15/01/2024

Celebração Litúrgica de Luís Variara

Nascimento: 15/01/1875

Beatificado: 14/02/2002

Celebração Litúrgica: 15/01

 

Luís Variara nasceu em Viarigi, na província de Asti, em 15 de janeiro de 1875, de uma família profundamente cristã. O Pe. Pietro ouvira Dom Bosco, em 1856, quando chegou à aldeia para pregar uma missão. Ele decidiu levar Luíz a Valdocco para continuar seus estudos. O santo morrerá quatro meses depois. Mas o conhecimento que o pequeno Luíz fez disso foi o suficiente para marcá-lo por toda a vida.

Quando ele terminou sua escola, pediu para se tornar um salesiano, entrou no noviciado em 17 de agosto de 1891. Variara estudou Filosofia em Valsalice, onde conheceu Don Andrea Beltrami, que o impressionou com a alegria com que enfrentou sua doença. Em 1894, Unia, o famoso missionário dos leprosos de Agua de Dios, estava em Valsalice para escolher um clérigo para cuidar dos jovens leprosos. Entre os 188 companheiros que tiveram a mesma aspiração, fixando o olhar em Variara, ele disse: "Isso é meu".

Luíz chegou a Agua de Dios em 6 de agosto de 1894. O lazareto contava com 2000 habitantes, dos quais 800 leprosos. Assim que chegou, ele se tornou a alma de todos os pacientes, particularmente crianças. Ele organizou uma banda musical, animando os doentes com uma atmosfera festiva inesperada. Em 1895 Don Unia morreu e Luíz ficou sozinho com Don Crippa.

Em 1898 foi ordenado sacerdote. Ele logo se tornou um excelente diretor espiritual. Em 1905, foi concluída a construção do "Asilo don Unia", um estágio capaz de abrigar até 150 órfãos e leprosos, garantindo-lhes a aprendizagem de um emprego e a inserção futura na sociedade. Em Agua de Dios, junto com as Irmãs da Providência, surgiu a Associação das Filhas de Maria, um grupo de 200 meninas das quais ele era o confessor. Ele identificou no grupo algumas chamadas à vida religiosa. O projeto ousado nasceu - uma coisa única na Igreja - de um Instituto que permitisse a aceitação de pacientes com hanseníase. Inspirado na espiritualidade de Don Beltrami, desenvolveu um carisma salesiano vitorioso e fundou a Congregação das "Filhas dos Santos Corações de Jesus e Maria", que hoje conta com 600 religiosos.

Para essa fundação, ele teve muito a sofrer com a incompreensão do povo e alguns superiores, que pensaram bem em removê-lo de Agua de Dios várias vezes. Como Dom Bosco, foi exemplar em obediência. Na frente da calúnia, ele não disse uma palavra. Ele era credível porque era obediente. Don Rua, de Turim, encorajou-o.

Ele morreu longe de seus entes queridos doentes, como a obediência queria. Agora ele descansa em Agua de Dios, na capela de suas filhas. Se tornou venerável em 2 de abril de 1993 e foi beatificado em 14 de abril de 2002 por João Paulo II.

Confira algumas imagens clicando aqui.

Confira o Acervo Salesiano no portal da RSB e conheça mais sobre as personalidades da Santidade Salesiana. Acesse rsb.org.br/acervo-salesiano/santidade-salesiana

Fonte: sdb.org

 

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber