16/11/2023

80 Anos do Centro Educacional Dom Bosco

No coração do centro de Jaboatão dos Guararapes (PE), um marco significativo e inspirador foi celebrado com entusiasmo e gratidão: os 80 anos da obra social salesiana Centro Educacional Dom Bosco. Esta jornada foi marcada por uma celebração grandiosa durante todo o dia, reunindo não apenas o legado e a história desta instituição, mas também a comunidade.

O Centro Educacional Dom Bosco (CEDB) tem sido um farol de educação e valores, acompanhando gerações e salvando vidas há oito décadas. A comemoração desses anos foi um momento para refletir sobre as conquistas, desafios superados e, principalmente, renovar o compromisso com a missão de educar, formar e preparar os jovens para um futuro promissor. Os colaboradores, fundamentais para a trajetória e o sucesso contínuo dessa Casa Salesiana, foram homenageados e reconhecidos por seu compromisso incansável na acolhida, educação e orientação de crianças, adolescentes e jovens atendidos. Também foram homenageados todos os 21 diretores – padres, que geriram com carisma e dedicação ao longo dos anos, criando uma história de referência em atendimento e transformação.

Na manhã do último domingo (12), tiveram início as comemorações com o Oratório Festivo que reuniu cerca de 80 crianças, adolescentes e jovens da comunidade com ações recreativas. Sob a supervisão do Gestor Administrativo, Valdecir Urbano, e noviços da Colônia Salesiana, os participantes desfrutaram de uma variedade de atividades, incluindo jogos, futebol, pula-pula e lanches. O evento que é de forma contínua realizado aos domingos fortalece os laços comunitários e proporciona momentos de diversão e convívio.

Na parte da tarde, as celebrações continuaram com a Santa Missa, presidida pelo Inspetor da Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga, Pe. Francisco Inácio Vieira Junior, e concelebrada pelo Coordenador de Pastoral, Pe. James Lucena; pelo Vice-Diretor do noviciado da Colônia Salesiana, Pe. Ademar Pereira, e pelo antigo Diretor da casa, Pe. Américo de Vasconcelos. Durante sua fala, Pe. Inácio enfatizou toda contribuição significativa que o CEDB trouxe a região ao longo de suas oito décadas de existência, ressaltando a importância do sonho dos nove anos de Dom Bosco. Ele apontou que a obra é um reflexo desse compromisso e que a comunidade presente é herdeira e continuadora dessa nobre missão.

  

 

ALEGRIA E MÚSICA MARCAM AS FESTIVIDADES

Após a missa, uma queima de fogos chamou atenção de todos os presentes junto com a banda musical da Escola Municipal Dom Bosco animando a atmosfera celebrativa e criando um ambiente festivo e vibrante. No salão de eventos, a artista local Andreia Luz trouxe momentos de descontração com sua música popular brasileira, enquanto todos desfrutavam do entretenimento no aniversário da instituição com um emocionante canto de parabéns.

A festa contou com a presença especial da comunidade, grupos da família salesiana como a ADMA e os Salesianos Cooperadores, além de colaboradores e alunos dos projetos desenvolvidos na casa. Também foram apresentados convidados representando parcerias e doadores, como os Amigos de Dom Bosco, comunidades vizinhas (São Cristóvão e São José), e organizações não governamentais próximas que participam do Oratório Festivo e suas atividades.

Essa celebração não apenas marcou um momento importante na história do Centro Educacional Dom Bosco Jaboatão, mas também reafirmou o compromisso contínuo com a educação e formação integral de crianças, adolescentes e jovens, seguindo os princípios e valores inspirados por Dom Bosco e Madre Mazzarello.

  

Fonte: Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber