02/04/2024

Começa a Jornada Formativa 2024 – GIROLHAR

De 02 a 05 de abril, em Aparecida (SP), o Centro de Eventos do Hotel Rainha do Brasil sedia a Jornada Formativa para as Coordenações Pedagógicas da Educação Infantil. Promovida pela Rede Salesiana Brasil (RSB), em parceria com a sua Editora Edebê, o evento tem como principal objetivo qualificar as Coordenações Pedagógicas das escolas salesianas para atuarem como agentes formadores dos educadores, mentoreando-os de forma sistemática para tornar mais efetivo o trabalho com a Coleção GIROLHAR. No decorrer dos dias da Jornada, serão abordados temas identificados como prioritários nas escutas às Coordenações Pedagógicas, os participantes terão a oportunidade de conhecer as atualizações da Coleção GIROLHAR e de ampliar os debates, as reflexões, as partilhas e as construções colaborativas.

“Como todos nós já sabemos, a formação é uma das prioridades assumidas pela Rede Salesiana Brasil. Iniciamos com a Jornada Formativa do Girolhar e vamos estar aqui nesses dias, em Aparecida, com os Coordenadores e as Coordenadoras Pedagógicas da Educação Infantil e queremos que esse momento seja o primeiro passo dado para conhecermos a nova Coleção Girolhar”, diz a Diretora Executiva da RSB, Ir. Silvia Aparecida da Silva.

“Que seja um momento muito bom e importante para que a gente possa aprender, crescer e unir as nossas forças como Rede Salesiana Brasil. Também a Editora Edebê se faz presente e colabora nessa nossa missão educativa e tão importante para o nosso país”, conclui o também Diretor Executivo da RSB e Diretor Geral da Editora Edebê, Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior.

Cada dia do evento será norteado por um tema geral que guiará as ações. Assim, o tema principal do dia de hoje foi: “Olhar e semear as infâncias de mãos dadas com os educadores e as lideranças que (des)aprendem-aprendem-(re)aprendem…”. O Evento foi aberto com uma fala de Acolhida dos Diretores Executivos da Rede Salesiana Brasil, Ir. Silvia e Pe. Sérgio, seguidos de um momento de oração comandado pela Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas, Ir. Lucia Jacinta Finassi.

Iniciando as atividades do dia, a fundadora da Pedagogia Subjetividade e Mestra em Formação de Formadores pela PUC/SP, Tais Romero, protagonizou duas palestras com os temas: “Concepção de infâncias nas abordagens participativas” e “O papel da Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil / O papel do educador da Infância na atualidade”. Trazendo essa perspectiva da importância do educador da Educação infantil, Tais comenta: “O educador da atualidade, o educador do século 21, ele é um provocador, um mediador, alguém que vai buscando caminhos para levar as crianças, os educandos a quererem aprender. Então, eu entendo que, mais do que o educador que ensina, é o educador que provoca”.

         

Confira alguns depoimentos de quem está participando do evento:

“Essa é uma proposta muito significativa para as nossas Coordenadoras por que é o momento de parar e refletir um pouco sobre a nossa proposta, sobre como nós estamos trabalhando nossa proposta, como nós estamos olhando para nossas Educadoras, formando as nossas Educadoras e nos formando também a partir daquilo que compreendemos enquanto proposta educativa.”

Évila Souza Borges, Coordenadora Estratégica da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora

 

“A participação no evento para a Educação Infantil da Jornada Formativa Girolhar tem como principal premissa desenvolver para quem está na ponta, para quem está fazendo a gestão na escola, enquanto Coordenação e Direção, um norte. Para poder solidificar a proposta, para poder auxiliar o desenvolvimento dessas crianças, visualizando a missão, resgatando o carisma e intercalando a pastoral com o pedagógico, porque a gente entende que precisa ter uma escola em pastoral. A gente não quer ter uma escola onde a pastoral seja um apêndice ou seja utilizada somente para evento religiosos e fortalecer toda essa proposta para que a gente possa ter consonância, para que a gente possa atender as diretrizes e ter mais respaldo da família no trabalho que é desenvolvido na ponta”.

Paulo Henrique Rogedo Moreira, Coordenador das Escolas Salesianas da Inspetoria São João Bosco

 

“Esses encontros sempre favorecem pra gente aprender, ressignificar, levar para as nossas escolas aquilo que a gente pode contribuir pra que a educação e a aprendizagem das crianças sejam muito mais eficientes, muito mais lúdicas, muito mais eficazes e, principalmente, que seja uma educação da valorização da criança nas suas infâncias”

Valeria Cristina de Oliveira Rodrigues, Coordenadora das Escolas Salesianas da Inspetoria Maria Auxiliadora

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

 

 

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber