11/10/2022

Começa o VIII ENAS

Com o tema “Novos desafios em tempos de esperança: ressignificando nossa missão! ”, começou, nesta terça-feira (18), o VIII Encontro Nacional da Rede Salesiana Brasil de Ação Social. Assim como no ano anterior, o evento acontece de forma totalmente on-line e, só no primeiro dia, já reuniu mais de 400 participantes para refletir e estudar os movimentos da ação social nas obras salesianas.

O evento vai até a quinta-feira (20) e é destinado aos Inspetores, Animadores, Diretores, Gestores, Ecônomos Inspetoriais, Diretor(a) salesiano(a) ou leigo (a), Coordenador(a) Pedagógico(a), Coordenador(a) de Projetos, Técnico(a), Educador(a), Membro da equipe administrativa e Coordenador(a) de Pastoral. Trazendo como objetivo mobilizar os membros da RSB-Social local, como mecanismo de articulação, integração e fortalecimento das Obras e Presenças Sociais salesianas para ser resposta aos desafios iminentes do contexto atual.

Neste primeiro dia, a oração inicial ficou por conta da Animadora Inspetorial, Ir. Dircione Gonçalves Amorim. Depois vieram, Ir. Nádia Caetano, Coordenadora da CNPJS e Pe. Daniel Oliveira, também Coordenador da CNPJS, que falaram um pouco da pastoral juvenil e da sua identidade e missão.

As palavras de abertura do encontro, ficaram por conta da Coordenadora Nacional da Ação Social, Carolina Neves, Ir. Silvia Aparecida da Silva, Diretora Executiva da RSB, Pe. Nivaldo Pessinatti, Diretor Executivo da RSB, Ir. Carmelita Conceição (BAM) e Pe. Jefferson Luís da Silva Santos, Inspetores Referentes da Ação Social.

Logo após a abertura do evento, foi a vez da Coordenadora Executiva da RSB, Maria Dantas, da Diretora Executiva da RSB, Ir. Silvia Aaparecida e do Diretor Executivo da RSB, Pe. Nivaldo Pessinatti, apresentassem um pouco sobre o novo planejamento estratégico da Rede Salesiana Brasil, um importante instrumento de orientação e decisão organizacional.

A primeira exposição do dia foi encabeçada pela Ir. Celene Couto e Pe. Leandro Brum, que realizaram uma leitura de cenário, de como estamos enquanto sociedade e caminho para uma fala de esperança diante do contexto de todos os nossos educadores, evidenciando ações solidárias, preocupação com o planeta, sensibilidade, Pacto Educativo Global, documentos da Igreja, oratório, realidade da infância e juventude no pós-pandemia. Ao final do evento, foi aberto a oportunidade de exposição das ressonâncias e comentários sobre o primeiro dia do encontro, sendo o momento organizado pela equipe do Centro Salesiano de Formação.

 

 

 

 

 

Fonte: RSB-Comunicação

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber