15/01/2024

CIB e CICSAL refletem sobre Inteligências Artificiais Generativas

Na última quarta-feira (10), aconteceu o primeiro encontro de 2024 convocado pelo Âmbito da Comunicação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), envolvendo as Coordenadoras e Coordenadores Inspetoriais de Comunicação da Conferência Interinspetorial do Brasil (CIB) e Conferência Interinspetorial do Cone Sul da América Latina (CICSAL).

A Conselheira Geral para a Comunicação Social, Ir. Maria Ausilia De Siena, junto às Irmãs colaboradoras do Âmbito, conduziu o encontro que aconteceu de forma remota. O mesmo teve início com um momento de espiritualidade, invocando o dom da paz para o mundo através da música We Choose Peace, do grupo Gen Verde, e de uma oração pela paz de Papa Francisco.

Em seguida, Ir. Maria Antonia Chinello, docente da Pontifícia Faculdade de Ciências da Educação – Auxilium, partilhou uma reflexão intitulada “As novas fronteiras da comunicação”, focalizando o avanço e desenvolvimento das Inteligências Artificiais (IA) generativas, as tendências globais, a mudança de papéis e das formas de comunicar, deixando para aprofundamento questões como: Qual o futuro/presente para a comunicação? O que é possível fazer diante dos desafios impostos pelas IA?

Ir. Chinello, citando Papa Francisco que escolheu o tema das IA para a mensagem do Dia Mundial da Paz e do Dia Mundial das Comunicações Sociais, indicou em sua reflexão como pontos de partida: a curiosidade que faz conhecer e questionar, a liberdade de pensamento e de ação, a maravilha da busca e a felicidade do encontro. Também destacou a necessidade de um excedente de consciência crítica para redefinir o significado de ser cidadão/cidadã e uma comunicação gentil e respeitosa para viver nas comunidades uma comunicação de qualidade como recurso tipicamente humano.

Focalizando o mundo da Educação com o qual as FMA estão comprometidas, Ir. Chinello defendeu o “princípio da humanidade”, afirmando que «não somente o comunicar, mas também o educar tem tempos lentos e precisa de uma comunidade».

Para concluir o encontro, a Conselheira Geral apresentou uma próxima proposta formativa, em nível de Instituto, e a preparação de um Webinar com a participação de um/a jovem de cada Inspetoria, cujo tema será a XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos – “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.

Pela CIB participaram do encontro: Ir. Luzinete Freitas (BRM), Flávio Medeiros (BRE), Cícero Albuquerque (BMM) e Ir. Maike Loes (BAP). Pela CICSAL havia representantes da Argentina, Chile e Uruguai.

Por Ir. Maike Loes

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber