07/05/2024

V Encontro da Escola Salesiana América (ESA)

V Encontro da Escola Salesiana América (ESA)
Fotos: Rede Salesiana Brasil (RSB) e Escola Salesiana América (ESA)

De um 1 a 5 de maio deste ano, a cidade de Guadalajara, no México, sediou o V Encontro Continental da Escola Salesiana América (ESA). O evento que trouxe o tema “Juntos pelo PRESENTE e o FUTURO da Escola Salesiana na América”, buscou atualizar a educação nos contextos da congregação, promover uma liderança educacional salesiana ainda mais comprometida com a formação integral dos jovens, além de comemorar o 30º aniversário da ESA.

“O fato de podermos estar juntos para refletir e aprofundar nossa resposta educativo-pastoral como presença educacional na América nos fortalece também como Rede Salesiana Brasil, pois poderemos dar nossa contribuição e, ao mesmo tempo, traçarmos diretrizes comuns que reafirme nosso compromisso com a educação, lembrando que a RSB, ou melhor, a RSE nasceu de um compromisso assumido em Cumbayá II [segundo Encontro ESA ocorrido em 2001] para fortalecer nossa ação educativa trabalhando em rede!”, comenta a Diretora Executiva da Rede Salesiana Brasil (RSB), Ir. Silvia Aparecida da Silva. Já para o também Diretor Executivo da RSB, Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior, a importância do V Encontro ESA para a missão salesiana se dá pelo “fortalecimento dos projetos desenvolvidos em conjunto e também do próprio sentido de rede, atualizando constantemente as linhas de ação a serem realizadas e a partilha dos projetos consolidados das últimas quatro edições do evento”.

Fazem parte do Comitê Organizador ESA as Filhas de Maria Auxiliadora, Ir. Adair Aparecida Sberga e Ir. Lucia Jacinta Finassi, sendo esta última a Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas do Brasil; além da Gestora de Projetos Formativos da RSB, Ana Paula Costa e Silva. “Para as escolas salesianas do Brasil este encontro é de fundamental importância [...], reunir SDB, FMA e outros grupos da Família Salesiana é motivo de grande alegria e muito entusiasmo pelo reconhecimento da potencialidade do nosso carisma na Igreja e da qualidade social da nossa missão educativa, que busca responder com audácia e competência às necessidades de formação das crianças, adolescentes e jovens das nossas escolas. O V Encontro da Escola Salesiana da América começou a ser preparado há 3 anos e buscou contemplar a realidade atual do continente americano, que é demarcado por desafios variados frente a cenários de empobrecimento, desigualdade, exclusão social, enfraquecimento da democracia, conflitos armados, corrupção, além da perda da esperança e da referencialidade que abala e desencanta as novas gerações. Portanto, nos congregamos para ampliar e fortalecer nossa visão”, conta Ir. Adair.

      

O V Encontro ESA foi dividido em 4 blocos. Confira:

 

ESCUTAR A REALIDADE (01 e 02/05)

Na quarta-feira (01), primeiro dia do evento, após o credenciamento e Acolhida, os participantes assistiram à cerimônia de entrada das bandeiras do continente americano e, levando a bandeira do Brasil, estava o Diretor Executivo da RSB, Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior. O primeiro dia também contou com a apresentação cultural de um grupo folclórico local, destacando as ricas e coloridas tradições mexicanas.  

A Conferência de Abertura foi comandada pelo Dr. José Weinstein, que trouxe o tema “Confiança Relacional, uma chave para transformar a Escola”.

   

A quinta-feira (02) foi um dia intenso de atividades, começando com a Celebração Eucarística. Comandada pelo Cardeal Emérito de Honduras, Oscar Rodríguez Madariaga, a primeira Conferência do dia trouxe discussões sobre o tema “Da Antropologia tradicional à antropologia de sentido para uma juventude mais feliz”, seguida da Conferência “Cultura Juvenil e Educação. Contexto contemporâneo da realidade juvenil na América”, comandada pelo Salesiano, Dr. Iván Ariel Fresia. As últimas atividades da manhã foram as ressonâncias sob o tema “Que desafios e perspectivas para as lideranças salesianas frente os contextos da realidade juvenil e da educação na América”.

No período da tarde, aconteceu a Conferência “Liderança pedagógica nas escolas salesianas da América: Constatações e proposta formativas”, liderada pela Irmã Salesiana, Patricia Parraguez Núñez. Em seguida, houve uma Roda de Conversa a luz do tema “Que lideranças educativas para as escolas salesianas hoje, que promovam razões de vida e de esperança para os jovens”. A última ação do dia foi a apresentação de Boas Práticas “Revendo a caminhada histórica dos 30 anos da ESA: conquistas e avanços na região”.      

Também na quinta-feira, com grande receptividade das equipes salesianas da América, o Projeto Identità da Rede Salesiana Brasil foi apresentado no palco do evento pela Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas do Brasil, Ir. Lucia Jacinta Finassi, e a Gestora de Projetos Formativos, Ana Paula Costa e Silva, além do Coordenador Inspetorial das Escolas da Inspetoria São Pio X, Pe. Leandro Bum Pinheiro, e o Gestor Pedagógico da Inspetoria Madre Mazzarello, Cristiano Prates Rodrigues. “Como membro da comissão organizadora representando a CIB, percebo que foi feito um esforço importante para termos uma participação representativa das 4 Inspetorias. Somos 14 pessoas enviadas pelas Inspetorias com a tarefa de compartilhar e colocar em práticas os compromissos que serão assumidos. Um encontro como este é sempre uma oportunidade para revisitar a caminhada realizada e prospectar o futuro com novas diretrizes em vista de melhorias e inovação para nossas escolas na América”, comenta Ir. Jacinta.

"'Juntos pelo presente e o futuro da Escola Salesiana na América’, evidencia o compromisso da educação salesiana com a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, com olhar sensível e atento para a realidade, contribuindo para que sejam protagonistas de um futuro melhor. O V ESA tem relevância particular, por celebrar 30 anos da Escola Salesiana na América. Uma história permeada por sonhos e grandes realizações, da qual a Rede Salesiana Brasil participa ativamente, sendo referência no trabalho conjunto dos Salesianos de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora, atuando em rede na concretização da missão compartilhada entre religiosos e leigos”, comenta Ana Paula.

No momento “conversatório” do dia, os Coordenadores Inspetoriais das Escolas Salesianas do Brasil, Valéria Cristina de Oliveira Rodrigues (Inspetoria Maria Auxiliadora) e Pe. Douglas Verdi (Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora) puderam levar suas experiências e contribuições.

   

 

APROFUNDAR A SALESIANIDADE (03/05)

A manhã da sexta-feira (03) foi iniciada pela Celebração Eucarística presidida pelo Inspetor de Guadalajara, Pe. Filiberto González. Logo em seguida, teve início o momento “Identidade Salesiana e Pacto Educativo Global” que contou com duas Conferências: “A Pedagogia Salesiana Hoje”, comandada pelo Salesiano Pe. Michael Vojtás; e “Sistema Preventivo e Pacto Educativo Global”, comandada pela Irmã Salesiana Piera Ruffinatto. Finalizando a manhã, os participantes protagonizaram o momento “Vivências do Sistema Preventivo”, sendo divididos em grupos e alocados em salas separadas por idiomas.

No período da tarde, aconteceram as “Estações das Dimensões do Modelo de Significatividade Salesiana”: Sala 1 – Liderança Preventiva e Identidade Salesiana / Sala 2 – Gestão Pedagógica e Evangelizadora / Sala 3 - Pastoral Educativa e Ambiente / Sala 4 – Gestão de Resultados e Significatividade

    

 

TECER CAMINHOS DE FUTURO (04/05)

Na manhã do sábado (04), a primeira atividade do dia foi a Mesa-Redonda sobre o tema “Educomunicação: Alfabetização Midiática e Informacional”, que contou com as contribuições dos palestrantes Ignacio Aguaded, Alexandre Le Voci Sayad e da Irmã Salesiana Márcia Koffermann. Ainda pela manhã, aconteceu um momento em grupos por salas temáticas. Ao todo, foram 10 salas que abordavam temas variados como “Impacto das Tecnologias de Inteligência Artificial na Educação” e “Educação e Mundo do Trabalho”. Fechando a manhã do sábado, Ir. Ivone Goulart e Pe. Claudio Cartes comandaram o momento “Tecendo Caminhos de Futuro: orientações para os trabalhos por Conferências/Regiões”.

Após o almoço, o período da tarde contou com uma reunião por conferência sobre o tema “Propostas de avanços para as Regiões/Conferências”, seguido da Plenária “Partilha dos Trabalhos das Regiões/Conferências”, esta última também comandada pela Ir. Ivone Goulart e Pe. Claudio Cartes.

As atividades do dia foram encerradas pela Celebração Eucarística de Envio presidida pelo Conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil Salesiana, Pe. Miguel Ángel García Morcuende, juntamente com os Conselheiros e Presbíteros presentes.

 

DIA CULTURAL (05/05)

O último dia do evento foi um momento de total descontração e sinergia entre os participantes do V Encontro ESA. Com um passeio cultural por Guadalajara, todos puderam conhecer mais sobre as tradições locais, além de lugares históricos.

 

TRAJETÓRIA ESA

Contando com o Encontro de 2024, ao todo, foram realizadas cinco reuniões continentais da Escola Salesiana América (ESA): Cumbayá I (1994) / Cumbayá II (2001) / Brasília (2008) / Medellín (2017) / Guadalajara (2024).

A realidade viva da ESA com os seus respectivos encontros, eixos, linhas de ação, indicadores e atividades, tem sido fonte de inspiração e estímulo nas escolas salesianas do continente, encorajando a criar grandes convergências nos encontros provinciais e regionais. A velocidade das mudanças políticas, econômicas e, fundamentalmente, culturais exige que os ambientes educacionais e a educação em geral dialoguem rapidamente com as novas realidades, preparando-se para formar adequadamente as novas gerações, especialmente após a pandemia. Como escola salesiana, é preciso refletir e se preparar para um presente e um futuro cheio de mudanças e incertezas, mas, ao mesmo tempo, emocionante e promissor, para o qual todos são chamados a estudar novas estratégias educativo-pastorais com maior impacto e maior potencial de crescimento nos próximos anos.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações de escuelasalesianaamerica.org

Mais Recentes

O encanto do Projeto Identità e o carisma salesiano

O Projeto Identità é uma proposta educativo-pastoral, pensada para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), para anunciar Jesus Cristo como o caminho, a verdade e a vida a partir da tradição salesiana, trazendo às crianças das presenças da Rede Salesiana Brasil (RSB), de forma lúdica, efetiva e afetiva, o que é próprio da identidade institucional. Daí o nome “Identità”, que significa “identidade” na língua materna salesiana, o italiano, em homenagem aos fundadores da Congregação: Dom Bosco e Madre Mazzarello. O Projeto é um itinerário de evangelização que tem o jeito das crianças, do encantamento, do lúdico e da afetividade. Assim, é uma proposta que parte da biografia dos santos salesianos, em diálogo com o material de Ensino Religioso da Coleção Nautas da editora salesiana, a Edebê Brasil, constituindo um arsenal teórico e prático que contribua para que as crianças conheçam mais a identidade salesiana e os amigos que fazem parte desta família, apoiando-as assim a serem “bons cristãos e honestos cidadãos”.  Aplicado em caráter piloto, no ano de 2021, nas escolas e obras sociais da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida e da Inspetoria São Pio X, o Projeto Identità teve seus resultados observados por meio do acompanhamento sistemático e das avaliações junto aos participantes. Ao comprovar a relevância do Projeto e sua contribuição para o fortalecimento da identidade carismática, logo houve a decisão de ampliação para as demais presenças da RSB. Trata-se, portanto, de um projeto vivo e dinâmico, tecido a muitas mãos, mentes e corações que, a cada ano, a partir das vivências das crianças, educadores, famílias e equipes gestoras, é aprimorado, consolidando-se como um relevante instrumento da ação educativo-pastoral. Na experiência piloto, participaram 13 escolas da Região Sul, sendo 5 escolas e 3 obras sociais da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida e 8 escolas e 2 obras sociais da Inspetoria São Pio X, todas comprometidas a dar continuidade ao Projeto. Coordenado pela Ir. Lúcia Jacinta Finassi, atual Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas, com a colaboração do Assessor de Ensino Religioso da RSB, Professor Dr. Sérgio Junqueira, e das equipes pedagógico-pastorais das escolas, o Projeto Identità teve início em 2021. Para 2023, a movimento de expansão buscou possibilitar que cada Inspetoria possa envolver até 50% de suas unidades. E, em 2024, a RSB trabalha a expansão da implementação do Projeto Identità para as escolas interessadas, conforme orientações dos Coordenadores Inspetoriais das Escolas Salesianas. Além disso, o Projeto Identità também foi aplicado na Obra Social Centro de Estudos do Menor e Integração da Comunidade (CEMIC), situado na cidade de Lins (SP), com o objetivo de analisar as necessidades de adequações nos planos de encontros e nas atividades propostas, adaptando-as ao contexto das obras sociais, com a perspectiva de posterior ampliação para todas as Obras. “A Coleção Identità foi sonhada por uma Equipe de Pastoral e ela é o resultado do trabalho de muitas mãos, mentes e corações, ela foi idealizada e o seu início de construção da escrita do material foi em 2017 a partir do anseio de atualizar o mandato salesiano de ‘tornar Jesus Cristo mais conhecido e amado’, especialmente pelas crianças. Acreditando que o processo de educação à fé e na fé perpassa todas as fases da vida humana, mas que ele tem na infância o momento privilegiado do embasamento e da descoberta que alicerçará o itinerário de amadurecimento a ser vivido por cada pessoa, este material quer ser uma ferramenta de potencialização deste processo”, diz Ir. Jacinta.  Confira alguns depoimentos de quem já aplica o Projeto clicando aqui. OS RECURSOS DO PROJETO IDENTITÀ SUBSIDIADOS PELA RSBÀs instituições participantes do Projeto Identità, a Rede Salesiana Brasil envia o kit completo com todos os subsídios necessários para o início das atividades em suas localidades, pensados exclusivamente para o modelo de aprendizagem das crianças. As equipes recebem Revistas impressas de registro para as crianças realizarem as atividades com a proposta de que, a cada encontro, elas ampliem seus repertórios de leitura e de escrita, registrando suas ideias, o que foi significativo do encontro, fazendo desenhos e atividades vivenciais relacionadas aos temas explorados. A RSB também envia uma Bolsa Baú personalizada com os sete bonecos que representam a história e a identidade institucional (Jesus Cristo, Nossa Senhora Auxiliadora, Dom Bosco, Madre Mazarello, Domingos Sávio, Laura Vicuña e Grígio), além de cinco fantoches da “Turminha Salesiana”, que interagem com os estudantes pelos vídeos e ao vivo durante os encontros. As equipes podem utilizar a Bolsa Baú, como símbolo do tesouro, para guardar os bonecos, os fantoches da “Turminha Salesiana”, as Revistas de registro das crianças e outros recursos que subsidiam a realização do Projeto. Para as presenças, são disponibilizados também o Livro do Professor, em formato PDF, com as orientações didáticas para a realização de cada encontro; os vídeos da “Turminha Salesiana”, que são pequenas histórias para motivar o trabalho de cada encontro; arquivos com as imagens de Santos, Beatos e Veneráveis Salesianos trabalhados no Projeto, criadas pela Ir. Carolina Castellano e a Ir. Laura Melara, de El Salvador; disponibilizados para as equipes produzirem adesivos, totens e/ou outras peças, com o intuito de despertar ainda mais o interesse e o engajamento das crianças. Escrito por Janaína Lima

Estudantes Salesianos de Niterói são conceito "A" na UERJ

Estudantes da 3ª série do Ensino Médio dos Colégios Salesianos de Niterói (Santa Rosa e Região Oceânica), no Rio de Janeiro, conquistaram o conceito máximo no 1º exame de qualificação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A conquista dos 18 estudantes salesianos contou com o apoio do Projeto “FOCO UERJ/ENEM”, uma iniciativa que surge a partir do compromisso que os Colégios Salesianos de Niterói têm com os Projetos de Vida de seus estudantes, alinhados com os ensinamentos de Dom Bosco e Madre Mazzarello, em que as Equipes Diretivas, Pedagógicas e Docentes procuram olhar atentamente para a individualidade de cada um(a), buscando orientar em suas dificuldades e evidenciando suas potencialidades.  “Os professores foram muito importantes nesse processo, tanto pelas matérias que eles passaram, a maioria caiu na UERJ, quanto pelas revisões que eles fizeram no Projeto FOCO UERJ/ENEM que aconteceram nos Colégios Salesianos Santa Rosa e Região Oceânica”, diz Pedro Bastos de Assis Teixeira, um dos 18 estudantes conceito A na UERJ. “O projeto foi uma excelente iniciativa das equipes técnico-pedagógicas dos Salesianos Niterói, construído em conjunto com os professores. Nos aulões, os professores trabalham de forma interdisciplinar, o que visa garantir a construção do conhecimento de maneira global e contribui para um melhor resultado nos exames de qualificação da UERJ. Além disso, é mais uma oportunidade de encontro dos alunos dos dois colégios, numa troca rica de experiências e aprendizado”, conta a Diretora Pedagógica do Colégio Salesiano Região Oceânica, Claudia Braz.  Conheça os estudantes salesianos conceito A: 1.    Beatriz Vigo da Silva;2.    Caue Carvalho Gomes;3.    Débora da Motta Duarte;4.    Eduardo Cabral Lacerda;5.    Gabriela Pereira Rodrigues;6.    Isabella Aires Lemes Werneck da Costa;7.    João Victor Jobim de Sousa e Silva;8.    João Vitor Loureiro Braga Teixeira;9.    Juliana Madureira da Carpinteira;10.    Letícia Costa Janson Ney;11.    Luiza Canto de Oliveira Hoffmann;12.    Marcelo Grandelle Suhett;13.    Miguel Antônio Monaco Vale Meirelles;14.    Miguel D’Almeida de Sousa;15.    Miguel Magno Flores de Paula;16.    Pedro Bastos de Assis Teixeira;17.    Sofia Silva Ganim Vasconcellos;18.    Vitória Andrade da Silva. Os Supervisores Pedagógicos do Ensino Médio, Wendel Freire (unidade Santa Rosa) e Silvano da Rocha (unidade Região Oceânica), desenvolveram o Projeto para fortalecer a preparação dos estudantes das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio para os exames de qualificação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os encontros acontecem em sábados alternados entre as casas salesianas e de acordo com as Áreas do Conhecimento: Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Redação. Nos aulões, os professores salesianos revisam o conteúdo, resolvem questões dos vestibulares, tiram dúvidas e dão dicas de como realizar as avaliações com qualidade e certeza de que fizeram boas escolhas.  “O projeto é mais uma oportunidade que os Colégios oferecem aos alunos que desejam potencializar a proficiência, intensificando a preparação dos nossos para os concursos externos, como o ENEM, UERJ e outros. A proposta não é algo separado da sala de aula e nem a substitui, mas sim, um complemento no processo, assim como a utilização das ferramentas de apoio pedagógico como a ‘Evolucional’, a aplicação de simulados, com emissão de relatórios que servem como indicadores para a otimização dos planejamentos dos docentes”, conta Silvano. “Muito do sucesso nos exames vestibulares se deve à autoconfiança dos alunos. As aulas regulares garantem o conteúdo necessário para encarar os momentos decisivos do rumo às universidades e dão segurança aos alunos, mas o projeto FOCO UERJ/ENEM acrescentou uma camada importante a essa preparação. A combinação de materiais disponíveis antecipadamente e aulões por área do conhecimento, com professores das duas Casas Salesianas, forjou uma experiência acadêmica robusta e encorajadora", completa Wendel.   INCLUSÃO DO PÚBLICO EXTERNO NO PROJETO A inclusão de ex-alunos salesianos e do público externo em geral no Projeto FOCO UERJ/ENEM acontece por meio da divulgação dos aulões nos meios de comunicações oficiais do Colégio, especialmente o perfil do Instagram (@saleniteroi). Para isso, são gravados vídeos com os professores, e também com alunos da 3ª série do Ensino Médio, para convidar e engajar o público para realizar a inscrição do formulário on-line disponibilizado no período que antecede cada encontro. Além disso, o projeto também conta com o protagonismo dos estudantes, principalmente os que estão no ano do vestibular, para divulgar o projeto com os amigos fora do ambiente escolar. Dessa forma, adolescentes que não estudam e ainda não conhecem a Proposta Pedagógica-Pastoral dos Colégios Salesianos de Niterói (Santa Rosa e Região Oceânica), podem conhecer a estrutura física de cada uma das unidades, além de tirar suas dúvidas em componentes curriculares importantes para os exames nacionais com um corpo docente salesiano qualificado.  Escrito por Janaína Lima 

Estudante Salesiana toca no Rock In Rio Lisboa 2024

Em 2024, nos dias 15, 16, 22, 23 de junho, no Parque Tejo, Lisboa (Portugal), aconteceu o Rock In Rio Lisboa, um desdobramento do tradicional Rock In Rio brasileiro. Este ano, a capital portuguesa contou com os talentos da jovem guitarrista salesiana, Julia Rando Lupino, de 16 anos, estudante do 2º ano do Ensino Médio no Colégio Dom Bosco de Piracicaba (SP). “Foi muito emocionante! Um sonho meu estava sendo realizado. Só fui me dar conta de que tudo realmente tinha acontecido depois que desci do palco. Ainda não sei se a ficha caiu [risos]”, conta Julia que, junto com sua banda, a House Band School of Rock Piracicaba, tocou no dia 16/06 no Rock in Rio Lisboa, dia 17/06 no TIMEOUT Lisboa e 18/06 na SHOKO, em Madrid, na Espanha. Gustavo Arroyo Lupino, pai de Julia, conta que a sensação de ver a filha tocando no palco do evento foi inexplicável. “Um orgulho gigante. Passa um filme na cabeça desde ela pequeninha, arteira, alegre, feliz. E é isso que queremos para ela: SEJA FELIZ!”. Julia teve o primeiro contato com instrumentos musicais aos 8 anos de idade, quando ganhou seu primeiro violão. Aos 14, se interessou pela guitarra e entrou em uma escola de música local que promove e encaminha seus alunos para shows de temporada a cada 6 meses. “A cada ano, os alunos podem participar de uma seletiva e os melhores de cada instrumento formam a banda da casa chamada de HOUSE BAND. A Julia faz parte da HOUSE BAND desde abril de 2023, quando ainda tinha 15 anos. Em outubro de 2023, a School of Rock fez uma parceria com o Rock In Rio Lisboa e abriu espaço para 32 bandas participarem do evento. A School of Rock de Ribeirão Preto se juntou à de Piracicaba e participaram da seletiva enviando um vídeo para o Rock In Rio Lisboa, que iria escolher os melhores dentre as mais de 320 Schools espalhadas pelo mundo”, conta Gustavo. A expectativa foi grande até janeiro de 2024, quando saiu o resultado, e a House Band School of Rock de Piracicaba foi uma das bandas escolhidas. “Minha ansiedade estava gigante, pois gravamos o vídeo em novembro e só iriamos ficar sabendo da aprovação em janeiro. Estava ‘de boa’ em casa quando recebi o e-mail informando que fomos aprovados. Chorei! [risos] A emoção foi enorme e a ‘ficha demorou a cair’ que eu tocaria no Rock in Rio Lisboa”, diz Julia, que também compartilhou sua percepção sobre os bastidores do evento: “Quando fui chamada ao backstage para me arrumar e entrarmos no palco, fiquei impressionada com a mesa de frutas, lanches, sanduíches, bebidas e doces disponíveis pra gente comer e beber”.Confira um pouco da apresentação da House Band School of Rock no Rock In Rio Lisboa 2024 clicando aqui. Escrito por Janaína Lima

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2024 © Rede Salesiana Brasil