24/04/2024

Vem aí o Encontro das Rádios Salesianas

Vem aí o Encontro das Rádios Salesianas
Foto: Acervo pessoal de Felipe Zangari

Na manhã desta quinta-feira (25), a Rede Salesiana Brasil (RSB), por meio do Centro Salesiano de Formação (CSF), promove o 1º Encontro on-line de Boas Práticas Comunicacionais e Produção Cultural. O evento, que traz o tema “O papel das rádios salesianas: desafios e oportunidades em um mundo conectado”, será o primeiro de uma sequência de 3 encontros distribuídos pelo ano de 2024. A iniciativa tem por objetivo viabilizar a socialização de experiências para ampliação das reflexões, debates e disseminação de ideias e propostas que contribuam para potencializar a comunicação em Rede.

Responsáveis pela Acolhida e contextualização do evento estão a Coordenadora Nacional de Comunicação, Ir. Maike Loes, e o Coordenador Inspetorial de Comunicação da Inspetoria São Luiz Gonzaga, Pe. João Carlos. “Um encontro reunindo comunicadores das rádios salesianas é importante, mesmo que no formato on-line, pois aproxima diferentes realidades, coloca as rádios ao centro das atenções enquanto Rede Salesiana Brasil, e gera maior protagonismo. Afinal, as rádios são espaços de comunicação, de informação, de educação e evangelização. Um encontro deste porte conjuga sinergia com sinodalidade, porque o caminho não precisa e nem deve ser trilhado sozinho, no caso, o caminho de uma rádio. É importante que as rádios salesianas se entendam como parte do todo, parte da Rede, parte do carisma de Dom Bosco e de Madre Mazzarello”, comenta Ir. Maike. “Este encontro vem na sequência de outros momentos em que temos nos encontrado para partilhar experiências e assegurar uma crescente articulação entre as nossas emissoras”, completa Pe. João Carlos.

Como convidado ilustre, o 1º Encontro on-line de Boas Práticas Comunicacionais e Produção Cultural traz o Coordenador do Setor de Rádio da SIGNIS Brasil (Associação Católica de Comunicação), Felipe Zangari, o qual fará uma apresentação sobre a Signis Brasil e o projeto “Chama da Palavra”, além de abordar o tema principal do evento: “O papel das rádios salesianas: desafios e oportunidades em um mundo conectado”. “Penso que as instituições religiosas cumprem ainda - especialmente no Brasil – um papel fundamental na formação das consciências e na construção das bases da sociedade. Assim, esse esforço da Família Salesiana em capacitar as suas equipes de trabalho é louvável e merece ser difundido tanto mais for possível”, comenta Felipe.

Quando questionado se as rádios ainda desempenham um papel importante na sociedade, Felipe prontamente responde: “Nós temos dados muito confiáveis que mostram a relevância do rádio mesmo diante de tantas inovações de tecnologia da informação e da intensa mudança cultural que estamos vivenciando. Nesse sentido, e pela própria experiência das emissoras, não se pode duvidar desse valor”. Felipe comenta ainda que, diante dos desafios que as rádios enfrentam em um mundo conectado, é preciso ser estratégico. “Acho que o principal desafio é não perder a vocação – rádio é rádio, e para ser bem feito exige engajamento, talento, conhecimento e, sobretudo, paixão. As oportunidades são muitas, diante do contexto multiplataforma que nos cerca, mas é necessário ser estratégico porque investir em tecnologia é caro e não vai funcionar do mesmo jeito em cada contexto”.

O 1º Encontro on-line de Boas Práticas Comunicacionais e Produção Cultural ainda trará uma roda de conversa com a participação de representantes de algumas rádios salesianas: Evandro Fialho (Rádio Inova FM - São Paulo), Jocasta Comesaña (Rádio FM Dom Bosco - Fortaleza) e Débora Alves (Rádio FM Educativa UCDB - Campo Grande).

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

 

Mais Recentes

Editora Edebê é patrocinadora do Selo ODS Educação

A Editora Edebê, comprometida com a transformação social e a educação de qualidade, se tornou a patrocinadora nacional do Selo ODS Educação 2024-2025. Esta é uma iniciativa que busca reconhecer e estimular práticas sustentáveis nas instituições de ensino, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS-4: Educação de Qualidade. O PAPEL DA EDITORA EDEBÊ Conhecida por seu compromisso com a educação de qualidade, a Edebê vê no Selo ODS Educação uma oportunidade de potencializar sua missão. Ao patrocinar esta iniciativa, a Editora reafirma seu compromisso com a transformação social por meio da educação que é a base para o desenvolvimento sustentável e a construção de um futuro melhor. O patrocínio da Edebê é um passo significativo para a promoção dos ODS na educação. Através desta parceria, espera-se que mais instituições de ensino sejam motivadas a adotar e implementar práticas que contribuam para a Agenda 2030, criando um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. A IMPORTÂNCIA DO SELO ODS EDUCAÇÃO O Selo ODS Educação visa reconhecer iniciativas que contribuem com os ODS, estimulando a participação das instituições de ensino nas metas da Agenda 2030. Utilizando uma tecnologia social de reconhecimento, o selo destaca boas práticas e soluções das instituições participantes, engajando a comunidade acadêmica na criação de práticas sustentáveis para um mundo mais justo e inclusivo. O PROPÓSITO DO SELO ODS EDUCAÇÃO A iniciativa do Selo ODS Educação é parte da estratégia de implementação da Agenda 2030 no Brasil. Ela visa a internalização dos objetivos globais e sua aplicação nas diversas localidades brasileiras, por meio de um programa de reconhecimento que busca ativar a capacidade transformadora das instituições de ensino. Ao incorporar os ODS e outros índices de desenvolvimento em suas ações de gestão, ensino, pesquisa e extensão, essas instituições podem desempenhar um papel crucial na promoção de um desenvolvimento sustentável. Saiba mais em: www.seloods.org. Fonte: Editora Edebê

Festival Global de Cinema Juvenil Dom Bosco 2024

Festival faz convite aos jovens para a construção conjunta de um futuro mais verde e sustentável

RSB no Webinar de Comunicação da UISG

Evento aborda o tema “Comunicação e Sinodalidade: Reflexões e práticas para uma Igreja em diálogo”

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2024 © Rede Salesiana Brasil