14/11/2023

Atendidas de obra social salesiana são premiadas na FETEC MS

As atendidas da obras social salesiana Cidade Dom Bosco e alunas da Escola Estadual Dom Bosco (que funciona dentro da obra social), em Corumbá (MS), conquistaram o 3º lugar, entre todos os trabalhos do estado na XIII Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETEC MS). O projeto intitulado “Potencial de bactérias para a promoção de crescimento em hortaliças”, foi orientado pela Prof.ª Doutora Fernanda Godoy, e acompanhado pela Coordenadora Pedagógica, Ketilin Duarte.

Participaram as alunas Eloize Inês Cáceres Duarte (3ºE), Geovana Bianchini Monteiro (2ºF), Letícia Rodrigues de Oliveira (2ºF) e Thalyta Pereira da Costa (3ºE), que brilharam com a apresentação do projeto, garantindo uma experiência única e incrível.

“A FETEC foi uma coisa maravilhosa que me aconteceu, uma porta gigante que se abriu e uma oportunidade que eu jamais pensei que teria algum dia. Fico muito feliz em ter participado deste evento incrível, a maior feira de ciências do MS”, pontua Geovana Bianca. Já a aluna Thalyta Pereira afirma que “participar da maior feira de ciências do Mato Grosso do Sul é umas das experiências mais incrível que já vivi. Só estando lá para sentir a energia que todos de lá passam. É uma sensação única ainda mais ganhar em terceiro lugar que foi mais incrível ainda, um sonho mesmo, viveria isso tudo de novo”, destacou.

A aluna Eloíze Inês comentou que “vivenciar a grandiosidade que é a FETEC MS é inefável em palavras. Poder trabalhar ao longo desses meses sendo ‘pictec’ e colher o fruto do trabalho desenvolvido junto com as meninas, com o laboratório de microbiologia da UFMS de Corumbá, e principalmente com a troca de experiências dessa área tão importante na nossa vida, sem dúvidas foi algo que marcou minha alma e que me cativa a ser ainda mais da ciência”, acrescentou.

De acordo com a professora e orientadora da iniciativa Fernanda Godoy “a execução desse projeto acrescentou uma grande experiência na vida das estudantes, que entraram em contato com o meio científico desde a educação básica, estando inseridas no exercício da pesquisa científica. Isso permitiu que participassem de um ambiente de trabalho em equipe, adquirissem senso crítico e científico e, sobretudo, tivessem uma postura profissional, responsável e comprometidas com a ciência”, finaliza.

A Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências é organizada pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. Este ano, foi realizada nos dias 23 a 27 de outubro, durante o INTEGRA UFMS. Segundo a organização do evento, participam anualmente como finalistas, alunos de escolas municipais, estaduais, federais e privadas de Mato Grosso do Sul, além de trabalhos de outras regiões brasileiras interessadas. Todos os projetos recebem certificados e os vencedores são premiados com medalhas, troféus e credenciais para eventos científicos nacionais.

  

 

Fonte: Missão Salesiana do Mato Grosso (MSMT)

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber