26/06/2024

Vem aí o II Encontro Nacional de Comunicação da RSB

Vem aí o II Encontro Nacional de Comunicação da RSB
Foto: Divulgação

Nas manhãs dos dias 26 e 27 de junho, pela plataforma Zoom, a Rede Salesiana Brasil (RSB) promove o II Encontro Nacional da Comunicação (ENAC). Este ano, o evento traz o tema “Do sonho à realidade: ruma a uma presença plena” e reúne Comunicadores, Gestores e Educadores de todas as presenças da RSB.

O II ENAC tem como objetivo potencializar os espaços de formação, interação, debates, partilhas e construção colaborativa de propostas que contribuam para a inovação nos processos (edu)comunicacionais da ação educativa em Rede. Todo o evento conta com a colaboração do Comitê de Coordenadores Inspetoriais de Comunicação da RSB na organização e realização, além do apoio do Centro Salesiano de Formação (CSF).

O ENAC 2024 trará palestrantes nacionais e internacionais renomados que contribuirão com as reflexões e formações de cada dia, além das participações essenciais dos Diretores Executivos da Rede Salesiana Brasil, Ir. Silvia Aparecida da Silva e Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior; dos Referentes para a Comunicação da RSB, Ir. Maria Carmelita de Lima Conceição e Pe. Francisco Inácio Vieira Júnior; além da Coordenadora Nacional de Comunicação da RSB, Ir. Maike Loes e do apoio da Gestora de Eventos Formativos, Ana Paula Costa e Silva.

Como tradição, cada dia do evento contará com um subtema norteador das ações. Confira as palestras de cada dia:

QUARTA-FEIRA (26/06)

“Por uma ação (edu)comunicativa em Rede”

Palestra: "O sonho dos 9 anos de Dom Bosco: entre carisma, comunicação e missão"

Com Pe. Fábio Pasqualetti, SDB
Decano e Professor da Faculdade de Ciências da Comunicação Social na Universidade Pontifícia Salesiana (UPS) - Itália

 

Palestra: "A concretização do sonho dos 9 anos nas presenças da Rede Salesiana Brasil"

Com as Coordenadoras Nacionais da Comunicação, das Escolas e da Ação Social da RSB, respectivamente, Ir. Maike Loes, Ir. Lucia Jacinta Finassi e Carolina Neves de Oliveira.

 

QUINTA-FEIRA (27/06)

“Habitar as Redes Sociais… Salesianamente”

Palestra: "O continente digital, um jogo em que se ganha amigos com gentileza e caridade"

Com Ir. Mercedes Méndez Siliuto - Responsável de Comunicação da Congregação das Irmãs da Assunção (Espanha)

 

Palestra: "O digital, de instrumento a cultura: um desafio para a Igreja. Uma visão a partir de 'Uma presença plena'"

Com Pe. Lucio Adrian Ruiz - Secretário do Dicastério para a Comunicação (Vaticano - Roma)

 

O II ENAC conta com o apoio das equipes do escritório nacional da Rede Salesiana Brasil, localizado em Brasília (DF), direcionadas pela Coordenadora Executiva da RSB, Maria Dantas.

Escrito por Janaína Lima

Mais Recentes

Editora Edebê é patrocinadora do Selo ODS Educação

A Editora Edebê, comprometida com a transformação social e a educação de qualidade, se tornou a patrocinadora nacional do Selo ODS Educação 2024-2025. Esta é uma iniciativa que busca reconhecer e estimular práticas sustentáveis nas instituições de ensino, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS-4: Educação de Qualidade. O PAPEL DA EDITORA EDEBÊ Conhecida por seu compromisso com a educação de qualidade, a Edebê vê no Selo ODS Educação uma oportunidade de potencializar sua missão. Ao patrocinar esta iniciativa, a Editora reafirma seu compromisso com a transformação social por meio da educação que é a base para o desenvolvimento sustentável e a construção de um futuro melhor. O patrocínio da Edebê é um passo significativo para a promoção dos ODS na educação. Através desta parceria, espera-se que mais instituições de ensino sejam motivadas a adotar e implementar práticas que contribuam para a Agenda 2030, criando um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. A IMPORTÂNCIA DO SELO ODS EDUCAÇÃO O Selo ODS Educação visa reconhecer iniciativas que contribuem com os ODS, estimulando a participação das instituições de ensino nas metas da Agenda 2030. Utilizando uma tecnologia social de reconhecimento, o selo destaca boas práticas e soluções das instituições participantes, engajando a comunidade acadêmica na criação de práticas sustentáveis para um mundo mais justo e inclusivo. O PROPÓSITO DO SELO ODS EDUCAÇÃO A iniciativa do Selo ODS Educação é parte da estratégia de implementação da Agenda 2030 no Brasil. Ela visa a internalização dos objetivos globais e sua aplicação nas diversas localidades brasileiras, por meio de um programa de reconhecimento que busca ativar a capacidade transformadora das instituições de ensino. Ao incorporar os ODS e outros índices de desenvolvimento em suas ações de gestão, ensino, pesquisa e extensão, essas instituições podem desempenhar um papel crucial na promoção de um desenvolvimento sustentável. Saiba mais em: www.seloods.org. Fonte: Editora Edebê

Festival Global de Cinema Juvenil Dom Bosco 2024

Festival faz convite aos jovens para a construção conjunta de um futuro mais verde e sustentável

RSB no Webinar de Comunicação da UISG

Evento aborda o tema “Comunicação e Sinodalidade: Reflexões e práticas para uma Igreja em diálogo”

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2024 © Rede Salesiana Brasil