14/06/2023

2ª Edição do curso de Marketing Educacional

Na manhã desta quarta-feira (14), de forma on-line, pela plataforma Zoom, aconteceu o primeiro dia da 2ª edição do curso “Matrículas e Rematrículas: Como fortalecer a minha escola em rede”. A formação deste ano também foi conduzida pela fundadora e CEO da Agência Bear, Professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e ex-aluna Salesiana pelo Colégio de Santa Inês (SP), Andréa Tavares.

Na 1ª edição do curso, em 2022, foram realizados três encontros on-line para as comunidades educativo-pastorais das Escolas Salesianas que atuam, direta ou indiretamente, da Campanha de Matrículas, facilitando a compreensão e desenvolvimento dos diversos papéis desempenhados dentro da Campanha, tornando-a um processo vivo durante todo o ano e não apenas em períodos específicos. Já nesta 2ª edição, em 2023, a proposta foi de um encontro que apoie as equipes da Escolas Salesianas na aplicação dos principais conceitos do Marketing Educacional, desenvolvendo, em tempo real, a elaboração de um Plano de Marketing, oportunizando aos participantes que realizem, em paralelo, a construção personalizada do documento mediante a realidade de suas Instituições de Ensino.

A 2ª edição da formação também contou com a participação de três representantes das Escolas Salesianas do Brasil que partilharam com os participantes os processos e benefícios percebidos em suas localidades a partir do investimento de tempo para planejar as ações em equipe:

“A gente tem que lembrar que matrículas a gente tem o ano todo, em alguns momentos mais intensificado do que em outros [...] e um dos benefícios [do Planejamento de Marketing] que eu destaco é a clareza dos objetivos para alcançar os resultados”, comenta a Coordenadora de Comunicação do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, em Araras (SP), Danieli Lagazzi.

“Criamos os indicadores e as metas para ir acompanhando a performance [...] e isso nos ajudou a entender que o planejamento era fundamental. Semanalmente nós fazíamos reuniões para realinhar as metas [...] concluímos que o planejamento foi bem exitoso na nossa realidade”, diz a Gestora Administrativa do Colégio Juvenal de Carvalho, em Fortaleza (CE), Rebeca Antero.

“Nós já fazemos esse planejamento em conjunto dentro da inspetoria [...] A partir da Campanha que vem da RSB, nós temos a opção de humanizar com os nossos alunos [...] Todos os alunos que fazem parte da nossa Campanha são os filhos dos nossos colaboradores. Aqui em cidade pequena as pessoas reconhecem e é um estratégia bem bacana que deu muito certo!”, relata a Coordenadora de Comunicação do Colégio Salesiano Dom Bosco, em Araxá (MG), Cyntia Alves de Carvalho.

A 2ª edição do curso “Matrículas e Rematrículas: Como fortalecer a minha escola em rede” foi pensado e organizado pela Coordenadora Nacional para a Comunicação da Rede Salesiana Brasil (RSB), Ir. Maike Loes, juntamente com a Gestora de Projetos Formativos da RSB, Ana Paula Costa e Silva, e apoio da Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas, Ir. Lucia Jacinta Finassi.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber