24/10/2022

Alunos do projeto cultural Salesiano realizam apresentação de danças urbanas

‘Dança e Arte IJEA’ integra a programação do Encontro Estadual das Presenças Salesianas de Santa Catarina em Itajaí/SC, um evento realizado pela Pastoral Juvenil Salesiana da Inspetoria São Pio X.
Com intuído de estimular o protagonismo juvenil os adolescentes e jovens pertencentes ao projeto Dança e Arte IJEA realizarão no dia 29 de outubro de 2022 uma apresentação cultural dentro do evento Parada Obrigatória – Salesianos. O evento une todas as Presenças Salesianas de Santa Catarina com o intuito de aproximar a Juventude Salesiana, para a melhor formação dos jovens salesianos das escolas, obras sociais e paróquias que compõem a Presença Salesiana de Santa Catarina, tornando tanto um momento de integração e recreação entre os jovens, como um espaço de formação e introspeção, para que contribua no âmbito pessoal e social.
A apresentação leva ao palco do evento um pouco da evolução que vem acontecendo com os 60 jovens atendidos pelo projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Centro Educacional Dom Bosco.
As atividades que começaram em março de 2022 vêm apresentando uma devolutiva muito positiva, a evolução dos jovens vem sendo constante e o aprimoramento de técnicas de dança urbanas tem levado o projeto a participar de várias apresentações culturais pela cidade como, por exemplo, o maior Festival de Dança da América latina, que acontece em Joinville/SC.
O projeto Dança e Arte IJEA acontece no período do contraturno escolar com dois encontros semanais no período da manhã e da tarde. Além dessa apresentação ainda estão previstos também um ensaio aberto, uma oficina voltada para o público adulto como contrapartida social e um espetáculo dançante para encerrar as atividades do Centro Educacional Dom Bosco no ano de 2022, tudo isso de forma gratuita e acessível e aberto ao público.
Viabilizado pela Lei de Incentivo a Cultura, “Dança e Arte IJEA” é apresentado pelo Ministério do Turismo (via Secretaria Especial da Cultura) com a realização do Instituto Joinvillense de Educação e Assistência, produção de Sandra Sahd e patrocínio do Instituto Martinelli.
Serviço: Dança e Arte IJEA – Apresentação no Encontro Estadual das Presenças Salesianas de Santa Catarina – Parada Obrigatória.
Quando: 29 de outubro 2022
Onde: Colégio Salesiano – R. Felipe Schmidt, 87 - Centro, Itajaí – SC.
Evento gratuito.

O Instituto Joinvillense de Educação e Assistência – IJEA – Centro Educacional Dom Bosco é uma associação, sem fins lucrativos, de caráter educacional, beneficente, cultural e de assistência social, tendo, atualmente, como uma de suas finalidades a inclusão social de adolescentes e jovens, entre 12 a 24 anos, em situação de vulnerabilidade social. 

A Instituição tem como centro do seu agir o Projeto Educativo-Pastoral Salesiano, fundamentado nos princípios evangélicos traduzidos e clarificado pelo Sistema Preventivo de Dom Bosco e nos avanços das teorias educacionais, sociais e tecnológicas. 

O CEDB almeja assistir, promover e valorizar as pessoas e grupos de pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

Atuar com foco na “convivência e fortalecimento de vínculos”, desenvolvendo atitudes e habilidades.

A instituição nos seus 61 anos já atendeu mais de 15.000 adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, atualmente atende cerca de 700 jovens por ano no contraturno escolar.

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber