mais homens e mulheres de Fé, livres para servir, capazes de transformar a água das nossas fadigas cotidianas no vinho bom de um amor que se devota.

Desejo a todos uma serena e alegre Festa de Dom Bosco, esperando reabraçá-los em Roma, para vivermos juntos um inesquecível Pentecostes salesiano.

Com afeto fraterno,

 

Antonio Boccia
Coordenador Mundial

 

Fonte: Agência Info Salesiana

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil