Equipe Salesiana invicta no Campeonato Brasiliense de Vôlei
10/07/2024

Equipe Salesiana invicta no Campeonato Brasiliense de Vôlei

Equipe Salesiana invicta no Campeonato Brasiliense de Vôlei
Fotos: Divulgação

Por meio do Projeto DF Vôlei, o time da Escola Salesiana Brasília (ESB) conquistou o primeiro lugar do Campeonato Brasiliense Sub 18, desbancando o time que era a base da seleção Sub 18 do DF. A alegre surpresa da vitória se dá pelo fato de os atletas da ESB serem mais novos em relação ao time que disputou o jogo final. “Por se tratar de uma competição acima da categoria da maioria dos atletas da nossa equipe, não tínhamos aquela cobrança com resultado, ele veio através da dedicação plena do grupo e justamente na final contra um time forte que era a base da seleção Sub 18 do DF. E para o nosso grupo, que é bem mais novo, essa vitória é muito gratificante. É a coroação do nosso trabalho”, comenta o Técnico do Projeto DF Vôlei, Adiel Carvalho. O Campeonato Brasiliense Sub 18 foi realizado pela Federação de Vôlei do DF (FVDF) e aconteceu na quadra do Colégio Cor Jesu, de Brasília (DF).

"A conquista do Campeonato Brasiliense teve seus momentos de dificuldade, principalmente na final [...]. A vitória do campeonato mostra como a base do nosso time, que é muito nova e batalhadora, ainda conseguiu alcançar a vitória sobre o Supervolei, que era a base da seleção sub 18 do DF, o qual tinha a obrigação de ganhar”, comenta o estudante e atleta salesiano Henrique Hoffmann. “Ainda devo agradecer o excelente trabalho dos meus técnicos Adiel e Fabrício pelo ótimo trabalho e resiliência, sempre lá pra ajudar nas horas de dificuldade do campeonato, coordenando o time para alcançar a vitória”, conclui.

“Foi uma sensação incrível e também um desafio enorme pra mim, pois eu não atuava na posição que atuo hoje, então foi um desafio e tanto para conseguir me adaptar a certas situações como o passe, a cobertura, com a visão tática e também a consciência do jogo, mas com a colaboração de todos os componentes da equipe conseguimos conquistar a vitória, mesmo o time sendo composto por uma equipe quase 100% sub 16 e o adversário ser composta por atletas da seleção de base do Distrito Federal, que conquistaram o 4° lugar no CBS (Campeonato Brasileiro de Seleções). Nós, atletas da ESB (Escola Salesiana Brasília), conquistamos a categoria Sub 18”, conta Cristian Vieira de Castro.

PROJETO DF VÔLEI NA ESCOLA SALESIANA BRASÍLIA (ESB)

Para participar do Projeto DF Vôlei, Adiel conta que os jovens são selecionados pelo biotipo e qualidades físicas essenciais para o esporte, “mesmo que não sejam atletas, pois o nosso trabalho foca no desenvolvimento do atleta”.

A parceria com a ESB já conta com resultados muito expressivos ao longo de pouco mais de um ano:

1. Campeão dos Jogos da Federação do Desporto Escolar em 2023

2. Campeão dos Jogos Escolares do DF - Etapa Distrital em 2023

3. Campeão dos Jogos Escolares do DF - Etapa Regional Plano Piloto em 2023 e 2024

4. Campeão Brasiliense Sub 16 - Divisão Especial 2024

5. Campeão Brasileiro Sub 18 - Divisão Especial 2024

Os estudantes salesianos ainda formaram as bases das seleções abaixo:

. Campeão dos Jogos Escolares Brasileiros da Juventude em 2023 - 1° Divisão

. Vice Campeão Campeonato Brasileiro de Seleções - 1° Divisão, com as premiações para os atletas Salesianos Henrique Hoffmann e Ian Lima Cardoso como melhores centrais

“É uma sensação de dever cumprido e que o trabalho está sendo direcionado da forma correta. Atribuo os excelentes resultados à disciplina, dedicação e principalmente ao amor ao voleibol por parte dos atletas e comissão técnica”, comenta Adiel sobre os resultados alcançados.

Escrito por Janaína Lima

 

Mais Recentes

Clube de Ciências estimula curiosidade, criatividade e investigação científica no Liceu Salesiano

Iniciativa aproxima estudantes da pesquisa e transforma perguntas em experiências de aprendizagem  A ciência começa com uma pergunta. Foi a partir dessa perspectiva que o Liceu Salesiano do Salvador estruturou o Clube de Ciências, uma iniciativa pedagógica que amplia as possibilidades de aprendizagem dos estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e os aproxima do universo da investigação científica. Sob orientação da professora Yaci Farias, o Clube funciona no contraturno escolar, com encontros semanais no Laboratório de Ciências. O espaço foi pensado para estimular a curiosidade, a criatividade e o interesse pela pesquisa, permitindo que os estudantes desenvolvam projetos a partir de questões que despertam sua atenção e que fazem parte de diferentes contextos da vida cotidiana. Ao longo do processo, os estudantes são incentivados a observar, questionar, levantar hipóteses, pesquisar, experimentar, registrar e analisar resultados. A proposta valoriza uma aprendizagem ativa, na qual o conhecimento é construído por meio da investigação e da experimentação, fortalecendo habilidades como pensamento crítico, autonomia, criatividade, organização e capacidade de resolução de problemas. Os projetos desenvolvidos no Clube também possibilitam a integração entre diferentes áreas do conhecimento, aproximando ciência, tecnologia, cultura e questões sociais e ambientais. Dessa forma, o laboratório se transforma em um ambiente de descoberta, no qual os estudantes podem explorar ideias, testar possibilidades e compreender que a ciência está presente em situações muito próximas de sua realidade. A iniciativa prevê ainda a socialização dos resultados na SEMOCS – Semana de Mostra Científica da Escola, além da possibilidade de participação em feiras de ciências externas. Esses momentos permitem que os estudantes compartilhem suas descobertas e desenvolvam também a capacidade de comunicar o conhecimento produzido. Ao incentivar a iniciação científica ainda na Educação Básica, o Clube de Ciências fortalece a formação integral dos estudantes e contribui para a construção de uma cultura de investigação no ambiente escolar. É um espaço para ativar a curiosidade, transformar perguntas em descobertas e compreender que aprender também é investigar o mundo ao redor. Fonte: Salesianos Bahia | Fotos: Renata Mascarenhas

Estudante do Salesiano garante vaga nos JEB’s 2026 após destaque em seletiva estadual de Karatê

O estudante Rodrigo Araújo, conquistou um importante resultado na seletiva para a formação da Seleção Baiana de Karatê, realizada no último fim de semana. O atleta representará o Colégio Salesiano Dom Bosco Salvador nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) 2026, que acontecerão em setembro, em Brasília. Competindo na categoria -52 kg, Rodrigo sagrou-se campeão no Kumitê e vice-campeão no Kata, garantindo uma vaga para representar seu colégio na competição nacional. Os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) são a principal competição esportiva escolar do país, reunindo estudantes-atletas de todos os estados brasileiros em diversas modalidades. O evento promove a integração entre jovens talentos e incentiva o desenvolvimento do esporte no ambiente educacional, além de servir como vitrine para a formação de novos atletas.  A conquista reforça o compromisso do Salesianos Bahia com a formação integral dos estudantes, valorizando o esporte como ferramenta de desenvolvimento, disciplina e superação. Parabenizamos Rodrigo por essa importante conquista e desejamos sucesso na próxima etapa da competição. Fonte: Salesianos Bahia | Fotos: Igor Silva

Estudante salesiano vive experiência internacional que transforma a forma de enxergar o mundo

“É uma experiência única.” A frase é simples, mas resume o sentimento de Cauan Tomaz Vieira, de 14 anos, estudante do 9º ano do Colégio Salesiano Sagrado Coração, em Recife, que participa do programa internacional da Rede Salesiana em Cambridge, na Inglaterra. Longe da rotina escolar e da família, Cauan vive dias de intensa imersão na língua inglesa e na cultura britânica. Mais do que frequentar aulas de inglês, ele experimenta uma vivência que amplia horizontes, fortalece a autonomia e proporciona aprendizados que dificilmente seriam reproduzidos dentro da sala de aula. “Estou vivendo uma experiência única aqui na Inglaterra. É uma oportunidade de conhecer a cultura de outro país e aprender de uma forma diferente”, relata o estudante. O programa reúne estudantes da Rede Salesiana em uma das cidades universitárias mais tradicionais do mundo. Durante duas semanas, os participantes frequentam aulas de inglês na Abbey College, em uma imersão de 15 dias que combina aprendizado acadêmico e vivências culturais. Ao final do curso, recebem um certificado de conclusão. A programação também inclui visitas a importantes pontos turísticos e históricos, como Londres, Brighton e a Catedral de Ely, onde os estudantes participam de uma aula sobre a história e a arquitetura das igrejas medievais. Para Cauan, o intercâmbio vai muito além do aprendizado do idioma. A experiência representa a oportunidade de desenvolver independência, criar novas amizades e compreender diferentes modos de viver, respeitando outras culturas sem perder a própria identidade. “Você pode adquirir a cultura de outro país. É uma experiência única.” A proposta do programa está alinhada à formação integral promovida pela educação salesiana, que busca preparar os estudantes para os desafios de um mundo cada vez mais conectado, estimulando competências acadêmicas, culturais, sociais e humanas. Ao falar sobre a oportunidade, Cauan deixa também uma mensagem para outras famílias que sonham proporcionar esse tipo de vivência aos filhos. “Se você puder, tiver a oportunidade de mandar o seu filho, vale muito a pena.” Mais do que uma viagem internacional, a experiência em Cambridge representa um investimento em conhecimento, autonomia e visão de mundo. Ao retornar ao Brasil, os estudantes trazem na bagagem não apenas um certificado de conclusão, mas também histórias, amizades e aprendizados que passam a fazer parte de sua trajetória pessoal e acadêmica, ampliando sua visão de mundo e fortalecendo competências que levarão para toda a vida. Fonte: Inspetoria Salesiana do Nordeste
O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil