Solene abertura marca o início do 36° Nordestão Salesiano
28/06/2023

Solene abertura marca o início do 36° Nordestão Salesiano

Solene abertura marca o início do 36° Nordestão Salesiano

O Colégio Salesiano Sagrado Coração, de Recife (PE), deu início, na última segunda-feira (26), ao 36º Nordestão Salesiano 2023. O evento desportivo e cultural tem por finalidade desenvolver o intercâmbio entre estudantes, professores e toda a comunidade educativa Salesiana da região Nordeste para vivenciar o espírito de família que caracteriza o estilo Salesiano de educar. O evento será finalizado nesta sexta-feira (30), com momentos de muita emoção, intercâmbio e energia. Ao todo, são 16 obras salesianas em Recife comprometidas com a união por meio do esporte, entre as modalidades: Dança, Ginástica Rítmica, Judô, Karatê, Natação, Vôlei, Vôlei de Praia, Xadrez, Basquete, Futsal e Handebol.

A programação do primeiro dia começou com a Celebração Eucarística presidida pelo Inspetor, Pe. Francisco Inácio, na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, e concelebrada pelo anfitrião do evento, o Diretor Pe. Eliano Queiroz, além de Salesianos do Nordeste.

  

Apresentada pelos mestres de cerimônia Mateus e Catirina, personificados pelo Diretor Pedagógico, Luiz Ventura, e pela Professora e ex-aluna, Silvia Guimarães, a solenidade de abertura do 36° Nordestão Salesiano aconteceu no Gynasium Dom Bosco.

No primeiro momento, aconteceu a entrada do Inspetor, Pe. Francisco Inácio; da Vice-Inspetora, Dourivalda Bezerra; além dos diretores e diretoras das Obras Salesianas participantes do evento:

  • Pe. Arlan Braga ( Aracaju) – Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora
  • Pe. Eliano Queiroz (Recife) – Colégio Sagrado Coração Salesiano Recife e Oratório Dom Bosco
  • Pe. Eudes Barreto (Salvador) – Colégio Salesiano Dom Bosco de Salvador, Colégio Salesiano de Salvador e Camaçarí
  • Pe. Ilmario Pinheiro (Natal) Colégio Salesiano Dom Bosco de Natal, Colégio Salesiano
  • Pe. José Lopes Junior (Carpina) – Colégio Salesiano
  • Pe. Raimundo Nonato (Juazeiro) – Colégio Salesiano Dom Bosco
  • Rodrigo Dias – Diretor Executivo – Inspetoria Luiz Gonzaga
  • Sra. Carla Suzana (Recife) – Instituto Santa Maria Mazzarello
  • Sra. Eliene Lima (Jaboatão) – Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora e Oratório
  • Ir. Natália Gomes (Gravatá)  – Colégio Nossa Senhora de Lurdes
  • Ir. Raquielle Cassemiro (Petrolina)  – Colégio Nossa Senhora Auxiliadora
  • Ir. Rita de Souza (Fortaleza) – Colégio Juvenal de Carvalho
  • Ir. Robelvânia Gomes (Recife) – Colégio Nossa Senhora Auxiliadora

  

Abrindo a programação cultural, para traduzir o tema “O esporte que forma, fecunda e fomenta”, aconteceu a apresentação dos grupos de Ballet, GR e Mães que Dançam do Colégio Salesiano Recife – liderados pelas professoras Mayara Prado, Gercina Rocha e Cibele Lopes. Foi, sem dúvida, emocionante e contagiante, fazendo valer o protagonismo juvenil de Dom Bosco.

  

Logo após, foram recebidas as delegações das seguintes presenças salesianas:

  • Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, Jaboatão (PE) - AUX-JAB
  • Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, Petrolina (PE) - AUX-PET
  • Instituto Profissional Maria Auxiliadora, Recife (PE) - AUX-REC
  • Centro Maria Auxiliadora Pro Menor Carente, Petrolina (PE) - CEM-PNZ
  • Colégio Salesiano Dom Bosco, Juazeiro (PE) - DBO-JUA
  • Colégio Salesiano Dom Bosco, Natal (PE) - DBO-NAT
  • Colégio Salesiano Dom Bosco, Salvador (BA) - DBO-SAL
  • Colégio Juvenal de Carvalho, Fortaleza (CE) - JUV-FOR
  • Instituto Santa Maria Mazzarello, Recife (PE) - MAZ-REC
  • Colégio Nossa Senhora de Lurdes, Gravatá (PE) - NSL- GRA
  • Oratório Nossa Senhora Auxiliadora, Aracaju (SE) - ORA AJU
  • Oratório de Recife (PE) - ORA-REC
  • Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, Aracaju (SE) - SAL-AJU
  • Colégio Salesiano São José, Natal (RN) - SAL-NAT
  • Colégio Salesiano do Salvador (BA) - SAL-SAL
  • Colégio Salesiano Sagrado Coração, Recife (PE) - SAL-REC

Os ex-estudantes Vitor Nascimento, Bruno Moreira, Breno Caldas e Gilberto Roberto fizeram a entrada das bandeiras do Brasil, Pernambuco, Salesianos e Salesianas; em preparação à execução do hino nacional.

Para o momento oficial da abertura do Nordestão, as palavras do Inspetor, Pe. Francisco Inácio; da Vice Inspetora Salesiana, Dourivalda Bezerra, e do Diretor do Colégio Salesiano Sagrado Coração, Pe. Eliano Queiroz.

  

O estudante salesiano João Ventura, Bicampeão escolar de Pernambuco, Campeão da Copa Salesiana e 3º lugar nos jogos escolares brasileiro, foi quem comandou o Juramento do Atleta e, para fechar com chave de ouro a solenidade, a entrada da chama olímpica e acendimento da Pira Olímpica pelo estudante salesiano Arthur Mendonça da Cunha, Sub-14 do Futsal do Colégio Salesiano Recife. Após as competições, a juventude se encontra na animada Festa do Atleta, que acontece nesta quinta-feira (29).

  

Por Serviço de Comunicação Inspetorial da Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga

Mais Recentes

Clube de Ciências estimula curiosidade, criatividade e investigação científica no Liceu Salesiano

Iniciativa aproxima estudantes da pesquisa e transforma perguntas em experiências de aprendizagem  A ciência começa com uma pergunta. Foi a partir dessa perspectiva que o Liceu Salesiano do Salvador estruturou o Clube de Ciências, uma iniciativa pedagógica que amplia as possibilidades de aprendizagem dos estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e os aproxima do universo da investigação científica. Sob orientação da professora Yaci Farias, o Clube funciona no contraturno escolar, com encontros semanais no Laboratório de Ciências. O espaço foi pensado para estimular a curiosidade, a criatividade e o interesse pela pesquisa, permitindo que os estudantes desenvolvam projetos a partir de questões que despertam sua atenção e que fazem parte de diferentes contextos da vida cotidiana. Ao longo do processo, os estudantes são incentivados a observar, questionar, levantar hipóteses, pesquisar, experimentar, registrar e analisar resultados. A proposta valoriza uma aprendizagem ativa, na qual o conhecimento é construído por meio da investigação e da experimentação, fortalecendo habilidades como pensamento crítico, autonomia, criatividade, organização e capacidade de resolução de problemas. Os projetos desenvolvidos no Clube também possibilitam a integração entre diferentes áreas do conhecimento, aproximando ciência, tecnologia, cultura e questões sociais e ambientais. Dessa forma, o laboratório se transforma em um ambiente de descoberta, no qual os estudantes podem explorar ideias, testar possibilidades e compreender que a ciência está presente em situações muito próximas de sua realidade. A iniciativa prevê ainda a socialização dos resultados na SEMOCS – Semana de Mostra Científica da Escola, além da possibilidade de participação em feiras de ciências externas. Esses momentos permitem que os estudantes compartilhem suas descobertas e desenvolvam também a capacidade de comunicar o conhecimento produzido. Ao incentivar a iniciação científica ainda na Educação Básica, o Clube de Ciências fortalece a formação integral dos estudantes e contribui para a construção de uma cultura de investigação no ambiente escolar. É um espaço para ativar a curiosidade, transformar perguntas em descobertas e compreender que aprender também é investigar o mundo ao redor. Fonte: Salesianos Bahia | Fotos: Renata Mascarenhas

Estudante do Salesiano garante vaga nos JEB’s 2026 após destaque em seletiva estadual de Karatê

O estudante Rodrigo Araújo, conquistou um importante resultado na seletiva para a formação da Seleção Baiana de Karatê, realizada no último fim de semana. O atleta representará o Colégio Salesiano Dom Bosco Salvador nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) 2026, que acontecerão em setembro, em Brasília. Competindo na categoria -52 kg, Rodrigo sagrou-se campeão no Kumitê e vice-campeão no Kata, garantindo uma vaga para representar seu colégio na competição nacional. Os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) são a principal competição esportiva escolar do país, reunindo estudantes-atletas de todos os estados brasileiros em diversas modalidades. O evento promove a integração entre jovens talentos e incentiva o desenvolvimento do esporte no ambiente educacional, além de servir como vitrine para a formação de novos atletas.  A conquista reforça o compromisso do Salesianos Bahia com a formação integral dos estudantes, valorizando o esporte como ferramenta de desenvolvimento, disciplina e superação. Parabenizamos Rodrigo por essa importante conquista e desejamos sucesso na próxima etapa da competição. Fonte: Salesianos Bahia | Fotos: Igor Silva

Estudante salesiano vive experiência internacional que transforma a forma de enxergar o mundo

“É uma experiência única.” A frase é simples, mas resume o sentimento de Cauan Tomaz Vieira, de 14 anos, estudante do 9º ano do Colégio Salesiano Sagrado Coração, em Recife, que participa do programa internacional da Rede Salesiana em Cambridge, na Inglaterra. Longe da rotina escolar e da família, Cauan vive dias de intensa imersão na língua inglesa e na cultura britânica. Mais do que frequentar aulas de inglês, ele experimenta uma vivência que amplia horizontes, fortalece a autonomia e proporciona aprendizados que dificilmente seriam reproduzidos dentro da sala de aula. “Estou vivendo uma experiência única aqui na Inglaterra. É uma oportunidade de conhecer a cultura de outro país e aprender de uma forma diferente”, relata o estudante. O programa reúne estudantes da Rede Salesiana em uma das cidades universitárias mais tradicionais do mundo. Durante duas semanas, os participantes frequentam aulas de inglês na Abbey College, em uma imersão de 15 dias que combina aprendizado acadêmico e vivências culturais. Ao final do curso, recebem um certificado de conclusão. A programação também inclui visitas a importantes pontos turísticos e históricos, como Londres, Brighton e a Catedral de Ely, onde os estudantes participam de uma aula sobre a história e a arquitetura das igrejas medievais. Para Cauan, o intercâmbio vai muito além do aprendizado do idioma. A experiência representa a oportunidade de desenvolver independência, criar novas amizades e compreender diferentes modos de viver, respeitando outras culturas sem perder a própria identidade. “Você pode adquirir a cultura de outro país. É uma experiência única.” A proposta do programa está alinhada à formação integral promovida pela educação salesiana, que busca preparar os estudantes para os desafios de um mundo cada vez mais conectado, estimulando competências acadêmicas, culturais, sociais e humanas. Ao falar sobre a oportunidade, Cauan deixa também uma mensagem para outras famílias que sonham proporcionar esse tipo de vivência aos filhos. “Se você puder, tiver a oportunidade de mandar o seu filho, vale muito a pena.” Mais do que uma viagem internacional, a experiência em Cambridge representa um investimento em conhecimento, autonomia e visão de mundo. Ao retornar ao Brasil, os estudantes trazem na bagagem não apenas um certificado de conclusão, mas também histórias, amizades e aprendizados que passam a fazer parte de sua trajetória pessoal e acadêmica, ampliando sua visão de mundo e fortalecendo competências que levarão para toda a vida. Fonte: Inspetoria Salesiana do Nordeste
Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil