Alunos do Colégio Salesiano Santa Rosa são premiados na 16ª edição da FECTI
02/12/2022

Alunos do Colégio Salesiano Santa Rosa são premiados na 16ª edição da FECTI

Alunos do Colégio Salesiano Santa Rosa são premiados na 16ª edição da FECTI

Nos dias 26 e 27 de novembro de 2022, aconteceu a XVI Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FECTI). Ao todo, 114 projetos foram expostos e apresentados por estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais, médio ou técnico de Instituições – públicas e privadas – do estado, sob orientações de seus Professores, no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj/Faetec), localizado na Praça da Bandeira/RJ.

Para essa edição da FECTI, foram selecionados quatro projetos desenvolvidos pelos alunos do Ensino Médio do Colégio Salesiano Santa Rosa, nas categorias de “Ciências Exatas e da Terra” e “Ciências Biológicas e da saúde”. E dois deles foram premiados na primeira categoria.

 

Projetos selecionados para a FECTI 2022

O projeto “Como a música afeta parâmetros fisiológicos em adolescentes” foi representado pelas alunas Isabella Aires, Clarissa Milani e Ana Luiza Branco, junto com os Professores Orientadores Guilherme Soares e Diego Jacomim.

O projeto “Análise qualitativa de bioplásticos de amido com diferentes aditivos” foi representado pelas alunas Giovanna Cassiano, Júlia Martins e Juliana Ferreira, junto com os Orientadores, a Professora Priscila Senra e o Químico Licenciado Gustavo Luan. 

O projeto “Conscientização da sociedade de consumo a partir do uso da eletroquímica” foi representado pelos alunos João Vitor Loureiro, Livia Maria Alves e Marcelo Grandelle, junto com os Orientadores, a Professora Priscila Senra e o Químico Licenciado Gustavo Luan.

O projeto “Óleos Essenciais: comparação qualitativa e quantitativa de processos de Extração” foi representado pelos alunos Vinícius Magalhães, João Angelito e Fernando Braga, junto com os Orientadores, o Professor Roberto Serour e o Químico Licenciado Gustavo Luan.

Os alunos Salesianos durante esses dois dias puderam acompanhar todo o processo de uma Feira externa de divulgação científica e, também, tiveram a oportunidade de assistir apresentações de estudantes de todo o estado. Para o aluno Vinícius Magalhães, da 2ª série do Ensino Médio, a experiência com a FETCI foi algo sensacional, não apenas no final de semana, mas todo o processo de desenvolvimento do trabalho com os colegas e com o Gustavo Luan, profissional responsável pelos Laboratórios do Colégio, que também atuou como orientador de três projetos. “Toda a preocupação da escola de conduzir e orientar os alunos até lá [FECTI] foi muito boa! Esse final de semana foi uma experiência que eu vou levar para o resto minha vida e eu acho que de todos os meus companheiros. Poder apresentar o meu trabalho, divulgá-lo. Conhecer o trabalho de outras escolas e sentir como é a FECTI foi sensacional”, comenta Vinícius.

De acordo com Gustavo Luan, a experiência de levar os estudantes para a feira, assim como orientá-los durante toda a produção acadêmica e no desenvolvimento de seus projetos para então apresentá-los na FECTI 2022 é enriquecedora e incrível. “É enriquecedora para nós como orientadores, porque proporcionamos o desenvolvimento do conhecimento e aprimoramos as ideias e os planejamentos dos nossos alunos. E é incrível para os alunos, pois eles vivenciam, na prática, os seus estudos teóricos e podem ter a experiência de divulgar a sua produção e o seu conhecimento. [...] Nesse sentido, os estudantes passam a fazer parte dessa produção científica. E na FECTI, conseguem prestigiar [os projetos de] outros estudantes apaixonados pela Ciência como eles.”, finaliza Gustavo.

 

Novo Ensino Médio Salesiano e o incentivo à ciência e à tecnologia

O Novo Ensino Médio foi elaborado ao longo do ano de 2021, a partir de estudos feitos pelas Equipes Diretivas e de Educadores do Ensino Médio dos Colégios Salesianos de Niterói, baseados nas necessidades e preferências dos alunos que ainda estavam no 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Nesse sentido, após as pesquisas e de muitos encontros no “Fórum do Novo Ensino Médio” com os próprios estudantes e seus respectivos responsáveis, o Colégio Salesiano Santa Rosa desenvolveu com maestria seus Itinerários Formativos e disciplinas eletivas aplicados no ano letivo de 2022.

Ao longo deste ano letivo, os estudantes da 1ª série do Ensino Médio, que optaram pelos Itinerários Formativos de “Ciências da Natureza e Matemática - Consciência ECO+LÓGICA: empreender para transformar”, vivenciam e praticam todo o conhecimento que adquirem nos componentes curriculares de forma integrada e dinâmica, nas salas de aula, nos laboratórios e em Rodas de Conversa organizadas pela Coordenação de Projetos Educacionais.

Os dois projetos premiados pela FECTI 2022 foram desenvolvidos pelos alunos do Novo Ensino Médio Salesiano. Os estudantes fizeram todas as pesquisas e experimentos no laboratório de Química da escola e os apresentaram, pela primeira vez, na Feira de Ciências, Matemática e suas Tecnologias, promovida pelo Colégio Salesiano Santa Rosa em outubro deste ano.

Segundo o Químico Gustavo Luan, a escola já possuía uma cultura “Hands On”, em que os alunos têm a possibilidade de experimentar, tanto que um dos quatro projetos selecionados pela Feira estadual foi executado por um grupo da 2ª série do Ensino Médio. Entretanto, o Colégio Salesiano Santa Rosa, por meio do Novo Ensino Médio, fomentou ainda mais a capacidade de produção e o diálogo com as ciências e o fazer prático.

“Os alunos Salesianos têm a oportunidade de experimentar, de estar no laboratório, de questionar a realidade e de se inserirem nos problemas do mundo. [...] Eles encontram propostas para as soluções dos problemas nos quais estão inseridos. Por isso, vimos alguns trabalhos focados na conscientização ambiental, como o do “Bioplástico” e o da “Sociedade de Consumo”. Os estudantes estão preocupados com o planeta que deixaremos para as novas gerações.”, conclui Gustavo.

 

Projetos premiados na FECTI 2022

De acordo com a Fundação Cecierj, os 114 projetos selecionados foram avaliados pelo Comitê Científico, composto por professores e pesquisadores ligados a Instituições de ensino e pesquisa e museus de ciência. Os estudantes do Colégio Salesiano Santa Rosa, foram os únicos de uma rede privada de ensino a ganharem prêmios e medalhas pelo município de Niterói/RJ.

O projeto “Análise qualitativa de bioplásticos de amido com diferentes aditivos” venceu o 3º lugar, na categoria ‘Ciências Exatas e da Terra’. O trabalho teve como objetivo de estudo o desempenho do material com diversos componentes aditivos e a produção de um material biodegradável.

O grupo que desenvolveu o projeto “Conscientização da sociedade de consumo a partir do uso da eletroquímica”, estudaram uma forma de preservação do meio ambiente, o projeto baseou-se na procura por meios para ter a capacidade de reutilizar metais oxidados e ressignificar todo o rejeito produzido, assim evitando o descarte irregular do óxido de ferro III. Além disso, seguindo o caráter sustentável, o experimento utiliza apenas de materiais presentes no cotidiano, pois, dessa forma, qualquer pessoa pode ser capaz de reduzir sua pegada ecológica.

Esse projeto venceu o 1º lugar, na categoria ‘Ciências Exatas e da Terra’. Além disso, os estudantes foram credenciados para divulgá-lo na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) 2023, realizada pela Fundação Liberato, em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul.

Parabéns aos Alunos e Educadores Salesianos, que se dedicam a realizar sonhos enquanto fazem a diferença social!

 

Fonte e mais fotos: Site da Inspetoria São João Bosco

Mais Recentes

Clube de Ciências estimula curiosidade, criatividade e investigação científica no Liceu Salesiano

Iniciativa aproxima estudantes da pesquisa e transforma perguntas em experiências de aprendizagem  A ciência começa com uma pergunta. Foi a partir dessa perspectiva que o Liceu Salesiano do Salvador estruturou o Clube de Ciências, uma iniciativa pedagógica que amplia as possibilidades de aprendizagem dos estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e os aproxima do universo da investigação científica. Sob orientação da professora Yaci Farias, o Clube funciona no contraturno escolar, com encontros semanais no Laboratório de Ciências. O espaço foi pensado para estimular a curiosidade, a criatividade e o interesse pela pesquisa, permitindo que os estudantes desenvolvam projetos a partir de questões que despertam sua atenção e que fazem parte de diferentes contextos da vida cotidiana. Ao longo do processo, os estudantes são incentivados a observar, questionar, levantar hipóteses, pesquisar, experimentar, registrar e analisar resultados. A proposta valoriza uma aprendizagem ativa, na qual o conhecimento é construído por meio da investigação e da experimentação, fortalecendo habilidades como pensamento crítico, autonomia, criatividade, organização e capacidade de resolução de problemas. Os projetos desenvolvidos no Clube também possibilitam a integração entre diferentes áreas do conhecimento, aproximando ciência, tecnologia, cultura e questões sociais e ambientais. Dessa forma, o laboratório se transforma em um ambiente de descoberta, no qual os estudantes podem explorar ideias, testar possibilidades e compreender que a ciência está presente em situações muito próximas de sua realidade. A iniciativa prevê ainda a socialização dos resultados na SEMOCS – Semana de Mostra Científica da Escola, além da possibilidade de participação em feiras de ciências externas. Esses momentos permitem que os estudantes compartilhem suas descobertas e desenvolvam também a capacidade de comunicar o conhecimento produzido. Ao incentivar a iniciação científica ainda na Educação Básica, o Clube de Ciências fortalece a formação integral dos estudantes e contribui para a construção de uma cultura de investigação no ambiente escolar. É um espaço para ativar a curiosidade, transformar perguntas em descobertas e compreender que aprender também é investigar o mundo ao redor. Fonte: Salesianos Bahia | Fotos: Renata Mascarenhas

Estudante do Salesiano garante vaga nos JEB’s 2026 após destaque em seletiva estadual de Karatê

O estudante Rodrigo Araújo, conquistou um importante resultado na seletiva para a formação da Seleção Baiana de Karatê, realizada no último fim de semana. O atleta representará o Colégio Salesiano Dom Bosco Salvador nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) 2026, que acontecerão em setembro, em Brasília. Competindo na categoria -52 kg, Rodrigo sagrou-se campeão no Kumitê e vice-campeão no Kata, garantindo uma vaga para representar seu colégio na competição nacional. Os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) são a principal competição esportiva escolar do país, reunindo estudantes-atletas de todos os estados brasileiros em diversas modalidades. O evento promove a integração entre jovens talentos e incentiva o desenvolvimento do esporte no ambiente educacional, além de servir como vitrine para a formação de novos atletas.  A conquista reforça o compromisso do Salesianos Bahia com a formação integral dos estudantes, valorizando o esporte como ferramenta de desenvolvimento, disciplina e superação. Parabenizamos Rodrigo por essa importante conquista e desejamos sucesso na próxima etapa da competição. Fonte: Salesianos Bahia | Fotos: Igor Silva

Estudante salesiano vive experiência internacional que transforma a forma de enxergar o mundo

“É uma experiência única.” A frase é simples, mas resume o sentimento de Cauan Tomaz Vieira, de 14 anos, estudante do 9º ano do Colégio Salesiano Sagrado Coração, em Recife, que participa do programa internacional da Rede Salesiana em Cambridge, na Inglaterra. Longe da rotina escolar e da família, Cauan vive dias de intensa imersão na língua inglesa e na cultura britânica. Mais do que frequentar aulas de inglês, ele experimenta uma vivência que amplia horizontes, fortalece a autonomia e proporciona aprendizados que dificilmente seriam reproduzidos dentro da sala de aula. “Estou vivendo uma experiência única aqui na Inglaterra. É uma oportunidade de conhecer a cultura de outro país e aprender de uma forma diferente”, relata o estudante. O programa reúne estudantes da Rede Salesiana em uma das cidades universitárias mais tradicionais do mundo. Durante duas semanas, os participantes frequentam aulas de inglês na Abbey College, em uma imersão de 15 dias que combina aprendizado acadêmico e vivências culturais. Ao final do curso, recebem um certificado de conclusão. A programação também inclui visitas a importantes pontos turísticos e históricos, como Londres, Brighton e a Catedral de Ely, onde os estudantes participam de uma aula sobre a história e a arquitetura das igrejas medievais. Para Cauan, o intercâmbio vai muito além do aprendizado do idioma. A experiência representa a oportunidade de desenvolver independência, criar novas amizades e compreender diferentes modos de viver, respeitando outras culturas sem perder a própria identidade. “Você pode adquirir a cultura de outro país. É uma experiência única.” A proposta do programa está alinhada à formação integral promovida pela educação salesiana, que busca preparar os estudantes para os desafios de um mundo cada vez mais conectado, estimulando competências acadêmicas, culturais, sociais e humanas. Ao falar sobre a oportunidade, Cauan deixa também uma mensagem para outras famílias que sonham proporcionar esse tipo de vivência aos filhos. “Se você puder, tiver a oportunidade de mandar o seu filho, vale muito a pena.” Mais do que uma viagem internacional, a experiência em Cambridge representa um investimento em conhecimento, autonomia e visão de mundo. Ao retornar ao Brasil, os estudantes trazem na bagagem não apenas um certificado de conclusão, mas também histórias, amizades e aprendizados que passam a fazer parte de sua trajetória pessoal e acadêmica, ampliando sua visão de mundo e fortalecendo competências que levarão para toda a vida. Fonte: Inspetoria Salesiana do Nordeste
O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil