20/11/2023

29ª Assembleia Geral Extraordinária da CIB

Na manhã desta segunda-feira (20), presencialmente na nova sala de reuniões do escritório sede da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF), aconteceu a 29ª Assembleia Geral Extraordinária da Conferência das Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) no Brasil (CIB). O evento acontece anualmente, nos meses de abril e novembro, sob aspecto carismático, congregacional e jurídico, com o objetivo de acompanhar, avaliar e projetar as ações da CIB.

A reunião contou com a presença da Referente para a CIB do Conselho Geral de Roma, Ir. Paola Battagliola; da Secretária Executiva da CIB e Diretora Executiva da Rede Salesiana Brasil, Ir. Silvia Aparecida da Silva, bem como das Inspetoras e representantes de cada uma das quatro Inspetorias das FMA no Brasil:

Inspetoria Nossa Senhora Aparecida: Ir. Alaíde Deretti (Inspetora);

Inspetoria Maria Auxiliadora: Ir. Maria Adriana Gomes da Silva (Inspetora);

Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia: Ir. Carmelita de Lima Conceição (Inspetora), Ir. Jucélia de Jesus Silva;

Inspetoria Madre Mazzarello: Ir. Teresinha Ambrosim (Inspetora), Ir. Amélia de Assis Castro, Ir. Maria Américo Rolim.

A segunda Assembleia da CIB deste ano traz reflexões e discernimentos quanto às propostas de ações para 2024, bem como uma retomada das ações de 2023, além de pontuar assuntos no que tange à gestão administrativa, contando com o apoio e participação da Coordenadora Executiva da Rede Salesiana Brasil, Maria Dantas, e como o apoio e participação da Assessora Jurídica para a CIB, Vanessa Martins, no que tange aos assuntos jurídicos.

“Essa assembleia é uma assembleia mais formativa, então nós estamos trabalhando por exemplo o tema da formação, tem até uma representante da equipe de formação [Ir. Maria Américo Rolim, representante da Equipe Nacional de Formação] que é um assunto muito importante para nós. Também há a perspectiva de avaliação de dois documentos do Instituto que é a LOME (Linhas Orientadoras da Missão Educativa) e também o Projeto de Formação do Instituto, porque ele já foi feito a alguns anos e pós Capítulo a gente vai fazer uma avaliação para começar a atualizar segundo o magistério do Papa Francisco, porque foi anterior ao Papa Francisco”, comenta a Presidente da Rede Salesiana Brasil e Inspetora da Inspetoria Madre Mazzarello, Ir. Teresinha Ambrosim, sobre alguns dos assuntos tratados na reunião.

“Nós estamos fazendo neste momento uma revisão do Projeto Estratégico da CIB, porque foi feita toda a nova configuração que demorou uns 5 anos de trabalho até chegar em 2021, então nós já vamos completar 3 anos, e estamos revendo algumas coisas também para, a partir do ano que vem, estar avaliando. Vamos ter também no próximo ano, de 02 a 07 de março, um encontro com quase todo o Conselho Geral, todos os âmbitos: Formação, Pastoral Juvenil, Família Salesiana, Comunicação, Administração, Conselheira, Visitadora, Madre Geral e a Vigária Geral, em Cachoeira do Campo, na nossa Inspetoria de Belo Horizonte, porém é um Encontro Nacional, então a gente está preparando e trabalhando para acolher também esse Encontro. É muita expectativa boa!”, finaliza Ir. Teresinha.

A 29ª Assembleia Geral Extraordinária da CIB foi para as Filhas de Maria Auxiliadora um momento de partilha dos projetos comuns às Inspetorias, bem como um momento de animação e avaliação do que já está sendo encaminhado através do trabalho em Rede.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber