01/07/2022

35ª Nordestão Salesiano

O maior evento esportivo da Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas) aconteceu em Sergipe, entre 26 e 30 de junho. Na tarde do último domingo (26), o Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, de Aracaju (SE), por meio da Coordenação de Educação Física e Esportes, organizou a abertura do Nordestão Salesiano 2022, com o tema “Esporte, no Pátio da vida, transformando os jovens para o amor”.

 

O diretor do Colégio Salesiano de Aracaju, Pe. Arlan Braga, foi o Presidente da celebração e os concelebrantes, os padres Salesianos Valdemir Augusto, Cézar Teixeira, Robson Barros, José Geraldo, Eudes Barreto, Eliano Queiroz e César Casetta. A tradicional Missa do atleta foi realizada na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Aracaju e contou com a presença de estudantes, professores, comissões técnicas e voluntários do evento. Além da celebração presencial, a equipe de comunicação realizou a transmissão da Missa via streaming, no canal oficial do Colégio no YouTube, que contou com mais de mil visualizações.

 

Já na praça de alimentação do evento, os pais, amigos e familiares dos estudantes-atletas acompanharam a transmissão no painel de led. Durante a homilia, o Pe. Arlan reforçou os princípios e valores do evento: Espírito esportivo, confraternização em família, carisma salesiano, competitividade, disciplina, respeito, inclusão, protagonismo juvenil, amizade e trabalho em equipe. “Estimados, a lógica que Jesus nos ensina para participarmos do seu Reino de Amor é apresentar o acento devido ao mais importante: a pessoa. O outro, tem um nome, uma história e caminha comigo, portanto, jamais será meu inimigo e sim meu irmão”, palavras do diretor, Pe. Arlan Braga.

 

 ABERTURA DO EVENTO 

 

A cerimônia de abertura foi realizada no Ginásio Poliesportivo Dom Bosco, do Colégio Salesiano, e reuniu mais de mil pessoas, entre atletas, equipes técnicas e comissões. Igualmente foi transmitida ao vivo no canal de youtube, alcançando mais de 2 mil visualizações. Na abertura, o estudante David Carvalho fez o juramento do atleta, o professor e treinador de handebol Rodrigo Novais realizou o juramento do árbitro, o estudante Dennis Souto ingressou no Ginásio com a tocha olímpica, que foi entregue à estudante Alexya Bueno, que fez o acendimento da pira olímpica, e logo em seguida o Pe. Arlan Braga decretou aberto o Nordestão Salesiano 2022. Durante a cerimônia foram realizadas diversas apresentações de dança e teatro, além do desfile das comissões de cada escola. E inclusive desfile e entoação dos hinos, por parte da banda do 28º Batalhão de Caçadores – BC, regida pelo Subtenente Rogério de Jesus.

 

Um dos momentos mais emocionantes e marcantes da abertura, foi a homenagem realizada ao coordenador de educação física e esportes José Carlos, que recebeu uma moldura com a camisa do Nordestão 2022, ao lado do seu filho Carlos Daniel e da sua esposa Dayane Silva.

 

     

 

A 35ª edição do evento contou com a participação de mais de 800 estudantes-atletas de 9 escolas Salesianas do Nordeste, que competiram em 10 modalidades esportivas.

 

Nas escolas Salesianas é fácil perder as contas de quantos estudantes dizem que a Educação Física é sua matéria favorita. O mundo Salesiano proporciona escolinhas e treinamentos em dezenas de modalidades esportivas, que se tornam a base de atletas de elite, como é o caso do goleiro Thiago Ferreira, que iniciou no futsal do Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora de Aracaju e hoje é o guarda-metas do time Confiança Fut 7 (SE). “O Colégio Salesiano é uma potência no esporte estadual. Na época da escola, eu gostava muito de praticar atividade física e participava de futsal e handebol, mas contei com o apoio e orientação da escola para me ajudar e perfilar como goleiro de futebol, que me levou até a Seleção Sergipana de Futsal”, explica o goleiro.

 

Já para o Pe. Arlan Braga, o Nordestão Salesiano, é muito mais que uma competição estudantil, que envolve as famílias de todos os atletas. “Há mais ou menos seis meses agendamos a data para este grande encontro. Confesso que durante esse período, nós: estudantes, educadores e familiares, sonhamos, planejamos, executamos e ao mesmo tempo permitimos o despertar de muitos sentimentos como ansiedade, euforia e alegria, diante de realidades como: talvez a primeira viagem, de muitas crianças, sem os pais. Por conseguinte, um estava ajudando o outro nesse processo, seja com palavras, recursos financeiros ou mantendo-os no foco. E foi possível viver uma rica e histórica experiência, em Aracaju”, manifesta o diretor.

 

A competição esportiva foi um sucesso, com jogos disputadíssimos e excelentes performances dos atletas em todas as modalidades: judô, karatê, xadrez, tênis de mesa, ginástica rítmica, natação, futsal, basquete, voleibol e vôlei de praia.

 

O Nordestão Salesiano 2022 contou com o patrocínio do ClipEscola, Jovens Gênios, Aereotur, Hospital de Olhos Santo Antônio, Isaac, Edify, Art Route, Banese Corretora de Seguros, Activesoft, Gotec Engenharia Solar, Rodrigo Costa Hipnoterapeuta e Pisolar. Além dos patrocinadores, o evento teve o apoio institucional da Rede Salesiana Brasil de Escolas, a Inspetoria Salesiana do Nordeste, o Governo de Estado de Sergipe e a Superintendência Especial de Esporte do Estado de Sergipe. 

 

Em 2023, o 36º Nordestão Salesiano será realizado na cidade de Recife (PE). De acordo com a Comissão Central organizadora, o Colégio Salesiano Sagrado Coração sediará a competição que, em breve, divulgará a data oficial do evento. “Vocês sabem dançar frevo? Em 2023 nos encontraremos em Recife”, manifestou o Pe. Euliano Queiroz, durante a festa do atleta. 

 

     

 

Fonte: Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber